Trans-Bus já opera linhas de ônibus intermunicipais que eram da São José de Transportes

Ônibus da Trans-Bus, em Santo André, em linhas que eram da Viação São José - Foto: Adamo Bazani

Manhã de sábado foi relativamente tranquila, mas passageiros reclamaram do tempo de espera nos pontos

ADAMO BAZANI

A Trans-Bus Transportes Coletivos Ltda começou a operar neste sábado em caráter emergencial três linhas intermunicipais que foram deixadas pela Viação São José de Transportes, do grupo da Expresso Guarará, entre Santo André e São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

A Expresso Guarará, responsável por 15 linhas municipais em Santo André deve deixar as operações no próximo sábado, dia 8 de agosto.

O grupo tem enfrentado problemas financeiros e chegou entre o final do ano passado e início deste ano a ser gerenciado por Claudinei Brigliato, diretor da empresa de ônibus Suzantur, de Mauá.

A empresa é uma das cotadas para substituir as linhas municipais da Guarará, em Santo André.

Os problemas se agravaram após a morte do fundador da Guarará, Sebastião Passarelli, em 2014.

O início das operações da Trans-Bus nas linhas 043; 043BI1 – Represa; e 194 – Cata Preta foi relativamente tranquilo.

O Diário do Transporte acompanhou por duas horas na manhã deste sábado, a frequência dos veículos que passavam com média de intervalo de 25 minutos na região central de Santo André, na faixa entre 8h00 e 10h00.

Passageiros que estavam nos pontos não sabiam da mudança da empresa. Alguns reclamaram da demora para os ônibus passarem, mas não sentiram diferença em relação à São José.

“Estou há 40 minutos no ponto. Preciso ir para São Caetano para fazer um exame. Nem sabia que mudou de empresa, mas tá a mesma coisa, demorado” – disse a dona de casa Meire Camila de Souza, que estava na Avenida Coronel Alfredo Fláquer, Perimetral de Santo André.

Nesta sexta-feira, a EMTU informou que os ônibus da Trans-Bus deveriam cumprir a mesma tabela de horários que era da São José.

“Percebi só que os ônibus parecem mais novos e que tem um adesivo verde e amarelo (cores da Trans-Bus) na frente” – disse o aposentado Romualdo Santos, que tinha acabado de desembarcar também na Perimetral, em Santo André.

A maior parte dos ônibus da Trans-Bus vistos pela reportagem era ano 2008/2009, usados no sistema de linhas metropolitanas da empresa entre São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

A Viação São José tinha alguns veículos comprados zero quilômetro em 2013, mas também rodava com ônibus fabricados antes de 1996.

Todos os veículos da Trans-Bus vistos pela reportagem tinham equipamentos de acessibilidade, como elevador para cadeira de rodas.

Trans-Bus Guarará

Passageiros em ponto da Perimetral, em Santo André – Foto: Adamo Bazani

Nesta segunda-feira, 3 de outubro de 2016, a Prefeitura de Santo André deve receber propostas das interessadas em operar as linhas municipais.

A SATrans – Santo André Transportes, gerenciadora do sistema local, informou que foram convidadas 26 empresas da região, mas não quis informar o nome das viações para não atrapalhar o processo de seleção.

O ABC conta com as seguintes empresas de ônibus

Talismã, de Rio Grande da Serra (família Pereira)

Rigras – Rio Grande da Serra Transporte Coletivo, de Ribeirão Pires (Nivaldo Aparecido Gomes)

Viação Ribeirão Pires Ltda, de Ribeirão Pires (Baltazar José de Sousa)

Suzantur, Mauá (Claudinei Brogliato)

EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, Mauá (Baltazar José de Sousa)

Tucuruvi Transportes e Turismo Ltda, de São Caetano do Sul (família Eustáquio)

VIPE – Viação Padre Eustáquio Ltda,  de São Caetano do Sul  (família Eustáquio)

Viação Santa Paula Ltda, de São Caetano do Sul (família Eustáquio)

Viação Guaianazes, de Santo André (Ronan Maria Pinto)

Viação Curuçá, de Santo André (Ronan Maria Pinto)

Viação Vaz, de Santo André (Ozias Vaz, Gustavo Vaz)

TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, de Santo André (Carlos Sófio, Dennis Sófio)

ETURSA – Empresa de Transportes Urbanos Rodoviários de Santo André, de Santo André (Ronan Maria Pinto)

EUSA – Empresa Urbana Santo André, de Santo André (Baltazar José de Sousa)

Viação São Camilo, de Santo André (Baltazar José de Sousa)

Urbana Santo André Intermunicipal, de Santo André (Baltazar José de Sousa)

Publix, sede em São Paulo, mas opera no ABC (família Setti & Braga)

Auto Viação ABC Ltda, São Bernardo do Campo (família Setti & Braga)

Auto Viação Triângulo Ltda, São Bernardo do Campo (Baltazar José de Sousa)

VRG – Viação Riacho Grande, São Bernardo do Campo (Baltazar José de Sousa)

Viação Imigrantes, São Bernardo do Campo (Baltazar José de Sousa)

Trans-Bus Transportes Coletivos Ltda, São Bernardo do Campo (família Fogli)

Empresa Expresso São Bernardo do Campo Ltda, São Bernardo do Campo (família Locosseli)

SBCTrans, São Bernardo do Campo (família Setti & Braga)

Metra – Sistema Metropolitano de Transporte, São Bernardo do Campo (família Setti & Braga)

Benfica Transporte e Turismo Ltda, opera em Diadema (famílias Figueiredo, Correia e Callegaro)

MobiBrasil, Diadema (Niege Chaves, Manoel Marinho e Terra Participações)

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Emílio Santos disse:

    Bem, Senhoras e Senhores, Moças e Rapazes, Meninas e Meninos, o Sabadão foi de estréia da TransBus no ABC e tudo bem, é claro que a gente tem que entender que nos finais de semana e feriados, em razão da baixa quantidade de passageiros, a Linha opera sempre com frota reduzida de Ônibus e isso é absolutamente normal em qualquer empresa. Agora, fica a Expectativa nos dias úteis, em que nós esperamos que os ônibus cumpram rigorosamente os horários fixados na Lista que está no site da EMTU e que os nossos internautas podem conferir e é claro que ao mesmo tempo a gente fica contente porque toda frota é composta de carros novos com acessibilidade aos cadeirantes e que os “Dinossauros” não estão mais rodando e quebrando o tempo todo para o nosso desagrado, como ocorria com a Viação São José. É acompanharmos durante a semana o andar da carroagem, minha gente amiga e deixar os nossos Parabéns ao Ádamo Bazani, pela Cobertura Jornalística feita durante o Sabadão para nos deixar muito bem informados sobre a situação. Galera, Muita Calma nessa hora e uma Excelente Semana pra Todos Nós !

  2. Thamiris disse:

    Amei o site, parabéns pela cobertura sobre isso. Fiquei surpresa no sábado quando vi que não era mais o São José, como os moradores daqui de Camilópolis costumam chamar (ou São Caetano). Primeiro achei estranho por demorar 40 min e outra quando vi o logo da TransBus. Mas ainda estão desorganizados…segunda feira o mesmo motorista que eu peguei o ônibus logo cedo (8h) era o mesmo no final da tarde (18h) – não sei qual é a jornada de um motorista, mas será que não estava trabalhando um período a mais pra dar conta? E no mesmo dia a noite, minha mãe que utiliza o 043 Cata Preta as 23h esperou e o ônibus não veio! Passaram quatro 194 – ela parou o ônibus e lhe disseram que o 043 estava apenas atrasado, mas era meia noite e nada! Ontem (04/10) a mesma coisa! E os ônibus são pequenos pra demanda de passageiros, estão cheios tanto pela manhã ( 9hrs que é o horário que pego ele) e a tarde (18hrs). Fica aqui meu depoimento do que percebi nesses poucos dias de transição.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading