Sambaíba e Santa Brígida estão entre as que mais recebem reclamações por atrasos em São Paulo

Publicado em: 7 de outubro de 2016

Ônibus da Sambaíba, empresa com maior número de reclamações por atrasos, segundo dados da SPTrans.

Em seguida aparecem Vip, Via Sul e Transwolff. Números oficiais da SPTrans foram divulgados pela TV Globo

ADAMO BAZANI

O número de reclamações por causa dos atrasos nos horários programados dos ônibus em São Paulo cresceu 28,19% no primeiro semestre de 2016 em relação a semelhante período de 2015.

Os dados são da própria SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema, e foram divulgados ao jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação. Nesse primeiro semestre foram 1778 reclamações.

É na parte da manhã que ocorre a maior parte dos descumprimentos de horários. Ainda de acordo com o levantamento, entre 5h e 8h são registradas mais de 30% das reclamações, sendo que entre 5h e 6h – 10,04%, 6h e 7h – 10,6% e 7h e 8h – 10,02%.

A linha com maior número de reclamações é a  848L10 – Recanto dos Humildes – Pirituba, prestada pela Spencer Transportes. No primeiro semestre deste ano foram 19 queixas, aumento de 280% em relação às 5 registradas no ano passado.

Ainda de acordo com este ranking, as empresas com maior número de reclamações por atrasos são:

– Sambaíba: 189

– Santa Brígida: 182

– Vip: 162

– Via Sul: 136

– Traswolff: 128

O SPUrbanuss, sindicato que representa a Sambaíba, Santa Brígida, Vip, Via Sul e as demais empresas do sistema estrutural, informou à  TV que o número não pode ser considerado excessivo, já que no ano passado foram transportados no geral 1,5 bilhão de passageiros (registros de passagens).

Já a Transwolff, que surgiu da cooperativa Cooper Pam, e é do sistema local, diz que preza pela qualidade e que foi reconhecida como uma das melhores empresas da capital. A companhia atribuiu o resultado a uma falha no sistema da SPTrans e afirmou que cumpre os horários.

A SPTrans, por sua vez, informou que implantou um conceito Gestão Operacional pela Qualidade – GOpQ) que adota medidas preventivas e corretivas de problemas e que disponibiliza uma um total de 690 técnicos na área de fiscalização para melhor cumprimento dos serviços

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. O problema das reclamações nos transportes públicos é a falta de cumprimento dos horários das partidas, programadas pela SPTRANS. Esse descumprimento é em muitas vezes por conta das distâncias dos pontos iniciais e finais, linhas longas passando por vários congestionamentos em seu percurso. Eu fiz várias sugestões para a SPTRANS em reduzir as linhas longas em linhas circulares e os pontos no centro da cidade sejam implantados linhas circulares para apenas passagem sem preenchimento de relatórios e confirmação de horários. Sendo o controle de relatório preenchido no ponto final nos bairros. Linhas Circulares curtas não precisam de cobradores como nas linhas longas. Esse exemplo está sendo implantado nas Linha 1026/10 Vila Iara / Conexão Petronio Portela e Linha 1034/10 Vila Iara / Conexão Vila Iório. Linhas de 15 minutos cada meia viagem. Já sugeri de transformar em Linhas Circulares com apenas um ponto de relatório.

  2. São Paulo melhor disse:

    Acho que teria que ser assim, o motorista que tivesse 2 ou 3 reclamações de usuários daria demissão por justa causa. Preserva-se quem trabalha direito e é demitido por justa causa o malandro. Porque das duas é uma, ou empresa contratou um incompetente que não sabe trabalhar ou um vagabundo desonesto que se abriga no covil dos sindicatos. Demite logo o verme para a população não sofrer!

    Outra coisa, ouvi dizer que a SPTrans é um cabide de emprego e não presta para nada, o Doria deveria fazer uma faxina na empresa, deveria demitir os vagabundos da SPTrans e aí sim ela poderia cobrar energicamente as empresas de ônibus.

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