Volare Cinco é lançado oficialmente no mercado – Confira preços sugeridos

Volare Cinco

Transporte escolar é uma das indicações para o Volare Cinco Foto: João Luiz Oliveira.

Preço varia de acordo com a configuração. Proposta é unir vantagens das vans e dos micro-ônibus

ADAMO BAZANI

Modelo tem versões Turismo e Fretamento

Modelo tem versões Turismo e Fretamento

A Volare lançou oficialmente nesta quarta-feira, 27 de abril de 2016, o novo veículo da marca para transporte coletivo. Trata-se do Volare Cinco, que segundo a fabricante, propõe unir as vantagens do micro-ônibus e das vans para transportadores e passageiros.

No dia 15 de fevereiro, o Blog Ponto de Ônibus acompanhou a apresentação de um protótipo do veículo, que se enquadra na classificação de micro-ônibus com PBT de 5 toneladas, entrando na categoria M3 do Finame. O rodado traseiro é duplo e as poltronas são como de ônibus. No entanto, a Volare diz que a forma de produção é diferente, que o veículo foi projetado do interior para o exterior e incorpora características da indústria de carros de passeio.

São três capacidades diferentes, de acordo com a configuração:

Escolar: 20 passageiros – preço sugerido: R$ 169 mil

Fretamento (Executiva): 16 passageiros – R$ 195 mil

Turismo (Executiva Plus): 13 passageiros – R$ 208 mil

Os preços variam de acordo com a configuração e podem ser consultados com os revendedores.

Em nota, a Volare informa detalhes do veículo e do desenvolvimento do modelo:

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Interior traz conforto maior que de vans como dos ônibus, mas também incorpora conceito das fabricantes de carros Foto: João Luiz Oliveiraolare

Interior traz conforto maior que de vans como dos ônibus, mas também incorpora conceito das fabricantes de carros Foto: João Luiz Oliveira

A Volare lança o seu novo modelo para o transporte de pessoas, o Volare Cinco. O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, dos ocupantes para o restante. Em primeiro lugar, todos os atributos para tornar ideal o transporte de passageiros, com padrão único de conforto, ergonomia, segurança, mobilidade interna e conveniência.

 

O Volare Cinco foi desenvolvido para quebrar paradigmas e para ser diferente de todos os veículos para o transporte de pessoas existentes hoje no mercado brasileiro, que nasceram de modelos destinados para o transporte de carga com limitação em sua concepção, desenho, estrutura e, o mais importante, a definição e configuração do espaço interno. E, por isso, não oferecem o nível desejado de conforto, ergonomia, segurança e eficiência para o motorista e para os próprios passageiros.

 

O desenvolvimento do Volare Cinco teve início em fevereiro de 2013. A montadora, que sempre focou no passageiro e no motorista para o desenvolvimento de seus veículos, trabalhou na definição desses novos parâmetros. Para isso, os engenheiros da empresa utilizaram a ferramenta QFD (Quality Function Deployment) para determinação de suas características (de acordo com as necessidades e desejos dos profissionais do transporte) e se basearam nos aspectos mais relevantes, como acesso e mobilidade facilitados, dimensões internas grandes e tamanho externo compacto. Foram realizadas pesquisas e ouvidos diversos usuários.

 

O Volare Cinco é único. No seu projeto, a Volare analisou 702 citações de 35 diferentes empresas que atuam no transporte de pessoas, no Brasil e no exterior, clientes ou não da marca. A partir dessas respostas, foram reunidas no novo veículo as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, baixos consumo de combustível e custo de aquisição, e reduzidos níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza), com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez (durabilidade), custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca).

 

De acordo com Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare, “definimos, então, o que queríamos um veículo que transportasse da forma mais racional possível um determinado número de pessoas em determinadas categorias de transporte. E fizemos tudo isto ao redor desta proposta”.

 

“Realizamos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista que, normalmente, é o dono do veículo nesse tipo de transporte, além de custo/benefício, e porta-pantográfica automática, entre outras. Enfim, características ora presentes nas vans, ora nos ônibus. Então, a proposta foi unir tudo isso em um só veículo”, explica Roberto Poloni.

 

Idealizado e desenvolvido a partir dessas definições e com as dimensões e necessidades para atender esses usuários, o modelo tem chassi e carroceria que formam um conjunto integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria, mantendo a rigidez e segurança do conjunto para proporcionar maior conforto, visibilidade e segurança para os usuários. Os atributos de durabilidade, robustez, facilidade de manutenção, reduzido custo de assistência técnica e versatilidade criam novos parâmetros.

 

Volare Cinco

Versão turismo é mais cara, mas tem mais itens de conforto. Foto: João Luiz Oliveira

Compact, um novo segmento de mercado

 

“Com o Volare Cinco pretendemos criar um novo segmento de mercado, o dos veículos compactos. É integral e não o consideramos um ônibus, nem um micro-ônibus e tão pouco uma van, e sim um conceito inédito para transportar pessoas” explica o diretor-geral da Volare, Gelson Zardo. O Volare Cinco é o resultado da soma de pontos fortes de uma van e de um ônibus pequeno e cria um novo segmento no mercado brasileiro do transporte de pessoas. O Cinco é o compacto da Volare.

 

“Trabalhamos com foco no nosso conceito de ‘acessibilidade’. Neste caso, como todas as pessoas entram no veículo, a posição que elas ficam, a posição das pernas, dos pés, tudo isso para oferecer mais conforto e ergonomia. A mobilidade foi pensada inclusive com o corredor interno, que faz do modelo uma ‘walking van’”, destaca Poloni.

 

O Volare Cinco tem três diferentes configurações, entre 13 e 20 passageiros, e também incorpora conceitos de automóveis. Tecnicamente, se enquadra na classificação M3 do Contran, de micro-ônibus, com PBT de cinco toneladas, que estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros e transporte de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus.

 

Com carroceria tubular, projetado com avançada tecnologia de materiais, tem processo de fabricação que adota características dos automóveis, como soldas por robôs e componentes em plástico injetado e pelo processo SMC (Sheet Molding Compound – processo de produção por compressão utilizado em componentes de acabamento para automóveis). Pelo maior nível de automação, a qualidade e o acabamento atendem às exigências mais rigorosas do padrão automobilístico.

 

Entre as novidades que aproximam o Volare Cinco das características da indústria de automóveis é a chave com controle remoto que permite abrir a porta pantográfica e destravar a tampa do porta-malas (bagageiro) à distância.

 

O Volare Cinco possui dimensões reduzidas (comprimento de 6.700 mm, altura externa de 2.740 mm, largura de 2.010 mm, altura interna de 1.930 mm e largura interna de 1.908 mm).  Com maior espaço interno e configuração diferenciada, oferece muito mais conforto, segurança e espaço.

 

É equipado com motorização Cummins ISF 2.8, com 150 cv de potência e torque de 360 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O modelo possui tração traseira, o que garante melhor resposta em terrenos íngremes ou em aplicações severas. Já o posicionamento do motor na frente possibilita fácil acesso aos componentes mecânicos e rapidez de manutenção.

 

Outro importante diferencial do Volare Cinco é o bagageiro. O modelo oferece até 1,57 m³ de espaço para bagagens em um compartimento exclusivo e separado do salão de passageiros. O acesso ao bagageiro também (é mais confortável) facilitado.

 

Visual marcante e arrojado

 

Um dos principais atributos do Volare Cinco é o seu desenho inédito. Possui novo conjunto óptico com visual arrojado e moderno. A grade dianteira destaca a identidade de marca Volare e, junto com os faróis, garante fluidez de linhas e agressividade.

 

Outra característica importante e fundamental do Volare Cinco é a porta pantográfica com abertura e fechamento automáticos, via controle remoto. Com dimensões maiores, proporciona facilidade de acesso e comodidade. Com o primeiro degrau a apenas 38 cm de altura em relação ao solo, a escada de acesso ao interior é a mais baixa entre as de todos os modelos disponíveis no mercado (entre vans e ônibus).

 

Na traseira, o conjunto óptico é envolvente e também traz a identidade Volare em seu desenho. A tampa traseira do porta-malas é feita de aço estampado, mais leve e de melhor acabamento, com levantamento fácil e prático.

 

A adoção de plástico de engenharia em diversos componentes externos, como para-choques, para-lamas, capô e teto garante maior qualidade no acabamento, redução de peso e menor custo de manutenção, com melhor nível de reparabilidade.

 

Elevado padrão de conforto interno

 

Internamente o Volare Cinco também é único. Em razão de ter sido projetado “de dentro para fora” e com foco no passageiro e no motorista, o seu salão é diferente de qualquer outro veículo. A começar pela facilidade de ingresso. Escada larga e suave dá acesso a um ambiente confortável, espaçoso e ergonômico.

 

Para o motorista, não há comparações. A chegada ao seu posto é livre de obstáculos. Ao mesmo tempo, a configuração proporciona total controle dos comandos do veículo e, ao mesmo tempo, da movimentação dos passageiros. Para maior segurança, o modelo tem como item opcional câmeras com ângulo de visão de 180º na dianteira e na traseira, com monitor no painel.

 

O painel de instrumentos adota todos os conceitos automotivos, desde a sua concepção até o posicionamento e leitura dos instrumentos. Volante, comandos instalados ergonomicamente. No painel central, equipamentos opcionais, como o display da câmera de ré, GPS, sistema de áudio e vídeo, entre outros, podem ser instalados.

 

Direcionadores de ar mais eficientes e posicionados para fácil acesso, porta-pacotes nas laterais, iluminação individual para o motorista, assim como sistema de ar-condicionado/ventilação exclusivo, diferenciado do restante do interior do veículo, são outras importantes características.

 

O Volare Cinco otimiza o aproveitamento do espaço interno e tem a proposta de oferecer o melhor custo benefício. Conta com interior exclusivo, com novas poltronas, mais ergonômicas e confortáveis, além de novos revestimentos internos e porta-pacotes maior e mais abrangente, que se prolonga até a última fileira de poltronas, e que foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias.

 

Para os passageiros, o conforto também foi ampliado com maior espaço interno, que garante ampla área para circulação. O sistema de ar-condicionado proporciona maior eficiência na climatização de todo o ambiente e o veículo conta com monitor frontal em LED, posicionado no teto para possibilitar a melhor visibilidade de qualquer poltrona.

 

A iluminação interna é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Com todo respeito à Marcopolo e ao Volare 5 (ainda não o conheço pessoalmnte); mas, na minha opinião, essa frente é feia.

    Só se for pra ficar parecido com as todas as demais “bicudinhas”.

    Se tivessem se embasado no New Vialle, entendo que ficaria mais estiloso, bonito e diferenciado da turma das “bicudinhas”.

    O bico protege o motorista, sem dúvida, mas podia ser mais suave.

    Ouvi dizer que a Sprinter em breve terá frente nova, vamos aguardar.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo Gil disse:

      Complementando.

      Quem sabe o Volare 6 tenha câmbio automático, motor trazeiro, cinto de segurança de três pontas, um corrimão do lado direito dos degraus e um banquinho “jesus me chama” para a assistente das escolares.

      Volare, eu tenho algumas ideias interessantes para um mercado com crescimento
      grande e garantido.

      Caso queiram assinar um termo de confidencialidade, estou à disposição.

      Vamos fazer o Volare “F” juntos; o Volare do Futuro.

      A letra da minha música “Motorista de Coração” entrará no pacote para que a campanha de lançamento seja com ela.

      Att,

      Paulo Gil

      1. Paulo Gil disse:

        Mais um complemento.

        A NEOBUS e quem devia ter feito o design do Volare 5, afinal os Neobus sao diferentes, bonitos e tem um estilo arrojado e moderno.

        Mas ….

        Vai entender; eu nao entendo.

        Att,

        Paulo Gil

    2. Zé Tros disse:

      Bom dia Paulo Gil,

      A Sprinter vai receber uma pequena reestilização em breve.No link abaixo tem algumas fotos da nova Sprinter.

      http://www.noticiasautomotivas.com.br/mercedes-benz-sprinter-ganhara-mudancas-visuais-em-2016/

  2. ILSON ALVES DE ALMEIDA disse:

    MEU PELO AMOR DE DEUS, ESTE CARRO JÁ NASCE MORTO, POIS PARECE AQUELE REFAN DA IVECO QUE FORAM LANÇADOS NA LOTAÇÃO EM 2004/2005…

    MUITO FEIO……

  3. Mauricio Alves da Rocha disse:

    Olá, tenho dois volare A8 2002 escolar, não troco por nenhuma van. Esse volare é top, me fala uma van com porta automática,com corredor Central? Motor cummins(motorzão) Já estava na hora de termos um segmento assim, não sei o preço, mas vai bater a sprinter e de folga ducato e cia. Tio Mauricio(transp.escolar)

    1. Paulo Gil disse:

      Mauricio, boa noite.

      Vamos ver o preço.

      O Vito da MBB chegou a mais de R$ 140.000,00 e ainda por cima a versão de passageiros só a gasolina, piada.

      Essa sim nasceu morta, mão sei onde a MBB tava com a cabeça; depois não sabem porque tem fábrica parada.

      O público alvo da Vito é outro, mas sem câmbio automático esse público não quer nem saber, isso me disse o vendedor quando fui conhecer a Vito ao vivo.

      Abçs,

      Paulo Gil

    2. RONALDO AGUIAR. disse:

      GOSTARIA DE SABER SE ESTE NOVO VOLARE E ECONOMIICO,POIS O COMBÚSTIVEL CONTA MUITO.TRANSRONALDO, QUARÁ.

      1. Seria interessante entrar em contato com alguma concessionária

      2. Olá boa tarde Amigos ! Gostaria de obter informação de alguem que tem esse volare cinco, me falace sob. o veiculo.
        Tenho que comprar mais um veiculo escolar e fiquei confuso entre a splintrier e o volare cinco.
        Quero saber sob. consumo rusticidade do veiculo , em fim só quem tem pra falar .

  4. Izail carvalho dos santos disse:

    Penso eu o valor penso eu, o valor dessas vans é muito alto pela quantidade de lugares que vcs oferecem. Adquiri um w7 e tives vários problemas, não que o carro seja ruim, mas houve muitos descasos com a concessionária que me vendeu, inclusive eles me abandonaram, não me deram a assistência que precisava. Mas estou resolvendo com uma que me deu uma assistência melhor.

  5. olyntho belizario lourenço disse:

    muito caro e poucos lugares.

  6. Samuel G Silva disse:

    Um veículo com este porte teria que ter pelo menos vinte e oito lugares para transporte escolar.ALÉM diso o governo não dá um incentivo para a compra do veículo,deveria ser como táxi,o tio escolar acaba pagando o dobro ou mais com impostos.

  7. Helio Siqueira Pimentel disse:

    Quanto ao Volare Compact para transporte de carga tem alguma previsão?
    Para adequar o Volare compact para motorhome seria interessante colocar mais um assento na frente e tambem maleiros na parte lateral com abertura esterna do tipo ônibus rodoviário, Quando a Volare disponibilizara este veiculo para este arranjo?

    1. Sem previsão ainda, mas havendo informações, postaremos

  8. nelson j. duarte disse:

    achei um carro muito grande para pouco lugares sua altura e´alta seus pneus 205/70r16 e´muito pequeno e fraco para um carro de 5.3 ton; pois os pneus da sprinter são mais forte que este,seu preço também não e´convidativo em torno de 172.000,00 para a versão escolar a mais simples;

    única coisa que me agradou foi o acesso para o motorista.
    nelson transporte escolar.

  9. o que eu ia dizer eo mesmo que disseram nas mensagens anteriores ,.e muito preço pra pouco lugar…

  10. ANGEL LUNA disse:

    ami si me gusta es agresivo el modelo imponente ojala su motor tambien sea asi espero q sea superior al sprinter q tipo de motor tiene y cuanto es su rendimiento por litro o galon

  11. marcelo disse:

    um micro desse porte para entrar nas ruas apertadas das comunidades de van ducato teto baixo ja e complicado imagina com um volare m 5

  12. José Ap. Santos disse:

    Olá boa tarde Amigos ! Gostaria de obter informação de alguem que tem esse volare cinco, me falace sob. o veiculo.
    Tenho que comprar mais um veiculo escolar e fiquei confuso entre a splintrier e o volare cinco.
    Quero saber sob. consumo rusticidade do veiculo , em fim só quem tem pra falar .

  13. Alexandre de lima disse:

    bm dia ,eu achei o cinco muito lindo,ms é uma pena ele pr ser um carro grande ter a capacidade para transportar tao pouco passageiros,infelizmente temos só a sprinter com capacidade de 21 passageiros,a volare poderia estudar para melhorar isso,para aumentar a capacidade de passageiros,porque eu trabalho com escolar e faço fretamentos com aulto e o renaut master de 20 passageiros me atende bem,mas penso em crescer com uma carro com mais passageiros,mas ñ quero micro onibus prq é beberrão de mais.

  14. Carlos de Jesus Rodrigues disse:

    Sou permissionário de transporte alternativo no Rio de Janeiro, tenho interesse em conhecer o volare cinco. Como proceder.

  15. Carlos de Jesus Rodrigues disse:

    Desejo obter informações sobre o volare cinco!

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