Cidadão vai poder avaliar qualidade de transporte por meio de aplicativo do Idec

Publicado em: 24 de setembro de 2016

Ônibus em São Paulo poderão ser avaliados por instituto de consumidor

 

Versão em fase de desenvolvimento será lançada na próxima sexta-feira e vale para os sistemas de ônibus, trem metrô e bicicletas compartilhadas de São Paulo

ADAMO BAZANI

O paulistano vai poder avaliar a qualidade dos serviços de transportes na cidade por meio de um aplicativo de celular que vai ser lançado pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Pela ferramenta, o cidadão vai poder opinar e relatar eventuais problemas com os ônibus municipais, metropolitanos, trens da CPTM, do Metrô e as bicicletas compartilhadas.

O aplicativo chama MoveCidade e está disponível para Sistema Android.

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, será apresentada a versão beta, ou seja, ainda em desenvolvimento.  Após a implantação de melhorias, a versão definitiva deve ser disponibilizada em outubro, mas o instituto pede que os usuários já tenham o aplicativo para testar e sugerir aperfeiçoamentos.

Os usuários de transportes públicos e bicicletas poderão avaliar quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade.

Todas as informações serão levadas aos gestores e operadores de transportes, garante o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

“O Instituto irá reunir as avaliações desses usuários para encaminhar às empresas prestadoras dos serviços e autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.” – explica em nota.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital e deve gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes.

Após a versão oficial em outubro, o próximo passo é disponibilizar a ferramenta para os usuários dos meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em 2017, outras acidades serão acrescentadas e será possível fazer comparações entre os diferentes sistemas de transportes.

O passo a passo para ter acesso à versão beta (provisória) do aplicativo MoveCidade (Android) está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Nao adianta levantar dados e problemas, isso todo usuario sabe.

    O problema e que os gestores e operadores, nada fazem.

    Se fizessem nao tinhamos problemas, principalmente de limpeza.

    OBS.: Nao me refiro a eventual papel de bala, pois isso quase nem tem, mas a sujeira mesmo.

    Nao sei qual aplicarivo precisa ser desenvolvido para que os operadores e gestores facam a sua parte.

    Pasmem, mas em 2016 o buzao de Sampa ainda opera no 21/21.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Se resolverem quando reclamar, talvez adiante.

Deixe uma resposta