Empresa chilena compra 37 ônibus de dois andares brasileiros da Marcopolo

Ônibus possuem quatro configurações internas diferentes

Veículos devem servir rotas de longa distância no país

ADAMO BAZANI

Com a forte retração no mercado interno, as exportações têm ajudado as fabricantes de carrocerias e chassis de ônibus a passar mais tranquilamente pela crise.

Quando o volume de compra é grande por uma única empresa e é conquistada uma ampliação de atuação em determinados países, as exportações acabam ganhando mais importância ainda, já que não servem apenas como saída momentânea à crise, mas também abrem novas possibilidades de longo prazo.

Um dos casos recentes é a venda anunciada nesta terça-feira, 18 de agosto de 2016, de 37 ônibus rodoviários Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) que a Marcopolo realizou para o Grupo Turbus, operadora de transporte rodoviário de passageiros no Chile.

O lote total deve ser entregue até o final do ano.

O gerente de exportação da Marcopolo, Ricardo Portolan, diz em nota, que a venda para o Chile é importante porque houve retração nos últimos anos, mas agora as empresas voltaram a renovar a frota.

“O Chile sempre foi um mercado forte para a exportação. Apesar de ter apresentado queda nos últimos anos, agora, as empresas de transporte chilenas estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços com ônibus de dois andares. O Grupo Turbus está adquirindo veículos de última geração. Serão 31 unidades para a Turbus e seis para a Bio Bio, outra operadora do grupo”, – disse o executivo.

Os ônibus são de chassis Scania K400 6X2, também feitos no Brasil.

Ainda na nota, a Marcopolo destaca as configurações dos veículos exportados que serão usados em linhas rodoviárias de longa distância.

“São quatro diferentes configurações internas: com capacidade para 32 passageiros, sendo 20 poltronas leito-cama com descansa-pés/pernas no piso superior e 12 poltronas leito no piso inferior; com 48 poltronas no piso superior e 16 no inferior, todas semileito; 48 semileito no piso superior e 12 do tipo leito no inferior, e 20 poltronas leito-cama com descansa-pés/pernas no piso superior e seis no piso inferior. Todas as unidades possuem ainda monitores rebatíveis de 15 polegadas, sistema audiovisual com rádio e DVD e plugs para fone de ouvido no porta-pacotes. O Paradiso 1800 conta parede de separação com porta deslizante, banheiro, sistema multiplex, itinerário eletrônico, cinto de segurança retrátil, porta-copos e porta-revista, sistema de ar-condicionado, calefação, suspensão pneumática, computador de bordo, tomadas de energia para produtos eletrônicos de 110 V e geladeira.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. vagligeirinho disse:

    Fui dar uma olhada no site da Turbus, e vi que eles já são clientes antigos da Marcopolo. Na linha do tempo deles consta dois ônibus brasileiros da Marcopolo (parece). Um terceiro é da antiga Nielson

  2. GOSTEI DE VER O MEU PAÍS CHILE, AO FAZER ESSA COMPRA DESTES DOUBLE DECKER AQUI NO BRASIL, A “TUR BUS”, É UMA EMPRESA QUE SEMPRE ESTEVE RENOVANDO A SUA FROTA, PELO MEU ENTENDIMENTO DESDE QUANDO EU MORAVA NO CHILE, SEMPRE OBSERVEI QUE ESTA EMPRESA ERA, FOI E É SUPER ZELOSA PELOS SEUS ÔNIBUS NO QUE CONCERNE AOS SEUS CUIDADOS EM TODO O SENTIDO DA PALAVRA… FIQUEI FELIZ PELA COMPRA QUE FIZERAM…. “PARABÉNS”… OBS; PROCURAR PELO MEU NOME COMPLETO NO FACEBOOK, ALI ENCONTRARAM UMA VARIEDADE DESTES ÔNIBUS COM NOVOS PROJETOS DE DOUBLE DECKER, DESTA VEZ ARTICULADOS DE 25 METROS DE COMPRIMENTOS TODO DA MINHA AUTORIA. ….. MARCOS EDUARDO RIQUELME ROBLES…

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