Táxis e ônibus rebecem faixa na zona Noroeste de São Paulo

táxis

Táxis e ônibus recebem mais 1,6 quilômetro de faixa compartilhada em São Paulo. Agestado

Zona Noroeste recebe mais 1,6 quilômetro de faixa de táxis e ônibus
Operação na Deputado Emílio Carlos é no horário de pico da manhã
ADAMO BAZANI – CBN
A avenida Deputado Emílio Carlos, na zona Noroeste da Capital Paulista, recebe nesta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2014, um quilômetro e seiscentos metros de faixa compartilhada entre ônibus e táxis.
O funcionamento é no horário de pico da parte da manhã, das 6h00 às 9h00, de segunda a sexta-feira, no sentido centro.
O trecho é entre a Rua Crisólia e Avenida Nossa Senhora do Ó.
Com o novo espaço, a cidade passa a contar com 471 quilômetros de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus. A maior parte, 366.3 quilômetros, foi criada a partir de 2013.
As faixas eram exclusivas para o transporte coletivo até 13 de setembro deste ano, mas o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de transportes Jilmar Tatto cederam a pressões políticas de representantes de taxistas.
A prefeitura alega que um estudo mostra que a presença dos táxis não aumenta o tempo de viagem da maioria que usa ônibus, mas a decisão foi tomada uma semana depois de a presidente Dilma Rousseff, então candidata à reeleição, ter se encontrado com lideranças de taxistas na época eleitoral. O PT também tentava eleger para o Governo do Estado, o ex-ministro Alexandre Padilha.
O Ministério Público desconfiou do objetivo eleitoreiro da medida. Um estudo sobre corredores de ônibus mostra que os táxis reduzem 25% a velocidade dos coletivos. Nos corredores, os táxis não podem parar para embarcar e desembarcar passageiros. Nas faixas à direita, eles têm esta permissão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Táxis e ônibus rebecem faixa na zona Noroeste de São Paulo

  1. Esse promotor desconfia, questiona para aparecer na midia, mas agir que é bom nada…

  2. Emilio Carlos ainda é Zona Norte-area 2! Desculpe mas é mesmo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: