Versão final de aplicativo que avalia transportes já está no ar

Iniciativa é do Idec. É possível também comparar as viagens realizadas entre os diferentes modais

ADAMO BAZANI

Agora o paulistano já pode avaliar os serviços de transportes, dando notas, e comparar as viagens realizadas em ônibus municipais, ônibus intermunicipais da EMTU, Corredor Metropolitano ABD, Metrô, CPTM e ciclovias. Também será possível dar notas para as estações de compartilhamento de bicicletas, estações de trem e Metrô, terminais e corredores de ônibus.

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lançou versão final do aplicativo MoveCidade, disponível no Google Play para Android.

As notas podem ser dadas para quesitos como tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura dos sistemas.

RANKING DE LINHAS:

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Com base na avaliação dos passageiros, será possível ver as notas finais de cada meio de transporte e das linhas.

“Haverá, por exemplo, um ranking das melhores e piores linhas de ônibus em que será possível comparar duas delas à sua escolha, assim como nos outros modais” – disse em nota, pesquisador do Idec, Rafael Calabria.

Segundo Calabria, a qualidade na prestação de serviços é dever previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

QUEDA DE RECLAMAÇÃO NEM SEMPRE SIGNIFICA ALTA DE QUALIDADE:

O profissional também lembrou que apesar da baixa qualidade em geral dos serviços, pouca gente vai atrás dos direitos. De acordo com o Idec, apenas 25% dos passageiros reclamam dos maus serviços. Este é um dos motivos das gerenciadoras se gabarem das quedas de índices de reclamações e os passageiros continuarem insatisfeitos.

O levantamento foi realizado em março deste ano pelo Idec em parceria com o Instituto Data Popular e ainda revela que 89% dos clientes de transportes já tiveram problemas.

O Instituto também informou que todas as reclamações e dados obtidos por meio do aplicativo serão levados para as empresas que prestam serviços e também aos gestores públicos, com ampla divulgação.

Ainda no final deste mês, devem ser incluídos no aplicativo os sistemas de transportes da cidade do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até 2017, outras capitais serão acrescentadas, o que vai permitir comparações entre os diferentes sistemas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    O passageiro diario do buzao sabe de cor e salteado os problemas dos buzoes.

    Nao precisa enviar os dados para as empresas e nem para a fiscalizadora pois elas tambem ja sabem de cor e salreado.

    Idec, nao tenha o trabalho de enviar os dados.

    Publique-os na Intetnet, periodicamente.

    Assim o proprio registro mostrara se houve ou nao melhoras.

    Esse e o futuro, nao dara mais para o poder publico se omitir e a solucao / trabalho serao automaticos.

    Vai demorar um pouco mais a moleza vai acabar, ou trabalha ou trabalha.

    Proximo ao meu bairro numa avenida movimentada e que passa o buzao tem 3 buracos na pista da direita que estao vazando agua ou esgoto e com risco de acidentes, pois a cada dia eles ficam maiores.

    Independentemente da acao da prefeitura ou da subprefeotura, eu ja informei via SAC do site da PMSP sobre os 3 buracos ja ha alguns dias.

    Mas a forma de atuacao operacional da PMSP e arcaica e tem o Efeito Brasil arraigado e mesmo com a rapidez on line e com a acao gratuita do cpntribuinte, no caso eu, ainda nada foi feito, nem um cavalete seqier para alertar o piloto do buzao.

    Entao esta ai um exemplo que a gestao publica precisa mudar e ser agil na pratica e nao so num site da rede Internet.

    Idec voces ja fizeram a sua parte, publiquem na net e deixem que a PMSP/ SMT e a Fiscalizadora terao de se mexer e se modernizar.

    A INERCIA ACABARA DE QUALQUER JEITO, NAO HAVERA D3CLARACOES QUE JUSTIFICAM A INERCIA, OU FAZ OU FAZ.

    Sera automatico e sem interferencia do “PUDEEEEEEEER”.

    Chegou o dia da caca.

    Att,

    Paulo Gil

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