BRTs do Rio de Janeiro terão mais 25 ônibus até o final do ano, promete consórcio

BRT Rio de Janeiro

Ônibus BRT no Rio de Janeiro. Frota deve ser ampliada para reduzir lotação. Novos corredores que vão ser inaugurados até 2017 devem também diminuir a concentração de passageiros, garante Consórcio BRT. Foto: Extra

BRTs do Rio de Janeiro terão mais 25 ônibus até o final do ano

Motivo é a superlotação em algumas linhas e horários. Expansão dos corredores deve ajudar no problema, garante Consórcio

ADAMO BAZANI – CBN

Com informações de O DIA

Os corredores exclusivos para ônibus de alta velocidade, BRTs (Bus Rapid Transit) trouxeram avanços para os moradores da capital fluminense, como a colocação de ônibus maiores e mais confortáveis e principalmente a redução no tempo de viagem, que pode chegar a 40%.

Isso somado ao encurtamento de algumas linhas convencionais fez com que mais passageiros migrassem para os dois corredores em operação, o BRT Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, e o BRT Transcarioca que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador.

Em entrevista ao jornal o DIA, do Rio de Janeiro, a diretora de Relações Institucionais do Consórcio BRT, Suzy Balloussier, confirmou que até o final deste ano serão acrescidos 25 novos ônibus à atual frota de 320 veículos.

Ela também comentou que o consórcio comprou um programa de computador da Goal System para gerenciamento de frota e melhor distribuição dos veículos e intervalos principalmente nos horários de pico.

A criação dos novos corredores Transolímpico em 2016 e o Transbrasil em 2017, além da conclusão do lote zero do Transoeste entre o Terminal Alvorada e o metrô Jardim Oceânico deve diminuir a lotação e a concentração de demanda nos atuais corredores.

Participaram do debate do jornal O DIA, especialistas como o engenheiro de transportes Luís Antonio Lindau, da ONG Embarq Brasil.

Ele nega que o BRT tenha já se saturado e diz que o que ocorre é o contrário. Quando a rede estiver pronta, os ônibus vão atender mais adequadamente a demanda.

“Um dos grandes problemas do BRT são as primeiras linhas. Elas são parte de uma rede que não começa toda ao mesmo tempo. Então, esses ajustes são naturais. Isso aconteceu em todos os BRTs inaugurados no planeta”, disse o diretor da Embarq.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Com informações Jornal O DIA

2 comentários em BRTs do Rio de Janeiro terão mais 25 ônibus até o final do ano, promete consórcio

  1. Enquanto isso em SP/SP…o prefeitinho de M…multa Igrejas Católicas, por causa do barulho de sinos…promove bailes funk cheios de bandidos e nóias e piriguetes…e paradas gays com o dinheiro do povão! Parabéns a vc q vota no PT , ALIADOS E AFINS! Por isso q o Expresso Tiradentes vai sempre ser o unico e autentico BRT da Cidade de São Paulo-SP mesmo!

    • Você está lendo o noticiário em SP? Está acompanhando o que é feito na capital paulista sobre mobilidade urbana? pelo visto não.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: