AMD lança ônibus Álamo de médio porte

álamo AMD

Simplicidade de manutenção e linhas mais limpas são apostas da AMD para o midi Álamo

Encarroçadora de Caxias do Sul aposta no crescimento do mercado de urbanos

ADAMO BAZANI

Depois de um ano do lançamento do micro-ônibus Solum, a encarroçadora AMD, de Caxias do Sul, apresentou oficialmente o ônibus médio AMD Álamo, destinado ao transporte urbano.

Assim como o micro, o midi só vai ser encaroçado sobre chassis de motor dianteiro da marca Volkswagen, sendo destinado a plataformas dos modelos Volksbus 15.190 OD, 17.230 OD e 17.260 OD.

Segundo a AMD, o Álamo tem estrutura feita com materiais mais leves e design com menos vincos para deixar o visual mais leve e facilitar a manutenção.

A traseira tem break-light integrado à carroceria e o vidro-vigia é mais alto.

A janela do motorista, de acordo com a fabricante, foi desenhada para facilitar a visibilidade.

A encarroçadora ainda informa que toda a iluminação do veículo, tanto externa como interna utiliza tecnologia de LED. Os faróis têm lâmpadas biodo H4.

Maior espaço interno, poltronas com melhor ergonomia com apoios de cabeça são outras características destacadas pela encarroçadora que pertence ao Grupo Diniz, que também é proprietário da concessionária Volkswagen Apta Caminhões e Ônibus.

O modelo tem comprimento que pode variar de 9,6 metros a 12,2 metros, largura externa de 2,5 metros, altura externa de 3,22 metros sem ar-condicionado e 3,43 com o equipamento de refrigeração e altura interna de 3,12 metros.

Mesmo com a queda geral das vendas de ônibus neste ano, a empresa acredita que o momento de apresentar lançamentos é agora para quando o mercado se recuperar, já estar pronta para a maior demanda.

Alamo AMD

Vigia mais alto e luz de freio incorporado à carroceria são características da parte traseira.

Em nota, a AMD diz ainda que foram elaborados conceitos para facilitar a manutenção e operação:

“A central elétrica é totalmente funcional, ampla e com fácil acesso para a manutenção. O sistema multiplex, que foi incorporado para o gerenciamento das funções da carroceria, mostra preventivamente eventuais problemas que poderão surgir durante a operação. O painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 7 polegadas interligado com a câmara de ré. Novos conceitos foram aplicados a algumas peças. Os para-choques dianteiro e traseiro foram divididos cada um em três partes. Assim, dependendo da colisão, não é necessário trocar toda a peça.”

Especificações:

Anteparos das portas e motorista em tubos de aço encapsulados em PVC ,

Iluminação de LED,

Câmera de ré (opcional)

Itinerário eletrônico,

Janelas laterais com vidros temperados fumê,

Para-brisa dianteiro bipartido, laminado, incolor ou vidros verdes,

Piso de Chapa de Alumínio ou compensado naval revestido com Ecoflex antiderrapante,

Elevador para acesso a portadores de necessidades especiais,

Portas de acesso de duas folhas com acionamento eletro pneumático,

Poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal. Cinto de segurança retrátil três pontos;

Escapamento traseiro embutido,

Excelente acesso para manutenção frontal, tanto na parte externa como no acesso interno através do capô do motor;

Poltronas dos passageiros estofadas e revestidas em courvin com desenho exclusivo AMD, ou poltronas injetadas em plástico com almofadas revestidas.

 Opcionais:

Ar-condicionado,

Desembaçador de para-brisa com ar quente e ar frio,

Guarda-lama atrás das rodas,

Instalação para rádio, com alto falante e antena no para-brisa,

Isolamento térmico  da carroceria em materiais ecologicamente corretos,

Janelas com vidro inteiriço colado com janelas deslizantes ou com ventarolas tipo rodoviário,

Puxador para janela com trava para carros com AC,

Quebra-sol para motorista tipo Sanefa.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ronaldo disse:

    Quanto mais marcas e mais opções melhor, mas é muito parecido com o Mascarello

    1. Marcelo Silva disse:

      A semelhança com a linha de urbanos da Mascarello é porque foi feito pelo mesmo designer.

  2. (modo comentário chato)

    Entendo que a carroceria é “Padron”, mas o visual não precisa seguir um “padron”… Falta um toque de design nestas carrocerias, por mais atuais que sejam… sei lá…

  3. Andre disse:

    A Quanto tempo existe essa encarroçadora? Primeira vez que vejo essa AMD.

    1. Dois anos, aproximadamente

  4. Versão Brasileira: Álamo! Não, pera…

  5. Jackson disse:

    Quase que o ônibus se chamava adâmo kkk acredito que vai vender razoavelmente bem.

  6. Zé Tros disse:

    O designer responsável pelo desenho é ex-funcionário da Busscar e da…Mascarello. Por isso, a enorme semelhança.

    E por incrível que pareça, ficou mais bonito que o Gran Via da Mascarello.

  7. Zé Tros disse:

    Detalhe que essa encarroçadora só encarroça chassis VW.

  8. Vamos ver se alguma ex cooper de SP comprara algum hehe.

  9. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Pela foto lembra o primeiro Apache quadradao.

    Mas vamos ver de perto e principalmente se ha melhor conforto interno para o passageiro, afinal isso interessa a todos sem excecao.

    Att,

    Paulo Gil

  10. Maurício disse:

    Desde o fim da produção dos CMA Flecha Azul não vejo nenhum ônibus com aspecto minimamente interessante, seja em linhas urbanas ou rodoviárias. Os designers apostam na mesmice e nas linhas óbvias. O resultado é uma pasmaceira estética, na qual quem viu um ônibus, viu todos. De qualquer modo, é bem vinda a presença de mais uma encarroçadeira no mercado.

  11. MARLON disse:

    TINHA QUE TER MAIS OPÇÕES DE CHASSIS.

  12. Alexandre disse:

    Só Chassi VW ?????

    1. Isso mesmo. O Grupo Diniz é também dono da Apta

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