Marcopolo desenvolve novo padrão de ônibus de dois andares para o México

Modelo traz diferenciais estéticos e funcionais- Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

 

Modelo é o MP 180 MX. Serão fornecidas 110 unidades com novos equipamentos e configurações. Veículo terá 15 metros de comprimento

ADAMO BAZANI

A fabricante brasileira de ônibus Marcopolo anunciou que, juntamente com a sua parceira, Polonex, conclui o desenvolvimento de um ônibus de dois andares rodoviário de alto padrão, que será inicialmente fornecido de forma exclusiva para o grupo IAMSA, um dos maiores operadores de ônibus do México.

Serão 110 unidades do novo veículo para empresas ETN e La Línea que serão utilizadas nas linhas da Cidade do México, Guadalajara, Queretaro e litoral.

O modelo MP 180 MX é o primeiro modelo Double Decker produzido pela Polomex com 15 metros de comprimento e chassi MAN. Externamente, o veículo tem o novo desenho (desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano), com conjunto ótico com LEDs nas luzes de direção e de posição – Daytime Running (Luz de posição diurna), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e reduzem a necessidade de troca/manutenção, segundo a Marcopolo.

O diretor-geral da Polomex, Paulo Andrade, disse que as principais novidades estão na parte interna do veículo.

“A grandes mudanças e inovações estão no interior do novo ônibus, que conta com novos equipamentos e soluções inéditas” – informou em nota.

Para-brisa é colocado e ergonomia do motorista foi revista, diz Marcopolo. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Para-brisa é colocado e ergonomia do motorista foi revista, diz Marcopolo. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Entre os destaques do modelo, segundo a empresa estão:

– Carroceria de dois andares sobre chassi 15 metros da MAN.

– Novo piso do salão inferior, 100% plano, com o túnel de passagem da cabine totalmente acessível com altura de 1,80 m

– Novos sistemas de ar-condicionado, mais silenciosos.

– Sistema inédito para saída de emergência com escada embutida na lateral do veículo.

– Porta-pacotes fechados, com portas (similares às de avião)

–  Janelas do piso inferior mais amplas e panorâmicas

–  Para-brisa colado

– Camarote para motorista auxiliar mais amplo

– Dois sanitários, um masculino e outro feminino, mais espaçosos e funcionais

– Nova escada de acesso para o piso superior (novo desenho), que torna a operação de entrada e saída mais confortável, rápida e ergonômica.

Novos porta-pacotes fechados, com portas, como os de avião. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Novos porta-pacotes fechados, com portas, como os de avião. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Poltronas com monitores individuais. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Poltronas com monitores individuais. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

O diretor-geral da Polomex, Paulo Andrade, fala ainda sobre as mudanças no lado externo.

“Mais as inovações não se restringem ao interior. Também desenvolvemos um novo sistema para retirada do conjunto roda/pneu estepe, com sistema a pistão, acionamento das portas dos bagageiros externos com sistema eletropneumático para abertura e ampliamos o bagageiro principal na parte traseira, com acesso mais fácil e ergonômico.”, salienta Paulo Andrade.

As 110 unidades serão produzidas na unidade da Marcopolo de Ana Rech (Caxias do Sul) e serão exportadas para a Polomex, que finalizará a montagem interna e fará a entrega ao cliente.

Dois sanitários, masculino e feminino. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Dois sanitários, masculino e feminino. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Novo sistema para retirada do conjunto roda/pneu estepe. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Novo sistema para retirada do conjunto roda/pneu estepe. Foto: Douglas de Souza Melo / Matéria: Adamo Bazani

Na nota, a Marcopolo diz que a encomenda inicialmente é para o México, sem previsão do modelo para o Brasil.

Acompanhe outros detalhes:

O novo Marcopolo MP 180 MX conta com poltronas semileito no piso superior e poltronas leito no piso inferior, mais ergonômicas e confortáveis, todas com cintos de segurança de três pontos retráteis. Os passageiros podem usufruir do sistema audiovisual em monitores individuais atrás das poltronas desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.

 

O painel de instrumentos, com satélites retráteis, incorpora todos os equipamentos, como o display da câmera de ré, as câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus). Conta, também, com saídas de ar reposicionadas e sistema de ventilação mais eficiente, porta-objetos atrás da poltrona, iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Olé ! Viva o México.

    Esse sim é um projeto de quem entende de buzão.

    É impressão minha ou ele é mais baixo ????

    Ou é a foto que dá essa impressão.

    O projeto é exclusivo para o México ou é da Marcopolo e se alguma empresa brasileira quiser pagar o preço do filet, pode comprar ??

    Até que enfim fizeram abertura eletropneumática.

    Gostei do que vi.

    Mas e o Volare 5, decolou ???????

    Att,

    Paulo Gil

    1. Zé Trios disse:

      Este modelo da Marcopolo é exclusivo para o México, Paulo. Este projeto foi criado para que a Marcopolo pudesse encarroçar chassis de marcas concorrentes da Mercedes-Benz, por conta da join-venture que ela tem com a Mercedes-Benz no México, onde ambas tem uma fábrica chamada Polomex.

  2. Zé Tros disse:

    Eles foram apresentados na Expo Foro, feira que acontece no México, há alguns meses atrás. Eles foram criados para poderem encarroçar chassis de outras fabricantes, por conta da join-venture com a Mercedes-Benz, chamada Polomex.

    Existe tbm o MP 105 MX e o MP 120 MX.

  3. Só complementando, segundo a Marcopolo, a versão da Expo Foro ainda carecia de algumas modificações na configuração que hoje foi anunciada pela empresa, como o ar-condicionado e instrumentos da área do motorista, resultando nesta apresentação de carroceria 15 metros sobre MAN

  4. José Maria Carlini disse:

    Este ônibus não é menos que um avião, porque, se ele não voa, o avião, em compensação, não dá marcha ré.

  5. Celio Almeida disse:

    Uma empresa Brasileira desenvolve um produto exclusivo para o México…. melhor que os produtos oferecidos no Brasil…. Fecha logo a unidade do Brasil e se mude para o México.

  6. Porque a Marcopolo Brasil não adota essas melhorias e repassa as ideias prós clientes??

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