Prefeituráveis de Curitiba dizem que será inevitável aumento da tarifa de ônibus

Questão tarifária é desafio para próxima administração em Curitiba.

Candidato à reeleição, Gustavo Fruet e o principal adversário Rafael Greca, disseram que aumento de tarifa deve ocorrer logo no início da gestão, se eleitos

ADAMO BAZANI

Moradores de Curitiba devem se preparar para o início do próximo ano.

Os dois candidatos à prefeitura com mais intenções de voto, de acordo com as pesquisas de diversos institutos, como Ibope e Datafolha, já declararam que vão aumentar as tarifas de ônibus já no início do ano de 2017.

Candidato à reeleição, Gustavo Fruet, do PDT, que aparece em segundo lugar nas pesquisas, afirmou nesta quarta-feira, 28 de setembro 2016, que será impossível congelar a tarifa do passageiro.

A revisão tarifária para as empresas de ônibus sempre acontece no dia 26 de fevereiro.

Hoje a tarifa paga pelo passageiro de R$ 3,70 e a tarifa técnica, o real valor repassado às empresas, é de R$ 3,66.

“É inevitável sem recurso novo. Primeiro, tem contrato que estabelece a correção da inflação. Em segundo, cada vez mais está tendo impacto a folha de pagamentos. Hoje 51% do custo é folha, em especial motoristas e cobradores, e, nos últimos anos, eles têm tido correção não só pela inflação mas índices superiores. Em terceiro, há os passivos de demanda judicial.. Agora de qualquer maneira em fevereiro tem uma questão contratual. Sempre deixei claro isso. Vejo que os outros candidatos fogem. Até em forma de bravata, dizem que vão reduzir custo dizendo que vão retirar a taxa de administração da Urbs (Urbanização de Curitiba). É impossível (congelar a tarifa).”, disse Fruet.

Já o líder das pesquisas de opinião, o candidato Rafael Greca, do PMN, disse durante sabatina do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, que deve acabar com subsídios que a prefeitura de Curitiba injetaria no sistema de transportes coletivos. Esta medida, segundo ele, vai causar aumento da tarifa.

“O subsídio do transporte com dinheiro público municipal pode ser uma coisa que a gente tenha que jogar fora, porque a gente tem que apresentar um preço justo de tarifa. Tirar dinheiro da saúde para colocar na passagem para dizer que eu sou bonzinho e que a passagem de ônibus é a mais baratinha do país, é perigoso”, afirmou Greca.

A questão tarifária será um dos grandes desafios para a próxima gestão em Curitiba.

Não apenas em relação aumento para o passageiro, mas à metodologia de cálculo da tarifa técnica, a remuneração das empresas de ônibus que hoje alegam sofrer déficits por causa do que consideram erros na projeção da demanda feita pela URBS – Ubanização de Curitiba S.A.

Segundo as empresas, empresa a demanda projetada pela URBS é maior do que o número real de passageiros transportados, causando prejuízos.

Relembre em:

https://diariodotransporte.com.br/2016/08/15/empresas-de-onibus-de-curitiba-alegam-prejuizo-de-r-19-milhoes-desde-marco/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    O aumento da tarifa do buzao apos as elecoes nao sera so em Curitiba nao, SERA EM TODOS os municipio do Brasil.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading