Marcopolo vende fatia da empresa canadense New Flyer Industries

Publicado em: 22 de setembro de 2016

Empresa é uma das mais importantes da América do Norte

 

Processo rendeu R$ 446 milhões. Empresa Brasileira continua ainda sendo a maior acionista, mas fez caixa em momento de crise econômica brasileira

ADAMO BAZANI

A encarroçadora de ônibus Marcopolo anunciou nesta quinta-feira, 22 de setembro de 2016, que vendeu 4,5 milhões de ações de emissão da New Flyer Industries Inc.- NFI, o equivalente a 7,4% de participação no capital social da companhia canadense.

O processo foi liderado pelo CIBC Capital Markets e rendeu 181,8 milhões de dólares canadenses, em torno de R$ 446,36 milhões.

Mesmo com a venda, a Marcopolo continua sendo a maior acionista da New Flyer Industries Inc.- NFI,  mas agora com 10,8% ou 6.587.834 ações.

“Marcopolo e New Flyer confirmaram suas iniciativas de cooperação comercial em curso sob o Memorando de Entendimento de 2013, pelo qual as duas empresas seguirão explorando oportunidades de cooperação em termos de engenharia, compras e outras atividades operacionais, bem como avaliando a introdução de produtos e tecnologia da Marcopolo nos mercados do Canadá e dos Estados Unidos, e de produtos e tecnologia da New Flyer nos mercados globais” – disse a Marcopolo em nota.

A situação econômica brasileira que tem afetado diretamente o setor de veículos pesados também pode ter influenciando na decisão da companhia, que acabou fazendo um caixa importante com esta venda.

“Com essa operação, aliada à implementação das demais ações para a ampliação da atuação nos mercados de exportação, redução de despesas e custos indiretos, aumento da eficiência operacional através da adoção dos conceitos Lean e consolidação da Neobus após a recente aquisição do controle total da empresa, a Marcopolo fortalece ainda mais sua competitividade no mercado de ônibus brasileiro e mundial”, continua a Marcopolo em comunicado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta