Aplicativo deve ter botão de pânico em Salvador para relatar assaltos
Publicado em: 14 de abril de 2015
Passageiro de ônibus em Salvador deve ter aplicativo para relatar assaltos em tempo real
De acordo com prefeitura, ferramenta para celular deve estar disponível no segundo semestre
ADAMO BAZANI – CBN
Muitas vezes a ação de um criminoso no transporte público é tão rápida que o passageiro e os funcionários no ônibus têm muito pouco a fazer.
Além disso, movimentos que chamem a atenção dos criminosos, como tentar ligar para a polícia pelo celular, podem ter resultados fatais.
Em Salvador, a prefeitura promete apresentar no segundo semestre um aplicativo de celular que permite o relato de assaltos ou outras ações violentas de maneira rápida e discreta. É como se fosse um botão de pânico.
O desenvolvimento do serviço está sendo feito pela empresa Citta Mobi e pela prefeitura, que divulgou uma nota anunciando os estudos.
Como a Citta Mobi já oferece aplicativos que informam a localização do ônibus, com a previsão de chegada em cada ponto, estes dados que são gerados pelo GPS do veículo de transporte coletivo podem facilitar a identificação do ônibus que está sendo alvo da ação criminosa.
A secretaria de mobilidade urbana também anunciou para o dia 22 de abril o início das operações plenas de uma central de monitoramento do sistema de transporte por ônibus, que hoje está em fase de testes.
Além de monitorar eventuais problemas nos serviços, será possível ter um retrato mais fiel do perfil da demanda, da origem e destino e dos pontos de maior concentração para elaborar novas linhas e tabelas de horários mais adequadas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes




Amigos, boa noite.
Tomara que esse ícone não seja 156.
“Sua mensagem é muito importante para nós, estamos
transferindo essa mensagem para a área operacional
do GPS e se o mesmo estiver devidamente atualizado
o seu buzão em pânico, será localizado, se tudo der certo.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
A ideia é ótima , mas se seguir o padrão 156, entrega logo a grana.
Att,
Paulo Gil
Isso poderia virar algo nacional, baseando-se no exemplo do sistema de SMS Denúncia da CPTM / Metrô. Hoje com tecnologias como Whatsapp e similares, pode se criar novos canais de denúncia e pedidos de socorro.
Será que vamos ter alguma novidade para combater a delinquência nos ônibus?
A ideia é ótima – deveria ser um processo nacional.
Os horários no site da SPTRANS tem apenas uma finalidade, demonstrar que tem tabela. A rebeldia dos operadores não permite que o serviço funcione regularmente.
Eu sugeri que se colocasse no site da SPTRANS todas as partidas dos ônibus em São Paulo, foi divulgado pelo Jornal do Ônibus.;; tenho documento na minha revista musical: http://www.jaymesilva.com.br
Obrigado.