Um dos criadores dos BRTs de Curitiba defende ônibus elétrico no Rio

Solução defendida poderia ser implantada sobre corredores de ônibus

RENATO LOBO

Arquiteto e urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes, governador por duas vezes, e responsável pela implantação de corredores exclusivos de ônibus na capital paranaense, Jaime Lerner defende que o Rio de Janeiro invista em Veículos Leves Sobre Pneus – VLP.

Lerner contou um pouco do projeto esta semana durante uma apresentação dos primeiros resultados da fase de diagnóstico do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI-RMRJ).

O ex-prefeito diz que o modelo poderia ser elétrico, e incorporado a rede de BRTs.

Hoje estamos trabalhando numa solução de transporte que vai ser fabricado aqui no Brasil, o Veículo Leve sobre Pneus elétrico (VLP). Talvez, a coisa comece em Curitiba. Posso dizer que a qualidade é melhor do que a do metrô, ou tão boa. É agradável, amigo do pedestre. Não tem aquelas separações tão rígidas. Isto pode ser implantado no Rio. Nos lugares onde já tem BRT, então, será super rápido e tem um custo mais baixo que o do metrô e o do VLT“, afirma o arquiteto.

Lerner disse ainda que a solução para a mobilidade pode ser aproximar moradia e postos de trabalhos. “O Rio pode ser um exemplo de cidade sem periferia. Não dá para ficar falando em mobilidade só pensando no veículo, no automóvel, em coisas isoladas. A melhor solução de mobilidade é a vida e o trabalho, lazer, tudo junto. Isto é possível”, pontuou.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

 

Comentários

Comentários

  1. Daniel Duarte disse:

    Alguém sabe me dizer a velocidade alcançada e a velocidade comercial desses VLPs.

  2. King25 disse:

    Curitiba precisa requalificar urgentemente o sistema e abrir a caixa preta. Tem muitos ônibus velho quebrando pelo trânsito, fora os tubos e bilhetagem obsoletos.
    O projeto da Volvo está bem relacionado ao sistema de eletromobilidade da cidade, é esperar pra ver o que acontece.

  3. Daniel Duarte disse:

    King25, acrescento também a reformulação dos corredores, mudando o pavimento de asfalto para concreto, pois tem trechos que parecem rodovias federais de tanto buraco e também desalinhar as estações que ainda não foram para colocar as linhas diretas, com ultrapassagens.

  4. jair disse:

    Pena que o Sr. Lerner, no momento, não esteja em cargo com poder de decisão

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading