MAN vende mais 120 ônibus para o México

ônibus México

Ônibus MAN Volkswagen para o sistema de Hermosillo do México. Montadora anunciou a venda de 120 unidades para a empresa Siente. Foto: Divulgação MAN-Texto: Adamo Bazani.

MAN vende 120 ônibus para o México
Modelos são feitos no Brasil e montados no México
ADAMO BAZANI – CBN
A MAN – Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou a venda de 120 veículos de transporte coletivo para a empresa Siente – Sociedad Integradora en Transporte Efectivo – operadora de transportes urbanos da cidade de Hermosillo, no estado de Sonora, no México.
No país, a empresa conta com uma unidade fabril para montar os chassis na cidade de Querétaro.
Os 120 ônibus vão operar em 19 linhas de Hermosillo. Dez veículos já foram fornecidos e a previsão é da entrega de 10 ônibus por mês até a finalização do lote.
Os modelos são o Volksbus 15.190 OD e o Volksbus 17.230 OD.
Em nota, a MAN – Volkswagen Latin America detalha algumas características destes chassis:
“Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD, fabricado no Brasil e no México, conta com conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional. O motor MAN D08 de 4 cilindros e 190 cavalos de potência é equipado com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, a fim de oferecer excelente desempenho mesmo em baixas rotações. Além da motorização, o modelo incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servoassistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão V-Tronic, com transmissão automatizada e todos os atributos relacionados a custos operacionais já reconhecidos pelo mercado. Equipado com o mesmo motor MAN de 230 cavalos de potência, o Volksbus 17.230 OD foi desenvolvido para suportar as severas operações do transporte urbano e também é uma excelente solução ao serviço de fretamento. O veículo alia a tecnologia de um motor MAN aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, à robustez e à confiabilidade já reconhecidos do modelo. O MAN D08 conta ainda com exclusivo sistema EVB (Exhaust Valve Brake) que proporciona maior poder de frenagem, proteção do freio de serviço, redução dos custos de manutenção e maior segurança de operação. Este sistema aproveita tanto a compressão como a descompressão no ciclo de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65% quando comparado com a válvula borboleta no sistema de exaustão. Ambos modelos são dotados de tecnologia Euro 5.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. MAN vende mais 120 ônibus para o México - Ônibus - Campione Veículos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: