Jundiaí se torna a primeira cidade no Brasil onde passageiros podem pagar tarifa de ônibus urbanos com cartão de crédito e débito

onibus Jundiaí

Secretário municipal de transportes de Jundiaí, Wilson Folgozi, durante apresentação de máquinas de cartão de crédito em catracas dos ônibus. Divulgação Prefeitura

Sistema entra em funcionamento a partir desta segunda-feira em cinco linhas.

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 7 de março de 2016, Jundiaí, no interior de São Paulo, se torna a primeira cidade no Brasil onde será possível pagar a tarifa de ônibus com cartão de crédito ou débito.

O novo sistema será implantado de maneira gradual e começa a funcionar nas linhas do terminal Vila Rami. As linhas são as seguintes: 582 – Paiol Velho, 583 – Residencial Anchieta, 584 – Terra Nova, 585 – Colégio Técnico e 586 – Vila Maringá.

“O sistema funciona como em um estabelecimento comercial, em que o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e, em seguida, a catraca é liberada.” – explica nota da prefeitura.

O objetivo da prefeitura, com a ampliação do sistema, é atingir 15% dos passageiros que ainda não usam o cartão Bilhete Único da cidade e fazem os pagamentos com dinheiro.

“São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário” – disse na nota o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.

Ainda na nota, a prefeitura afirma que os passageiros que pagarem com cartão de crédito e débito não terão os mesmos benefícios de quem utiliza o Bilhete Único.

“Os usuários que optarem pelo cartão bancário pagam a tarifa normal, de R$3,80. Já os cadastrados no Bilhete Único seguem pagando R$3. O Bilhete Único possibilita que, no intervalo de 1 hora e 30 minutos, o passageiro se desloque de um ônibus para outro, pagando uma única tarifa e sem a necessidade de passar pelos terminais.”

A tecnologia do sistema é da empresa Prodata e estará disponível nos ônibus das viações prestadoras do município de Jundiaí: Viação Leme, Três Irmãos e Viação Jundiaiense.

Não haverá custos extras para o sistema, diz a prefeitura.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marco turiba disse:

    Moro no Rio de janeiro é achei maravilhosa ideia.
    Parabéns a prefeitura de Jundiaí.

  2. Nilton disse:

    Isso ai, agora seremos sequestrados dentro do onibus por causa dos cartões de creditos kkkkkkkkkkk

    1. Maria Goreti Caldeira Estevão Zanini disse:

      imagina,,deve haver critério,,,nem td é tragédia..rs grande Jundiaí.

  3. Wesley disse:

    Trabalho na rede bancária e diariamente alguem tem a conta fraudada por golpista que descobriu as senhas… no módulo onde digita-se a senha do cartão débito/crédito necessita de bloqueio visual contra maldosos.

    1. William de Jesus disse:

      Boa noite.

      Na verdade o correto seria o cliente cadastrar o cartão de crédito no site da gerenciadora de transporte, e quando o passageiro pagar com cartão de crédito ou débito, ser cobrado automaticamente. É uma excelente idéia essa na cidade de Jundiaí, mas até o camarada digitar a senha…

    2. Me desculpa, mas é o banco é que tem que coibir fraudes e não isso ficar a cargo das empresas ou clientes. Para o criminoso além de ver a senha, tem que pegar o cartão, ai fica um tanto quanto difícil e se roubarem, é só ligar no banco que o cartão é bloqueado.

  4. A ideia e legal e perigosa ao mesmo tempo.

  5. sergio paixao disse:

    tudo que se trata de tecnologia tudo fica melhor, mas não podemos prejudicar a função de cobrador que ão poucos esta acabando.

    1. Vdd. mais desempregados!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading