Greve CPTM: Ferroviários descumprem determinação judicial de frota mínima
Publicado em: 3 de junho de 2015
Greve da CPTM: Ferroviários descumprem determinação de frota mínima
Linhas 10 e 12 totalmente paradas. Linhas 7 e 11 operam parcialmente
ADAMO BAZANI – CBN
Os ferroviários da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que estão em greve descumprem a determinação judicial que obriga a circulação de 90% dos trens nos horários de pico, compreendidos entre 4h e 10h e entre 16h e 21h, de 60% nas demais horas.
Apenas há circulação do Expresso Leste entre as Estações Luz e Guaianases, na linha 11. Há serviços parciais na linha 7 entre Caieiras e Barra Funda e as linhas 10 e 12 estão com estações fechadas.
O Rodízio Municipal de veículos está mantido.
A opção para passageiros que estão na Grande São Paulo são os ônibus metropolitanos, gerenciados pela EMTU. No entanto, os trajetos são mais longos, a tarifa é maior e nem todas as linhas de ônibus têm veículos suficientes. Por isso, é necessário sair mais cedo que o habitual.
Os funcionários das linhas 8 e 9 não aderiram à paralisação e os serviços nestes itinerários são normais.
Para informações, a CPTM colocou um número de telefone à disposição: 0800 055 0121
A SPTrans – São Paulo Transporte informou que vai acionar a Operação PAESE – Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência com ônibus nas linhas da CPTM atingidas. Também vai haver reforço de frota nas linhas habituais de ônibus.
Durante a tarde de ontem, a CPTM ofereceu em audiência de conciliação no TRT – Tribunal Regional do Trabalho duas propostas: aumento salarial de 7,72%, sendo 6,65% referentes ao IPC – Índice de Preços ao Consumidor da Fipe mais 1,07% de produtividade e 10% de reajuste sobre todos os benefícios. A segunda opção apresentada pela CPTM foi aumento linear, tanto para benefícios como para os salários, de 8,25%.
Os funcionários da CPTM pediram reajuste de 9,29% sobre os salários.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


