ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO: A importância do ônibus no passado e para o futuro

Publicado em: 24 de janeiro de 2015

ônibus antigo

Ônibus Monobloco dos anos de 1970 em São Paulo. Município que completa 461 anos se desenvolveu com os ônibus que sempre terão papel fundamental acima de tudo para garantir a cidadania. Modelo: MB-362 Viação Santa Cecilia/Colorização digital: Fernando Rodrigues Lopes/Acervo: William de Queiroz. Site que tornou pública a imagem: http://veiculosemgeral.blogspot.com.br/. Texto: Adamo Bazani

São Paulo 461 anos: A importância do ônibus na história e no futuro
Cidade precisa de rede metroferroviária maior, mesmo assim se tornou uma das metrópoles mais importantes do mundo andando de ônibus que mostra em diversos países que é sim o transporte do futuro
ADAMO BAZANI – CBN
É inegável que com 78 quilômetros de metrô e com 260 quilômetros de rede de trens da CPTM, que poderiam de fato ter uma eficiência semelhante ao metrô, a cidade de São Paulo precisa de mais investimentos para melhorar e ampliar seus serviços metroferroviários.
No entanto, é também inegável que São Paulo se tornou uma das metrópoles mais importantes do mundo com o auxílio basicamente de ônibus. E, apesar de problemas e necessidades constantes de melhorias, eles deram e ainda dão conta do recado.
De acordo com a SPTrans, gerenciadora dos transportes da Capital Paulista, por ano são registradas quase 3 bilhões de passagens somente no sistema municipal.
Reconhecer a importância histórica do ônibus em São Paulo e no desenvolvimento da cidade, não é renegar os outros meios de transporte. Mas é prestar um tributo a um sistema que movimenta a rotina de nove milhões de pessoas por dia que dependem direta e indiretamente dos ônibus na cidade.
Vale remeter aos anos de 1920 e 1939, quando a ferrovia, que foi injustamente sucateada no País, ainda era forte, São Paulo já atraía pessoas de outros lugares do Brasil e do Mundo. Os loteamentos no entorno das ferrovias já estavam adensados e caros. Assim, as pessoas começaram a morar em áreas mais distantes.
Os bondes em São Paulo foram de fundamental importância para o crescimento urbano. Mas foram os ônibus os meios de transportes capazes mesmo de ligar as massas das áreas mais distantes até os locais de geração de renda, emprego e oferta de serviços básicos para a dignidade.
O transporte por ônibus é flexível, chega até o local onde os trilhos não conseguem pela rápida expansão territorial da área urbana ou por dificuldades técnicas mesmo. Os ônibus foram cortando a cidade de São Paulo conforme a população precisava. E onde havia ônibus, mais pessoas se interessavam pelo local: Um verdadeiro movimento de mão dupla.
Como espelho da cidade, já nos anos de 1940, os transportes estavam desorganizados, com disputa de donos de ônibus por algumas linhas e áreas ainda carentes de mais serviços de mobilidade. Foi então que em 1946 foi oficializada a criação da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, empresa pública que na época chegou a operar 90% dos serviços na cidade, entre ônibus e bondes.
Mas São Paulo continuava crescendo e mais uma vez, os ônibus correspondendo. No final dos anos de 1950, a iniciativa privada voltava a ter mais participação nos transportes, mesmo com a CMTC, que foi privatizada entre 1993 e 1994 na gestão de Paulo Maluf.
A CMTC foi de extrema importância não só para São Paulo. Delegações do mundo todo vinham ver como funcionava uma empresa que não se restringia a ser operadora. Era gerenciadora e chegou até mesmo fabricar ônibus e trólebus. Os erros administrativos, a má gestão e o desrespeito ao dinheiro público forma sucumbindo com a CMTC.
Nos anos de 1960, os empresários que dirigiam, cobravam, limpavam os ônibus, abriam as ruas muitas vezes com as próprias enxadas e ainda administravam as viações, assumiam uma postura mais gerencial e era iniciada a criação de grupos maiores de companhias de ônibus, muitos cujos fundadores até hoje atuam na cidade.
O crescimento populacional, a inflação dos anos 80 até 1995, a necessidade de novas tecnologias nos veículos e o sistema cada vez mais complexo de operar foram alguns desafios vencidos conjuntamente entre poder público, empresas de ônibus e população.
Ônibus não é somente história e não pode ser visto como algo do passado. Quem pensa assim não tem noção de que mesmo em cidades onde o transporte metroferroviário é eficiente e possui uma malha significativa, os serviços de ônibus assumem um papel importante na integração com o trem e metrô. Além disso, não só na América Latina, mas em também nas áreas economicamente mais desenvolvidas, através dos corredores do tipo BRT (Bus Rapid Transit), que são mais modernos e oferecem possibilidade de deslocamentos mais rápidos, o ônibus não se restringe ao papel de alimentador do trem ou metrô, mas é parte da solução para os transportes de grandes quantidades de pessoas.
O ônibus é e sempre será importante no desenvolvimento urbano.
No caso específico de São Paulo, muita coisa tem de mudar e avançar nos transportes. Mas São Paulo cresceu assim, com os ônibus. É responsável por boa parte da renda do País, com os ônibus. Acolheu e acolhe pessoas do mundo todo, com os ônibus. E, apesar sim da necessidade da expansão do sistema metroferroviário, os ônibus vão continuar sendo fundamentais para que São Paulo se desenvolva e ofereça mais qualidade de vida a todos que moram, trabalham e passeiam pela cidade.
E nada mais justo que nos 461 anos de São Paulo completados neste dia 25 de janeiro ressaltar este fato.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Noooooooooooossa !

    Sampa faz aniversario e eu e que ganhei os presentes.

    A foto do O 362 da Santa Cecilia e todas as fotos dos onibus antigis que estao no blog veiculos em geral.

    Sem excecao todas sensacionais, da minha epoca nem no Google imagens eu achei estss fotos.

    Apesar a que eu almejo e do Super B O-321 da Viacao Gato Preto (a original), se alguem souber de um link onde eu posso encontra-la, por favor, post o link aqui no blog.

    Muito obrigado Adamo, ao criador fo blog veiculos em geral e tambem a todos que contribuiram e compartilharam suas fotos pesssoais, bem vomo permitiram a sua divulgacao na Internet.

    Sensacional !

    Fiquei super contente.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzao e Emocao e a Paixao”

  2. J disse:

    Parabéns São Paulo-SP! apesar de todos os teus inumeros problemas e misérias te amo! Espero q algo mude em SP/SP! Transporte Publico de qualidade e Coleta de Lixo bem como Educação e Saude são prioridades sempre! Q DEUS SE APIEDE DESSA CIDADE!

  3. Claudete batista santana da silva disse:

    Preenchi na escola ,como faço agora para obter o bilhete unico passe livre, do meu filho jeferson estuda na escola honorio monteiro esvola do estado

Deixe uma resposta