Ônibus da Volvo opera em 55% do tempo no modo elétrico

Ônibus elétrico da Volvo em operação em Curitiba

Ônibus é recarregado em ponto final

RENATO LOBO

Em testes desde agosto, a Volvo apresentou recentemente os primeiros resultados operacionais do HibriPlug, um ônibus elétrico que é recarregado em um dos pontos finais na cidade de Curitiba.

Os primeiros resultados demonstram que o veículo está operando 55% do tempo no modo 100% elétrico, consome 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel e 30% menos que híbrido convencional.

Segundo engenheiros da empresa, se a tecnologia contemplasse duas ou mais estações de recargas, a propulsão elétrica seria maior. Atualmente, o veículo é recarregado apenas em uma estação.

Mesmo assim, este cenário possibilita redução de 55% em CO2, 540% menos NOX e 1.500% menos material particulado (fumaça preta) que o modelo a diesel com tecnologia Euro 3, que circula na mesma linha.  Além dos dois veículos, um híbrido articulado opera na linha 285 – Juvevê – Água Verde.

Interior do ônibus elétrico | Foto: Renato Lobo

Interior do ônibus elétrico | Foto: Renato Lobo

De acordo com a empresa, a capital do Parana serve como laboratório para a America do Sul. “Os resultados dos testes nos oferecem informações importantes para o desenvolvimento de um projeto sólido de eletromobilidade no continente”, explica André Trombini, gerente de estratégia e novos negócios da Volvo Bus Latin America.

Os testes devem durar até janeiro de 2017. A Volvo ainda confirmou que possui plena capacidade para fabricar veículos deste tipo em larga escala.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Parabens VOLVO.

    E obvio, porque este projeto esta sendo testado em Curitiba.

    Mas tambem e obvio a INERCIA de Sampa em nao colaborar com este projeto bem como em nao montar uma estacao experimental de recarga na maipr metropole do pais em quase tudo, buzao e economia.

    Exceto em INOVACAO e MODERN7DADE.

    Arrrrrghhhhhhhh!

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo, enquanto SP tiver monopólio da Caio esquece, ela só que diesel no pulmão do povo.

  2. Daniel Duarte disse:

    Costumo usar um híbrido na linha Interbairros l, os arranques são bem mais rápidos e silenciosos, isso é bom para o passageiro e pra quem mora próximo às paradas e esquinas, pois os arranques dos ônibus comuns não são nada agradáveis.

  3. Marco Aurélio disse:

    A solução para São Paulo é simples: Basta aplicar esta tecnologia aos troleibus mas permanecendo conectados à rede. Na falta de energia em certos trechos ou, em grandes desvios por conta do trânsito, o modo híbrido seria utilizado. Isto já acontece em países da Europa e no caso da Metra, já há estudos parecido em veículos do corredor ABC.

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