Santo André recebe mais sete ônibus zero quilômetro

Ônibus novos possuem carregadores para celulares, monitores e são maiores que os usados atualmente pela Viação Vaz – Foto: Adamo Bazani

Veículos são da Viação Vaz. De acordo com prefeitura, desde 2013, 155 novos ônibus foram colocados no sistema municipal.

ADAMO BAZANI

A partir desta terça-feira, 3 de maio de 2016, mais sete ônibus zero quilômetro devem circular em Santo André, no ABC Paulista.

A entrega ocorreu nesta segunda-feira, 02, no Paço Municipal, e teve cobertura do Blog Ponto de Ônibus.

As unidades são do modelo Neobus Mega, chassi Mercedes-Benz OF-1721 – Euro 5, motorização que atende as atuais normas de restrição de emissões de poluentes.

Os ônibus foram comprados pela Viação Vaz, que opera o lote 02 do Consórcio União Santo André, e devem prestar serviços na linha I03 -Jardim Bom Pastor/Parque Capuava.

“Estes ônibus possuem alguns diferenciais em relação aos já operados pela empresa. Os veículos são maiores e os motores mais potentes. Além disso, estes ônibus têm carregadores para celulares, câmeras de monitoramento nas portas, que permitem o motorista ver o movimento de embarque e desembarque através de uma tela no painel, e as portas são elétricas. Um sistema impede que o passageiro seja prensado caso o motorista feche a porta na hora errada”- explica Ozias Vaz, proprietário da Viação Vaz.

Prefeito Carlos Grana e empresário de ônibus Ozias Vaz seguram chaves dos sete ônibus novos – Foto: Adamo Bazani

Os ônibus também possuem monitores para os passageiros e elevadores para cadeira de rodas, além de espaço para cão-guia e bancos especiais para idosos, gestantes e obesos.

“Santo André possui uma frota atual de 408 ônibus. Houve uma renovação importante da frota, com 155 ônibus novos colocados desde 2013. Esta renovação faz parte de um programa municipal de melhoria da mobilidade urbana, nós instituímos na cidade o Bilhete Único, o passe escolar gratuito e o GPS em toda a frota, graças a esta parceria com os empresários de ônibus da cidade” – disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana.

O sistema de transportes de Santo André é dividido em dois: o Consórcio União Santo André e a Expresso Guarará.

O Consórcio União Santo André é formado pelas empresas Viação Guaianazes/Curuçá, Viação Vaz, TCPN- Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA- Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André e EUSA- Empresa Urbana Santo André, que juntas prestam serviços em quase 80% das linhas municipais.

Já a Expresso Guarará opera no sistema de Vila Luzita, com linhas alimentadoras dos bairros da região até o terminal local e do terminal até a região central da cidade.

Veja Vídeo das entrevistas:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Santo André recebe mais sete ônibus zero quilômetro

  1. Legal eles (viação Vaz) renovarem sua frota com ônibus neobus …estava na hora de são Paulo começar a seguir esse exemplo e renovar tbm com neobus, pois ônibus neobus são considerados como ônibus modernos e de alta qualidade!!!
    Parabéns Adamo pela reportagem e tbm a Viação Vaz por esta renovação da frota ,pois concerteza está renovação com estes veículos trará mais qualidade aos serviços prestados pela empresa!!!

  2. Adamo, existem 02 empresas em SP que estão rodando com muitos ônibus anos 2006 e 2007 uma e a VIP, não e perseguição mas passou da hora desta empresa renovar sua frota, principalmente substituir os ônibus de piso baixo central, que alias ela tem centenas, você vai no terminal Parque D. Pedro II a quantidade deste ônibus e inacreditável, são de dificil acesso e quase impossivel de se locomover dentro deles principalmente idosos, obesos e deficientes fisicos, pois existe um alçapão no meio deste ônibus que depois de entra nele você não sai mais ou passa a catraca que são extremamente apertadas ou tem que descer no ponto final.

  3. SÉRGIO SANTO ANDRÉ // 3 de maio de 2016 às 13:45 // Responder

    Época de eleição é uma coisa mesmo….Mas vá lá, são carros novos. Agora ninguém comenta sobre a situação do Expresso Guarará que está em situação deplorável, com execessão dos Torinos novos e do Viale adquirido em urgência, o resto está um lixo. As estações do corredor “Mário Toledo de Camargo” não recebem mais manutenção, estão às escuras durante a noite, colocando em risco a vida dos usuários, sem contar os ônibus que rodam sem condição nenhuma de circular. A SATrans e o senhor Prefeito estão fazendo vista grossa a muito tempo para a empresa, até a hora em que acontecer uma tragédia.

1 Trackback / Pingback

  1. Consórcio União Santo André descumpre prazo e não apresenta plano de renovação de frota, diz secretário – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: