Teste com pagamento por cartão de crédito e débito nos ônibus metropolitanos de Curitiba tem início nesta terça-feira

Ônibus metropolitano segundo para Curitiba. Tecnologia é pioneira na região

Possibilidade é para quem possui bandeira Mastercard. Desenvolvimento para a região é em parceria com a Metrocard

ADAMO BAZANI

Começou nesta terça-feira,  1º de novembro de 2016, o teste de pagamento de passagem com cartão de crédito ou débito nos ônibus da região metropolitana de Curitiba.

Não é necessário digitar senha e nem passar o cartão. Basta aproximá-lo dos equipamentos específicos instalados nas catracas dos coletivos ou estações-tubo e terminais.

O cartão deve ter tecnologia de leitura por aproximação. Para saber se o cartão tem esta funcionalidade, basta verificar se na parte superior direita ou esquerda existem três “ondinhas” similares ao símbolo de wi-fi.

Quem não possui o cartão com essa tecnologia, pode fazer a solicitação no banco onde possui conta ou se informar com a Metrocard, associação das empresas de ônibus da região metropolitana de Curitiba, que é parceira da Mastercard no projeto-piloto.

Em São Paulo, em parceria com a empresa de bilhetagem Autopass, que administra o Cartão BOM, a Mastercad também testa a possibilidade de pagamento de tarifa por meio de cartão de crédito ou débito. Os equipamentos estão instalados em ônibus da empresa Metra que atendem o Corredor ABD, no trecho entre Diadema e Brooklin.

No Rio de Janeiro, a parceria envolve a Empresa 1 e os testes ocorrem em trens da SuperVia.

A expectativa da Mastercard é que até o final de 2017, todos os meios de transporte coletivo das principais capitais estejam com a possibilidade de pagamento de tarifa com cartão de crédito ou débito.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta