Marcopolo conclui neste mês, entrega de 238 ônibus para Porto Alegre

Ônibus de Porto Alegre terão novo padrão visual, com as cores de acordo com as áreas atendidas. Foto: Julio Soares

Veículos são convencionais, articulados e de piso baixo. Operações têm início em março

ADAMO BZANI

A Marcopolo informou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, que deve concluir ainda neste mês a entrega de 238 ônibus novos para o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A entrega faz parte do resultado da licitação do sistema que prevê renovação de frota. Os ônibus já estão pintados de acordo com o novo padrão visual da cidade.

As unidades começam a operar integralmente em março e são dos seguintes modelos:  Marcopolo Torino Convencional, Marcopolo Torino Low Entry (piso baixo) e Marcopolo Torino Express Articulado.

Os veículos foram adquiridos pelas seguintes empresas: Belém Novo, Estoril, Gazometro, Navegantes, Nortran, Presidente Vargas, Sopal, Sudeste, VAP e VTC.

As carrocerias para Porto Alegre equipam diferentes tipos e marcas de chassis, de acordo com a aplicação do ônibus e preferência do frotista:

– Mercedes-Benz OF 1721 – convencional motor dianteiro, O500U – piso baixo, O500M – motor traseiro piso convencional e O500MA – articulado piso convencional;

– Volkswagen VW17230 – convencional motor dianteiro e VW17280 – motor traseiro

– Volvo B290R – motor traseiro e B340M – articulado.

Modelo Torino convencional será usado pela maior parte das empresas Foto: Gelson Mello da

Em nota, a Marcopolo informa as características de cada modelo de carroceria:

Torino:

Os ônibus Torino são totalmente acessíveis, equipados com poltronas do tipo City Estofada, bilhetagem eletrônica e preparação para instalação de sistema de gravação de imagem. Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano, e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas.

 

Novo Torino Express Articulado

 

Com comprimento total de 20,39 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.

 

O Torino Express foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menores custos operacional e de manutenção em relação aos modelos exclusivos para sistemas BRT, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. O novo Torino Express possui, como diferenciais, a maior largura interna, com 2,55m, que permite amplo espaço para circulação, mais conforto e segurança.

 

Torino Low Entry

 

O Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e importante relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no País e é equipado com suspensão pneumática e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior rapidez nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Marcopolo conclui neste mês, entrega de 238 ônibus para Porto Alegre

  1. por que nem todos tem ar condicionado po as empresas sao bem sacana faz quase 50 graus aqui

  2. O acabamento e os materiais usados nas carrocerias da Marcopolo são muito superiores aos utilzados pela CAIO, os ônibus das CAIO vivem com engates dos tubos internos soltos, Tampa das portas quebradas, o que dificilmente se ve na Marcopollo, fora que os ônibus fabricados pela Marcopollo depois de alguns anos ainda tem aparecnia de novos, já os da CAIO depois de alguns anos já ficam com aparencia de muito velhos.

  3. Deve ter sido a última venda expressiva, pois anunciou agora flexibilização de jornada de até 9 dias/mês nos próximos 3 meses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: