Gontijo confirma fim da São Geraldo
Publicado em: 18 de setembro de 2015
Extinção da empresa será gradativa e, segundo grupo, visa reduzir custos e unir estrutura
ADAMO BAZANI
O grupo da Gontijo, uma das maiores empresas de transportes interestaduais do País, confirmou nesta sexta-feira, dia 18 de setembro de 2015, o fim da marca São Geraldo, companhia de igual modo tradicional.
A São Geraldo pertence à Gontijo desde 2003, mas ambas eram empresas diferentes.
Na última quarta-feira, dia 16, foi publicada no Diário Oficial da União, a resolução 4845 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que autorizou a incorporação da São Geraldo pela Gontijo. O Blog Ponto de Ônibus foi um dos primeiros a trazer a informação.
A mudança será gradativa e os funcionários da São Geraldo serão transferidos para a Gontijo. O grupo não fala em demissões.
Não foi informada também pela Gontijo a previsão para que toda a transição seja concluída. Os ônibus que hoje estão com a pitura da São Geraldo aos poucos devem ser incorporados à frota da Gontijo.
A confirmação foi feita ao jornalista Bruno Freitas, do jornal O Estado de Minas.
Ambas companhias foram criadas em Minas Gerais.
A empresa Nacional não será alterada.
A estratégia, segundo o grupo, se dá diante do atual cenário dos transportes interestaduais de passageiros. Até março deve estar em vigor novo sistema de autorização de duas mil linhas de ônibus pela ANTT. Desde 2008, a agência do governo federal queria dividir a malha rodoviária de passageiros em 16 grupos com 54 lotes, o que foi rejeitado pelos empresários que alegavam que o modelo que seria licitado pela ANTT iria desconfigurar um desenho de operação já consagrado.
O setor rodoviário hoje enfrenta grande concorrência com o aéreo, principalmente em linhas de maior distância, como são as da São Geraldo e Gontijo.
Nos anos de 1960, a São Geraldo foi comprada por um grupo de empresários locais entre os quais, Benito Porcaro, Dário Grossi, Augusto Braga, “Zé Alemão”, Chiquito Lopes e Pedro Cabral. Logo depois, Cabral passou a parte dele para Benito Porcaro que se tornou o maior proprietário da São Geraldo na ocasião da transferência.
Nos anos de 1980, após a cisão, a São Geraldo teve a sede transferida para Belo Horizonte.
De propriedade da Gontijo desde dezembro de 2003, a São Geraldo atualmente tem em torno de 800 ônibus e opera cem linhas, aproximadamente.
A Gontijo foi fundada em 1949 por Abílio Gontijo que começou no setor de transportes em 1943.
Juntas, as duas empresas atendem a 20 estados brasileiros, transportando 7 milhões de passageiros por ano em 347 linhas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Adamo como fica a viação nacional ? Vai virar gontijo tambem?Este ano deve ter mudanças nos grupos de jacob barata,real expresso,guanabara,sampaio devem virar tudo útil com padrão de pintura mobilidade cor azul e preta.Com a licitação grandes grupos devem mudar, unificando nomes de empresas.Já há boatos que viação brasil sul deve virar viação garcia.
“A empresa Nacional não será alterada.”
As demais de outros grupos estão sim se movimentando, mas ainda sem informações oficiais
joão o boato que rola aqui no nordeste e que todas essas empresas do grupo jacob vai virar guanabara! e não util.
Isso msm
Podem escrever, o ano de 2015 vai ficar marcado pela extinção total, ou quase total, de empresas tradicionais e que marcaram história no Brasil: Princesa do Agreste, Jotude, Itapemirim e agora a São Geraldo…A busologia nunca esteve tão triste nos últimos tempos….
Olá, os veículos da São Geraldo serão repassados, isso? Até em quantos meses mais ou menos para o fim da Sanger? Aguardo resposta.
Não foi informada também pela Gontijo a previsão para que toda a transição seja concluída. Os ônibus que hoje estão com a pitura da São Geraldo aos poucos devem ser incorporados à frota da Gontijo.
Adamo, e as Viações Continental e São Cristovão também terão o mesmo fim?
Não, por enquanto.
A resolução em questão só trata da Cia São Geraldo
Obrigado.
A São Cristóvão, a Continental e a Nacional, ao que parece, não possuem participação acionária 100% da Gontijo, e por esta razão, devem permanecer como estão, por enquanto.
E o Grupo Odilon Santos com os problemas que tem na Transbrasiliana será que passará pelo mesmo processo?
Não há ainda informação oficial sobre o Grupo Odilon Santos.
Numa rápida conversa com um motorista da Salutaris em 2014, o mesmo me informou que era questão de tempo para que o nome Salutaris deixasse de existir, ficando somente a marca Águia Branca.
Adamo essa mudança também está acontecendo?
Há boatos neste sentido, mas nada oficial
Amigos, boa noite.
Acalllllllllllllllllllllllllllllmem-se.
Do jeito que vai volta.
É só uma questão temporal.
Se o vento sobrar em outra direção, tudo pode mudar da noite para o dia.
Mudam as moscas mas a M é sempre a mesma.
Att,
Paulo Gil
Quem é de família nordestina como eu, conhece bem a São Geraldo.
Na minha infância nos anos 80, viajei muito para a Bahia nos ônibus São Geraldo para visitar os parentes.
Mas depois de adulto você percebe que muitas coisas mudam, hoje vejo essa empresa acomodada com ônibus menos confortáveis que de outras viações, mesmo ela participando de um grupo, me parece que a marca é considerada de nível mais baixo por fazer transportes de pessoas na região nordeste, diferente de outras viações que fazem trechos na região sul/sudeste onde se investe em ônibus mais luxuosos como a viação 1001.
Mas fica na saudade, nas fotos aqui de casa quando viajava com meu pai e ele tirava fotos dos ônibus, estradas, paisagens, paradas ao longo do trecho.
SEMPRE GOSTEI DA SAO GERALDO SEMPRE GOSTEI DA PINTURA TANTO DA ANTIGA ATE A ATUAL .FIQUEI TRISTE SABER QUE VAI DESAPARECER ESSES ONIBUS COM ESSA PINTURA QUE TANTO GOSTO.A São Geraldo marcou muito minha infância .Quando viajava com meu pai de caminhão gostava de ver os verdinhos com laranja.Vai deixar muita sauda
nós busólogos do Brasil estamos tristes, principalmente os nordestinos com essa irreparável perda que é a extinção da nossa Sanger…
muito triste com essa notícia, acabou a graça de ser busólogo.
Eu gosto do trecho e a da O geral do vai deixar saudades inclusive mas Gontijo petrolina sao paulo cortando Pernambuco Bahia Minas e maravilhoso corta esse trecho é chegando em sp no Tietê