REUNIÃO NA SEGUNDA: Haddad “estranha” fato de aliado no TCM barrar licitação de corredores de ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Haddad diz que vai superar problemas apontados pelo TCM e estranhou o fato de conselheiro aliado político barrar o certame sem avisar antes sobre as falhas. Foto : Adamo Bazani.

Haddad diz que problemas que travaram mais uma vez licitação de corredores são “superáveis”

Prefeito vai se reunir com o conselheiro do TCM que deu parecer desfavorável aos editais de duas obras que contemplam três trechos de espaços para ônibus

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Paulo, Fenando Haddad, disse neste sábado, dia 1º de agosto de 2015, que os problemas apontados pelo TCM – Tribunal de Contas do Município que barrou a licitação de três trechos de corredores de ônibus, somando 44,4 quilômetros, são “superáveis”.

Na segunda-feira, dia 3, Haddad deve se reunir com o conselheiro João Antônio da Silva Filho, responsável pelo parecer contrário ao edital, para esclarecer as supostas irregularidades apontadas por uma auditoria do TCM.

Não há prazo para a retomada da licitação, mas a medida do tribunal deve distanciar ainda mais a prefeitura do cumprimento da meta de 150 quilômetros de corredores de ônibus entregues até o final de 2016.

O órgão de fiscalização de contas encontrou sobrepreço na ordem de R$ 47 milhões e possibilidade de pagamentos indevidos que somariam R$ 69 milhões.

Ao todo, os três trechos de corredores custariam R$ 1,2 bilhão. É a terceira vez que a licitação para estas obras é barrada pelo TCM.  A abertura das propostas deveria ocorrer no dia 06 de agosto.

Os corredores compreendidos são:

– Corredor Perimetral Itaim Paulista/São Mateus, somando 18,2 km (dois trechos)

– Corredor Radial Leste, de 9,6 km (um trecho), além de um terminal na região de São Mateus, na zona Leste.

– Corredor Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf, totalizando 16,6 km (dois trechos).

O conselheiro João Antônio era considerado aliado político de Haddad, tendo sido Secretário de Relações Institucionais e ainda é filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores, o mesmo do prefeito. A mudança da responsabilidade pelas obras da SPTrans e da SPObras para a Siurb –Secretaria de Infraestrutura Urbana foi apontada como uma tática da prefeitura para evitar mais entraves aos editais de corredores de ônibus. Quem analisa as licitações da SPTrans e da SPObras é o vice-presidente do TCM, Edson Simões, que seria de corrente política diferente de Haddad.

O TCM sempre alegou as decisões dos conselheiros são técnicas, não havendo motivações políticas.

O prefeito disse em entrevista neste sábado que estranhou a postura de João Antônio.

“Eu até estranhei e telefonei para o conselheiro. Perguntei se era alguma coisa insuperável. Ele me disse que não, que são só alguns esclarecimentos, que talvez a gente tenha que fazer um ajuste ou outro no edital, mas nós entendemos que é tecnicamente superável” – comentou Haddad.

SOBREPREÇO:

De acordo com auditoria do TCM, o sobrepreço na ordem de R$ 47 milhões foi verificado em diversos pontos dos editais de licitação dos 44,4 quilômetros de corredores de ônibus.

O maior deles foi em relação à estruturas metálicas para as estações. Segundo o TCM, a fabricação, montagem, pintura dos materiais de aço sairiam R$ 39 milhões mais caras que o preço de mercado.

Já o excesso de serviços diversos em dois lotes encarecia o valor das obras em R$ 5 milhões. A remuneração para o administrador local extrapolaria em R$ 2,7 milhões o valor estipulado pelo TCM.

Divergências entre as tabelas de orçamento da prefeitura e os valores propostos nos editais, e em relação à data-base para a tomada dos preços de referência, além de falta de documentação foram outros problemas relatados pelo órgão de contas nestes processos licitatórios.

Desde o início da gestão, Haddad não consegue aprovações do TCM para as obras de corredores de ônibus.

O TCM – Tribunal de Contas do Município barrou a licitação de 128 quilômetros de corredores no valor de R$ 4,2 bilhões em janeiro do ano passado alegando que a cidade não mostrou as fontes de recursos para as obras. A prefeitura então cancelou todas as licitações em dezembro.

As incompatibilidades entre prefeitura e TCM não se limitam às obras de mobilidade urbana. Desde janeiro, foram 17 licitações barradas pelo Tribunal de Contas do Município.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. João Ayrton Lambiase disse:

    O que travou foi o superfaturamento em r$ 40.000.000,00 na licitação, ouvi no noticiário hoje, ou seja, pelo visto os ratos cntinuam soltos.

  2. Só complementando,o corredor Radial Leste que se refere e o trecho 3 que ligara Itaquera a Guainanses,não engloba o trecho 1 e 2 que atualmente estão em andamento,o trecho 1 na estação Pedro II e o trecho 2 segundo meu contato com a SPObras esta na justiça as desapropriações,quanto ao barramento não e novidade,se esclarecer dará certo e ponto,veremos.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Adamo, muito oportuna a foto.

    Pelo visto em breve eles estarão de volta.

    Att,

    Paulo Gil

  4. adalia pio disse:

    Nós de cooperativas continua na mesma sem registro sem direitos o assunto é so corredor onde está licitação é bom ter palavra de homem isto é para molequi nós somos passado por troxa e troxa….

  5. isara cougo disse:

    porque a prefeitura não faz o inverso, pede para oTCU elaborar a licitação, será que haverá impugnação????

  6. J disse:

    É…GOSTEI DESSA! MUITO BEM! ISAURA COUGO! Q O TCU FAÇA TUDO! AÍ VEREMOS O QUANTO O PT E SEUS ASSECLAS GARFARIAM SP/SP! TRANSPORTE E TRATAMENTO E COLETA DO LIXO…ETERNAS FONTES DE “TRETAS” EM SP/SP E GRANDE SP!

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