Iniciativa privada interessada em assumir linhas 8 e 9 da CPTM
Publicado em: 13 de abril de 2016
Governo do Estado analisa proposta da TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A
ADAMO BAZANI
As linhas 8 – Diamante (Júlio Prestes – Itapevi Amador Bueno) e 9- Esmeralda (Osasco – Grajaú) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos podem ser operadas pela iniciativa privada.
Conforme adiantou o portal ViaTrolebus (http://viatrolebus.com.br/2016/04/cptm-estuda-concessao-das-linhas-8-e-9/) , o Governo do Estado de São Paulo recebeu uma MIP – Manifestação de Interesse Privado para uma PPP – Parceria Público Privada.
A proposta é da TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A.
A empresa seria responsável pela operação dos trens e manutenção das duas linhas e das estações correspondentes.
A privatização da CPTM é discutida ao menos desde 1999 – Confira esta matéria daquele ano: http://www.dgabc.com.br/Noticia/287326/governo-de-sp-anuncia-privatizacao-da-cptm
Esta nova proposta consta no Diário Oficial do Estado de São Paulo que publicou na edição de terça-feira, 12 de abril, a ata da 70ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, ocorrida no dia 26 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes.
No documento, consta que o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos/CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, vai ainda estudar a proposta.
Linha 8 Diamante e Linha 9 Esmeralda – CPTM Referindo-se ao Ofício GS/STM 20-2016, endereçado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos a este Conselho, que trata da proposta de PPP para as Linhas 8 e 9 da CPTM, submetida pela empresa TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A, passou a palavra ao Secretário da STM, Clodoaldo Pelissioni, que apresentou a referida MIP. A proposta contempla a assunção da operação dos serviços de transporte de passageiros das linhas 8 e 9, atualmente prestados pela CPTM, com o compromisso de realizar a modernização dessas linhas, adequar sua infraestrutura e construir novas estações, visando elevar o padrão de desempenho e qualidade existentes. Ponderou que a contraprestação estimada que foi apresentada aponta potencial de redução de custos frente à atual situação, mas que seria necessário validar as premissas da proponente. O Secretário da Fazenda, Renato Augusto Villela dos Santos, lembrou que a racionalização se faz necessária em época de pouco recurso. Diante do exposto, o Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos/CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, solicitou o período de um mês para melhor avaliar a proposta, trazendo uma posição mais clara na próxima reunião deste Conselho.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Não vejo querendo operar as linhas 7, 11, e 12 piada.
Sou contra. O governo deve se preocupar em outros tipos de PPPs. As Linhas 8 e 9 são as melhores da CPTM e operam bem, portanto não vejo problemas em deixá-las com o Estado. Sou a favor de que as linhas novas sejam privadas, pois assim desonera o governo. Cadê as PPPs dos trens regionais? Cadê as PPPs das linhas 19, 20?
Espero que o governo não aprove.
E quem é TPI – Trinfo participações e Investimentos?? algum investidor de campanhas tucanas??
Pensei que a linha 8 já tivesse operação dentro de PPP com fornecimento dos trens.
Será que teve alguma alteração e eu não acompanhei.?
A divulgação na época do recebimento dos trens de 6 vagões em substituição aos de 8 vagoes falava em PPP.
Alguem se lembra?
Acho que devo saber do que vai acontecer pois quando acontecer
Acho que este governo tá importando a sujeira para baixo do tapete
Então posso lhe dizer que é bom ficar informado porque se ele resolver
Tudo dessa forma então penso que essa maneira e a mais fácil vamos
Privatizar o Brasil assim tá tudo certo .
Como privatizar faz parte da cultura do PSDB, com certeza 99% é de negócio fechado. Se for ver, até que não é um mau negócio. Quem sabe com os milhões que o governo ganhar com a concessão ele não aplique o dinheiro para a melhoria das demais linhas? Sobretudo a linha 7 que é um regresso sobre trilhos e essa sim deveria ser privatizada pra ver se melhorava…
Assumir as melhores linhas é fácil, vai assumir a linha 7 que esta jogada as traças.
Aquela sim, precisa ser totalmente reformada.
A ferrovia do Rio de Janeiro foi privatizada, olha o que aconteceu!
Coitado de nos paulistanos, vamos virar uma Supervia.