Iniciativa privada interessada em assumir linhas 8 e 9 da CPTM

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Alckmin em trem da linha 8 da CPTM. Iniciativa privada quer operar. Foto Arquivo Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado analisa proposta da TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A

ADAMO BAZANI

As linhas 8 – Diamante (Júlio Prestes – Itapevi Amador Bueno) e 9- Esmeralda (Osasco – Grajaú) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos podem ser operadas pela iniciativa privada.

Conforme adiantou o portal ViaTrolebus (http://viatrolebus.com.br/2016/04/cptm-estuda-concessao-das-linhas-8-e-9/) , o Governo do Estado de São Paulo recebeu uma MIP – Manifestação de Interesse Privado para uma PPP – Parceria Público Privada.

A proposta é da TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A.

A empresa seria responsável pela operação dos trens e manutenção das duas linhas e das estações correspondentes.

A privatização da CPTM é discutida ao menos desde 1999 – Confira esta matéria daquele ano: http://www.dgabc.com.br/Noticia/287326/governo-de-sp-anuncia-privatizacao-da-cptm

Esta nova proposta consta no Diário Oficial do Estado de São Paulo que publicou na edição de terça-feira, 12 de abril, a ata da 70ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, ocorrida no dia 26 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes.

No documento, consta que o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos/CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, vai ainda estudar a proposta.

Linha 8 Diamante e Linha 9 Esmeralda – CPTM Referindo-se ao Ofício GS/STM 20-2016, endereçado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos a este Conselho, que trata da proposta de PPP para as Linhas 8 e 9 da CPTM, submetida pela empresa TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A, passou a palavra ao Secretário da STM, Clodoaldo Pelissioni, que apresentou a referida MIP. A proposta contempla a assunção da operação dos serviços de transporte de passageiros das linhas 8 e 9, atualmente prestados pela CPTM, com o compromisso de realizar a modernização dessas linhas, adequar sua infraestrutura e construir novas estações, visando elevar o padrão de desempenho e qualidade existentes. Ponderou que a contraprestação estimada que foi apresentada aponta potencial de redução de custos frente à atual situação, mas que seria necessário validar as premissas da proponente. O Secretário da Fazenda, Renato Augusto Villela dos Santos, lembrou que a racionalização se faz necessária em época de pouco recurso. Diante do exposto, o Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos/CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, solicitou o período de um mês para melhor avaliar a proposta, trazendo uma posição mais clara na próxima reunião deste Conselho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Não vejo querendo operar as linhas 7, 11, e 12 piada.

  2. Jim disse:

    Sou contra. O governo deve se preocupar em outros tipos de PPPs. As Linhas 8 e 9 são as melhores da CPTM e operam bem, portanto não vejo problemas em deixá-las com o Estado. Sou a favor de que as linhas novas sejam privadas, pois assim desonera o governo. Cadê as PPPs dos trens regionais? Cadê as PPPs das linhas 19, 20?
    Espero que o governo não aprove.

  3. Ricardo disse:

    E quem é TPI – Trinfo participações e Investimentos?? algum investidor de campanhas tucanas??

  4. jair disse:

    Pensei que a linha 8 já tivesse operação dentro de PPP com fornecimento dos trens.
    Será que teve alguma alteração e eu não acompanhei.?
    A divulgação na época do recebimento dos trens de 6 vagões em substituição aos de 8 vagoes falava em PPP.
    Alguem se lembra?

  5. Acho que devo saber do que vai acontecer pois quando acontecer
    Acho que este governo tá importando a sujeira para baixo do tapete
    Então posso lhe dizer que é bom ficar informado porque se ele resolver
    Tudo dessa forma então penso que essa maneira e a mais fácil vamos
    Privatizar o Brasil assim tá tudo certo .

  6. Ismael Junior disse:

    Como privatizar faz parte da cultura do PSDB, com certeza 99% é de negócio fechado. Se for ver, até que não é um mau negócio. Quem sabe com os milhões que o governo ganhar com a concessão ele não aplique o dinheiro para a melhoria das demais linhas? Sobretudo a linha 7 que é um regresso sobre trilhos e essa sim deveria ser privatizada pra ver se melhorava…

  7. Claudio disse:

    Assumir as melhores linhas é fácil, vai assumir a linha 7 que esta jogada as traças.
    Aquela sim, precisa ser totalmente reformada.

  8. Edinaldo Fonseca disse:

    A ferrovia do Rio de Janeiro foi privatizada, olha o que aconteceu!
    Coitado de nos paulistanos, vamos virar uma Supervia.

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