Marcopolo deve fornecer veículos para o Aeromóvel de Canoas
Publicado em: 1 de dezembro de 2015
Empresa vai produzir carrocerias e desenvolver o design. Sistema deve ter três linhas
ADAMO BAZANI
Com informações Zero Hora
A encarroçadora de ônibus Marcopolo assinou nesta segunda-feira, dia 30 de novembro de 2015, contrato de fornecimento para o Aeromóvel de Canoas, no Rio Grande do Sul.
A empresa, localizada em Caixas do Sul, deve elaborar o design e ser responsável pela fabricação e montagem de seis carrocerias para os estrados da Aeromóvel Brasil e pela produção de seis veículos para o projeto da linha Guajuviras-Canoas.
A capacidade de cada veículo deve ser em torno de 300 passageiros.
O Aeromóvel de Canoas está na fase de implantação da primeira etapa da linha 1, que deve ter 4.66 quilômetros e sete estações.
Ao todo, o sistema de Aeromóvel de Canoas, deve ter 15 veículos que vão percorrer 14 quilômetros e 25 estações em três linhas.
A primeira linha deve estar em funcionamento em 2016.
No Rio Grande do Sul, existe em operação o aeromóvel entre o Aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb.
As linhas do aeromóvel de Canoas devem ser as seguintes:
Linha 1: entre a Estação Mathias Velho da Trensurb e a Avenida 17 de Abril, no bairro Guajuviras, com seis quilômetros.
Linha 2: entre Estação Mathias Velho da Trensurb e final da Rua Rio Grande do Sul, no mesmo bairro, com 4,8 quilômetros.
Linha 3: entre o entroncamento das avenidas Farroupilha e Boqueirão, no bairro Igara, à Praça do Avião, no Centro, num total de 3 quilômetros .
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Nossa! Imaginava que só servisse para pequenas distâncias e poucos passageiros.
O sistema a ar comprimido deveria ser lento nas saídas e paradas (infelizmente nunca usei o de Porto Alegre), limitando o uso para várias estações próximas umas das outras.
Se passaram mais de 35 anos desde as primeiras tratativas entre o criador do Aéromovel EngºOscar Coester e o Engº José Antonio Martins (Marcopolo) para que a Marcopolo fornecesse a carroceria para o veículo.
Vai acontecer agora, legal!
Participei do primeiro prototipo construido, fazem 35 anos.
Claudio,
Então o sistema permite operação como metrô e não apenas como people mover?!
Entendi que as linhas de Canoas têm características metroviárias.
olha a marcopolo caminhando pra ser uma cobrasma ao inverso a cobrasma fazia trens e se aventurou nos onibus com um breve sucesso do CX201 depois definhou espero que a marcopolo não siga a mesma sina…..
Que bacana,1×0 pra ela versus a Mercedes que só pensa em diesel.
Olha, pessoal, este país não é das ferrovias, e sim do diesel e da borracha. Para acabar com o sonho do Professor Coester, basta apenas assinar contrato para que a Good-Year fabrique os trilhos e as rodas de ferro.
Xandi.
“vão percorrer 14 quilômetros e 25 estações em três linhas”. Está correto? Apenas 14 Km? Ou essa é a distância enter cada estação??
É o que o Governo do Estado passou
700 mts de uma estação para outro nao tem espaço pra aumentar a velocidade e se andar a 50 por hora é muito kkkk