Cidadão vai poder avaliar qualidade de transporte por meio de aplicativo do Idec

Ônibus em São Paulo poderão ser avaliados por instituto de consumidor

 

Versão em fase de desenvolvimento será lançada na próxima sexta-feira e vale para os sistemas de ônibus, trem metrô e bicicletas compartilhadas de São Paulo

ADAMO BAZANI

O paulistano vai poder avaliar a qualidade dos serviços de transportes na cidade por meio de um aplicativo de celular que vai ser lançado pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Pela ferramenta, o cidadão vai poder opinar e relatar eventuais problemas com os ônibus municipais, metropolitanos, trens da CPTM, do Metrô e as bicicletas compartilhadas.

O aplicativo chama MoveCidade e está disponível para Sistema Android.

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, será apresentada a versão beta, ou seja, ainda em desenvolvimento.  Após a implantação de melhorias, a versão definitiva deve ser disponibilizada em outubro, mas o instituto pede que os usuários já tenham o aplicativo para testar e sugerir aperfeiçoamentos.

Os usuários de transportes públicos e bicicletas poderão avaliar quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade.

Todas as informações serão levadas aos gestores e operadores de transportes, garante o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

“O Instituto irá reunir as avaliações desses usuários para encaminhar às empresas prestadoras dos serviços e autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.” – explica em nota.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital e deve gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes.

Após a versão oficial em outubro, o próximo passo é disponibilizar a ferramenta para os usuários dos meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em 2017, outras acidades serão acrescentadas e será possível fazer comparações entre os diferentes sistemas de transportes.

O passo a passo para ter acesso à versão beta (provisória) do aplicativo MoveCidade (Android) está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Nao adianta levantar dados e problemas, isso todo usuario sabe.

    O problema e que os gestores e operadores, nada fazem.

    Se fizessem nao tinhamos problemas, principalmente de limpeza.

    OBS.: Nao me refiro a eventual papel de bala, pois isso quase nem tem, mas a sujeira mesmo.

    Nao sei qual aplicarivo precisa ser desenvolvido para que os operadores e gestores facam a sua parte.

    Pasmem, mas em 2016 o buzao de Sampa ainda opera no 21/21.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Se resolverem quando reclamar, talvez adiante.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading