Bilhetagem eletrônica na RMC traz benefícios diretos aos passageiros
Publicado em: 24 de dezembro de 2016
Bilhetagem ainda ajuda em questões de segurança pública
RENATO LOBO
O sistema de bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba vem apresentando bons resultados, mesmo em uma cenário de crise, com aumento do custo de insumos e queda no número de passageiros.
A funcionalidade é responsável pela agilidade no embarque e ajuda até em questões de seguranças.
“Entre as maiores diferenças que podem ser observadas pelos usuários são a diminuição das filas para embarque e a redução do número de assaltos dentro das estações tubo mediante a diminuição do dinheiro embarcado”, explica Devanir Magrini, diretor comercial da Transdata Smart.
A associação Metrocard destaca o uso da biometria facial, que inibe o uso indevido de gratuidades nas tarifas do transporte público que utiliza o sistema de bilhetagem eletrônica.
Em um período de pouco mais de um ano de implantação – de agosto de 2015 a dezembro de 2016 –, já foram bloqueados pela Metrocard 919 cartões com suspeita de fraude, armazenadas mais de 4,5 milhões de fotos e conferidas 10 mil fotos diariamente.
“A bilhetagem eletrônica da Transdata é uma grande aliada para minimizar as dificuldades enfrentadas pelo setor no que tange ao aumento das gratuidades e a evasão de passageiros que viemos enfrentando”, comenta Lessandro Zem, presidente da Metrocard.
Renato Lobo, Técnico em transportes sobre pneus e trânsito urbano
Se aliado a isso as pessoas se concientizassem a bloquear a placa mãe de aparelhos celulares, em caso de roubo, isso ajudaria diminuir os assaltos no transporte coletivo.
Renato Lobo, solicito correção na matéria visto que a Transdata não fornece a Bilhetagem Eletrônica de Curitiba, e sim a Dataprom.
Obrigado
Olá, boa tarde. O enato está em férias, mas alterei. A Transdata é responsável pelo sistema usado pelos ônibus da RMC – Região Metropolitana de Curitiba
Muito obrigado