Ônibus urbanos no Brasil perdem por dia 3,2 milhões de passageiros

Ônibus urbanos. Perda de passageiros preocupa.

De acordo com levantamento da NTU, um dos principais motivos é o incentivo ao transporte individual

ADAMO BAZANI

Os ônibus urbanos em todo Brasil perderam 3,2 milhões de registros de passagens por dia entre os anos de 2014 e 2015.

É o que aponta novo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 12 de agosto de 2016, da NTU –  Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que reúne em torno de 500 viações em todo o país.

Segundo os dados, a queda na demanda de passageiros entre 2014 e 2015 foi de 9%, um dos maiores da série histórica do levantamento realizado desde 1994.

Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês. No ano passado, este número caiu para 348 milhões.

Mesmo assim, o ônibus é responsável pela maior parte dos deslocamentos do país: 87% dos usuários de transporte público utilizam o ônibus como principal meio de locomoção.

Como as linhas metroferroviárias não avançam nas principais áreas urbanas do país, o dado da perda de passageiros de ônibus é preocupante e revela diversos aspectos, como o fato de mais pessoas deixarem de se deslocar porque perderam emprego devido à crise econômica e, principalmente, o fato de ainda o transporte público não receber prioridade devida nos investimentos, prejudicando a sua qualidade e fazendo com que mais pessoas optem pelo automóvel particular ou moto, ampliando assim os níveis de congestionamento e poluição nas cidades.

Para que o transporte público seja interessante, ele precisa ser confiável, rápido, ter valores de passagens acessíveis e conforto.

Isso só é possível com políticas públicas de financiamento e geração de recursos para barateamento de tarifas; ampliação da infraestrutura adequada para o transporte público, como aumento de linhas de trem e metrô e corredores de ônibus que oferecem eficiência e, também, um poder público que estimule o empresário de ônibus que quer investir, mas aja com rigor para aquele que não opera bem o transporte coletivo.

Políticas externas ao transporte coletivo também podem auxiliar a mudança deste quadro.

A NTU citou como exemplo a questão da política sobre o óleo diesel, que força o aumento das tarifas e faz com que os ônibus percam passageiros.

Entre 2000 e 2015, de acordo com a entidade, o preço do óleo diesel para o setor de transportes por ônibus aumentou 52,7%.

O levantamento foi feito em Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Digitação: Wilson Bazani

6 comentários em Ônibus urbanos no Brasil perdem por dia 3,2 milhões de passageiros

  1. Donizeti tavares da conceição // 12 de agosto de 2016 às 22:32 // Responder

    A tendencia e sempre cair o numero de passageiros transportados as empresas utilizam ônibus sem conforto motor dianteiro barulhento quente sem ar poltronas sem conforto sem cobrador muito tempo parado nos pontos para efetuar cobrança de passagens, não se utilizam cartões para cobrança eletrônica mais o item que mais conta e os ônibus ultrapassados sem conforto obrigando as pessoas a utilizarem os automóveis que e bem melhor que os ônibus.

  2. Amigos, boa noite.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL e já previ isso há tempos !

    O buzão é coisa do passado.

    O motivo real é que o cliente esta recusando o produto.

    Não adianta tapar o sol com a peneira.

    Será que não perceberam isso ??????

    Melhor repensar as carrocerias, o modelo de negócio e o “modus operandi”.

    É a lei da oferta e da procura.

    Mas o principal e muito legal, é que o consumidor está rejeitando o produto.

    Quer indicativo melhor do que esse ??

    Ou muda ou morre.

    Att,

    Paulo Gil

  3. O ruim é a quantidade de carros nas ruas està virando um caos principalmente em sp.

  4. Isso esta errado, pois 3 milhoes por dia, em 100 dias, seriam 300 milhoes…

    texto da entender isso, esta errado;

1 Trackback / Pingback

  1. Crise econômica tem levado mais brasileiros a usar o transporte público, diz CNI | BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: