EXCLUSIVO: Todas as empresas do Consórcio União Santo André operam com ônibus acima da idade permitida

ônibus Santo André
Ônibus convencionais sem itens de acessibilidade ainda circulam em Santo André. Companhias terão de renovar frota. Foto: Adamo Bazani

SATrans também multou viações que colocaram nas ruas ônibus grandes sem cobradores e vai rever linha de micrões

ADAMO BAZANI

 Com a entrada da empresa de ônibus Suzantur por contrato emergencial de 180 dias nas 15 linhas da região da Vila Luzita que eram operadas pela Expresso Guarará, os transportes em Santo André, no ABC Paulista, ganharam destaque na mídia.

O início das operações foi marcado por reclamações dos passageiros, principalmente em relação ao porte de veículos considerado insuficiente com menos ônibus articulados e a quantidade total de ônibus. Os serviços começaram com 71 carros e hoje estão com 74. Até 8 de novembro, a empresa tem de disponibilizar 82 ônibus.

Mas enquanto os holofotes estavam sobre as operações na região da Vila Luzita, os passageiros das demais linhas da cidade, operadas pelas empresas que integram o Consórcio União Santo André, enfrentam problemas como lotação e ônibus que rodam com idade acima do permitido pelo contrato, que exige média de cinco anos e idades máximas de oito anos para convencionais, micros e micrões e 12 anos para articulados.

Além disso, nem toda a frota da cidade é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e outras limitações. A acessibilidade está presente em 73% da frota andreense.

Em resposta ao Diário do Transporte, a SATrans admite o problema, mas diz que notificou em julho as empresas de ônibus para regularizarem a situação, o que não aconteceu integralmente.

Companhias como Viação Vaz, EUSA – Empresa Urbana de Santo André, Viação Curuçá e a Expresso Guarará, esta que deixou as operações, já foram multadas por causa da frota vencida.

Em setembro, as companhias do Consórcio União Santo André atingiram a idade média de cinco anos e terão seis meses para se adaptarem.

A reportagem do Diário do Transporte também verificou ônibus de grande porte circulando sem cobradores. A SATrans informou que a prática não é permitida e que multou a Viação Guaianazes e EUSA – Empresa Urbana de Santo André.

Lotação também é outro problema enfrentado em diversas linhas do Consórcio.

A SATrans, também resposta ao Diário do Transporte, admitiu que as operações de algumas linhas precisam ser revistas, em especial da B 47 (Vila Luzilta/Vila Palmares), da Viação Vaz, cujo problema de lotação chamou atenção do poder público em vistoria nesta semama. A empresa só opera com ônibus mídis, popularmente chamados de micrões, com menor capacidade que os ônibus convencionais.

Suzantur colocou ônibus de 15 metros no sistema de Vila Luzita. Veículos são maiores que convencionais, mas têm capacidade inferior aos articulados

Suzantur colocou ônibus de 15 metros no sistema de Vila Luzita. Veículos são maiores que convencionais, mas têm capacidade inferior aos articulados

CONFIRA OS QUESTIONAMENTOS NA ÍNTEGRA:

– Qual é a quantidade de ônibus no Consórcio União Santo André?

306 veículos.

– Qual a idade média da frota? (geral pelo consórcio) e por empresa: 01 – Viação Guaianazes/ Curuçá; 02 – Viação Vaz; 03 – TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações; 04 – ETURSA –  Empresa de Transporte Rodoviário Urbano de Santo André; 05 EUSA – Empresa Urbana de Santo André

A regulação da frota ocorre pelo decreto 15.149/2004, que estipula que a idade média da frota deve ser de cinco anos e a máxima de oito anos para convencionais e micros, e 12 anos para articulados.  De acordo com o parágrafo único do art. 2º, é permitido o prazo de 180 dias para as empresas providenciar as substituições.

Atualmente as seis empresas do Consórcio União possuem parte da frota vencida. Em julho, foi enviado um oficio para as empresas pedindo as providências, com exceção da Parque da Nações, pois na época esta não tinha frota vencida.

Apenas a empresa Viação Vaz respondeu que este ano já fez sete aquisições e solicitou prazo para as adequações.

A empresa Parque das Nações foi comunicada na semana passada e ainda não respondeu.

Das empresas com parte da frota vencida, além do prazo de 180 dias, a Viação Curuçá não se pronunciou sobre as providências solicitadas em ofício pela SATRANS em julho.

Já foram multadas por frota vencida as empresas Viação Vaz, EUSA – Empresa Urbana de Santo André, Viação Curuçá, e a então empresa Expresso Guarará, que não opera mais.

A idade média é aferida pelo Consórcio. Conforme análise, em setembro, o Consórcio União atingiu a idade média de cinco anos e terá 180 dias para adequar.

– Entre essas empresas verificamos que existem veículos com mais de 10 anos de operação e sem dispositivos de acessibilidade. Acompanhamos, por exemplo, alguns veículos modelo Marcopolo Torino em linhas como I 04 e T 15, da ETURSA e Guaianazes, respectivamente, além de veículos modelo Marcopolo Sênior Midi, da Transportes Coletivos Parque das Nações. O que será feito pela SATrans em relação à estas empresas?  Estes veículos serão retirados de circulação?  Qual o percentual de veículos acessíveis?

É importante lembrar que acessibilidade não se trata apenas de rampa ou elevador para o cadeirante, também envolve banco para o idoso, obeso ou gestante. Portanto, temos 73% da frota totalmente acessível com rampa ou elevadores e os outros 27% tem parcialmente a acessibilidade. Porém, para os novos veículos inclusos na frota é exigida total acessibilidade.

– Analisamos também que algumas empresas de ônibus como a Parque das Nações e a Viação Vaz operam exclusivamente com os micrões (mídis). No entanto, principalmente em relação às linhas da Viação Vaz, conferimos pessoalmente ônibus extremamente lotados, com os micrões, sendo insuficientes. Não seria o caso de estas linhas, como I 03, B 47, B63, I 06 e B 51 contarem com ônibus convencionais em ao menos parte da frota?

Foram monitoradas estas linhas nesta semana e o que chamou a atenção da equipe foi a lotação da B 47. A empresa Viação Vaz foi comunicada para apresentar uma alternativa para melhor atender a população. A linha permanecerá em monitoramento.

– Verificamos também que empresas como Viação Guaianazes e EUSA -Empresa Urbana Santo André circulam em vários horários com ônibus convencionais (de grande porte) sem cobradores. A prefeitura permite esta prática?

As empresas Viação Guaianazes e EUSA – Empresa Urbana Santo André foram multadas. Ao todo, foram aplicadas sete advertências e onze multas por operação em ônibus convencional sem o cobrador.

Sobre a operadora emergencial, Suzantur, das 15 linhas do sistema Vila Luzita:

– Qual a idade média dos veículos?

2,9 anos.

– A concessionária emergencial começou a operar com 71 ônibus, sendo obrigada a aumentar a frota para 82 veículos. Desde o início das operações em 8 de outubro até agora, houve aumento da frota da Suzantur? Houve acréscimo de ônibus articulados?

A frota está com 74 ônibus, sendo três deles de 15 metros.

Sobre o sistema de Santo André:

– Qual é a demanda diária média e mensal que os ônibus transportam em todo sistema?

Aproximadamente cinco milhões por mês e 200 mil por dia.

– Qual a demanda atendida pelo Consórcio União Santo André e pela Suzantur?

Em média 155 mil pelo Consórcio e 43 mil pela Suzantur.

– Quantas linhas possui o sistema?

48 linhas.

– Qual é a quantidade de pessoas que utilizam o Bilhete Único?

Em média são feitas por mês 2,8 milhões de viagens.

 – Quantos estudantes usam gratuitamente o sistema e quais são os critérios para a concessão de gratuidade?

A média é de 340 mil viagens por mês. Cabe lembrar que a gratuidade de estudante não é subsidiada pela prefeitura.

– Qual é a média de velocidade dos ônibus em Santo André?

Em 2013, foram instaladas faixas exclusivas para ônibus em alguns pontos da cidade, que diminuíram o tempo de percurso. No trecho entre Rua Coronel Seabra até Rua dos Tamoios no sentido centro, houve um ganho de médio de tempo de 68%. Antes da implantação, o tempo de percurso era de 9,2 minutos. Após, houve uma redução para cerca de 3 minutos.

Já no trecho da Av. Coronel Alfredo Fláquer, Siqueira Campos e General Glicério, houve um ganho de 61%. Antes da implantação, a média era de 19,6 minutos e depois, 7,8 minutos.

No trecho entre as Ruas Queiroz dos Santos, Luís Pinto Fláquer e Coronel Fernando Prestes, houve uma redução de 47% com tempo médio anterior à implantação de 19 minutos e após, média de 10 minutos.

No corredor da Av. Dom Pedro I, no pico da manhã, houve uma redução de 9,1 minutos para 4,8 minutos.

– Quantas faixas exclusivas ou mistas (com táxis) para ônibus existem na cidade? (total unitário e quilometragem)

Corredor misto exclusivo:

Capitão Mário de Toledo Camargo (Sentido Bairro) – 3.600 metros/ (Sentido Centro) – 3.250 metros.

Faixas mistas exclusivas:

Dom Pedro – 1.200 metros

Coronel Seabra – 355 metros

Área Central – 5.955 metros

 

 SANTO ANDRÉ POR EMPRESAS:

Os transportes na cidade de Santo André são operados por sete empresas de ônibus. Seis delas integram o Consórcio União Santo André, que foi homologado em 7 de maio de 2008, após licitação do sistema. O contrato foi de 15 anos prorrogáveis por mais 15.

Já as 15 linhas da região da Vila Luzita, com serviços troncais até o centro da cidade, que até o início do mês eram de responsabilidade da Expresso Guarará, são operadas emergencialmente pela empresa Suzantur, de Mauá.

 O Consórcio União Santo André é formado pelas seguintes empresas:

Base Operacional 01 – Viação Guainazes / Viação Curuçá (proprietário Ronan Maria Pinto).

Base Operacional 02 – Viação Vaz (proprietário Ozias Vaz)

Base Operacional 03 – TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações (proprietário Carlos Sófio)

Base Operacional 04 – ETURSA – Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André (proprietário Ronan Maria Pinto).

Base Operacional 05 – EUSA – Empresa Urbana de Santo André (proprietário Baltazar José de Sousa)

 Linhas Troncais e Alimentadoras do Sistema de Vila Luzita:

Suzantur (proprietário Claudinei Brogliato) – operação emergencial até licitação.

Até 07 de outubro de 2016, era Expresso Guarará, da família Passarelli.

O Diário do Transporte não conseguiu localizar representante da AESA – Associação das Empresas de Transporte de Santo André para comentar as irregularidades apontadas pela gerenciadora.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

 

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Será que um dia alguma Prefeitura irá aprender que gestão de buzão, não é só aplicar multas passivamente.

    GESTÃO DO BUZÃO É:

    “FAZER CUMPRIR O CONTRATO DO BUZÃO ATIVAMENTE”

    Lembrando que pagar as multas, dá mais lucro do que cumprir o contrato.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Gilberto Vieira disse:

    Adamo gostaria de fazer uma observação :O desemprego em Santo André só aumentou com a retirada dos cobradores, o município já sofria com o êxodo das metalúrgicas, isso só piorou a situação, corte de gastos na folha com a intenção de economizar, qdo esses empresários só tem lucros e a política do mais com menos só quem sofre é o usuário, não seria abordar essa pauta?

    1. Interessante. Vamos estudar a abordagem

  3. blogpontodeonibus disse:

    Nosso motorista?

    Nem ônibus temos.

    Não sei se percebeu, mas somos um site de notícias e não uma empresa de ônibus.

    Tente procurar a prefeitura:
    156 ou 0800-0191944 – PABX: 4433-0111 – Horário: 08h as 17h.

  4. blogpontodeonibus disse:

    Nosso motorista?

    Nem ônibus temos.

    Não sei se percebeu, mas somos um site de notícias e não uma empresa de ônibus.

    Favor procurar a prefeitura:
    156 ou 0800-0191944 – PABX: 4433-0111 – Horário: 08h as 17h.

  5. Rodolfo disse:

    As linhas 432 e 151 são as que oferecem o pior serviço. Os motoristas, coitados, sofrem cine o Péssimo estado dos ônibus. Na subida da Cesário Bastos o ônibus já não aguenta. Na curva da Adolfo Bastos com a Avenida Atlântica outro dia o 432 quebrou o eixo. Os ônibus estão em péssimas condições. Até quando?

  6. Arlana Paes disse:

    Misericórdia esse ônibus tão cada vez pior meu Deus precisando ir trabalhar cheguei no ponto 11:30 o T26 nada de passa uma hora e meia onde vamos chega agora aumentar as passagens aumentar né isso e errado

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading