MAN vai apresentar na FetransRio micro-ônibus com piso baixo

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Micro-ônibus de piso baixo será um dos destaquesa da MAN na FetransRio

A MAN Latin America, vice-líder de vendas de ônibus no Brasil com a marca Volkswagen, aproveita o maior evento sobre transporte de passageiros do país — a FetransRio, de 5 a 7 de novembro no Rio de Janeiro — para apresentar o Volksbus 9.160 OD Piso Baixo. Primeiro micro-ônibus dotado dessa configuração no mercado, o modelo chega também com suspensão pneumática.

Entre as novidades estão o VW 15.230 OT, com motor traseiro MAN D08 de quatro cilindros e menor consumo de combustível; e o já conhecido VW 17.230 OD, agora com suspensão pneumática integral e tecnologia de automatização do eixo com dupla relação, patenteada pela montadora. Completam as atrações lançadas na feira o VW 9.160 OD, com chassi para carroceria de até 32 lugares; o VW 15.190 pronto para aplicação “micrão”; e o VW 18.280 OT LE com piso baixo (Low Entry), que chega com nova opção de transmissão automática.

“Mais uma vez, a MAN Latin America se destaca com soluções inovadoras em prol da mobilidade inteligente no país. Nossa premissa é ouvir os clientes e foi exatamente sob essa ótica que desenvolvemos todos os veículos apresentados na FetransRio 2014”, garante Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. “Os clientes poderão usufruir de uma gama completa de produtos, sobretudo que atendem aos mais diversos programas de transporte, com qualidade e acessibilidade à população.”

A 10ª Feira Rio Transportes – FetransRio é palco de grandes discussões sobre mobilidade urbana no Brasil. A MAN Latin America não fica de fora e reforça, mais uma vez, seu papel de impulsionar as inovações por meio de produtos sob medida para os principais sistemas de transporte público do Brasil.

Mais acessibilidade com o VW 9.160 OD Piso Baixo

Criado para atender às necessidades de um veículo ágil e econômico, o novo Volksbus 9.160 Piso Baixo chega para revolucionar o segmento de micro-ônibus com apelo marcante à acessibilidade, principalmente em vias urbanas de difícil circulação.

Único modelo deste segmento com suspensão pneumática e piso baixo do mercado, teve seu desenvolvimento inspirado pelo programa Caminho da Escola, que após o sucesso dos veículos nas aplicações rurais — mais de 12 mil Volksbus entregues no país — naturalmente migrariam também para as aplicações urbanas. Com entre-eixo de 5.000 mm, o chassi possibilita a construção de carrocerias de até nove metros, permitindo a opção de portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeirantes.

O modelo utiliza o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. Com grande expectativa para o mercado de transporte urbano, o veículo é recomendado para operações que incluem transporte escolar e as linhas alimentadoras e distribuidoras.

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Modelo facila acessibilidade em veículos de pequeno porte

Volksbus 9.160 OD para fretamento

A voz dos clientes sempre fez parte do dia a dia do desenvolvimento de produtos na MAN Latin America. O Volksbus 9.160 OD é exemplo do comprometimento da montadora em atender às mais diversas aplicações e necessidades. Com nova opção de entre-eixo de 4.500 mm, o veículo de nove toneladas permite carroceria de até 32 lugares para a operação de fretamento.

Também equipado com motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, o veículo garante atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. Seu sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servoassistida proporcionam maior precisão nos engates, menor esforço e, consequentemente, condições mais ergonômicas e confortáveis ao motorista.

O veículo assegura a produtividade necessária nas aplicações de fretamento, que engloba transporte de funcionários, turismo de curta distância e linhas intermunicipais com características rodoviárias.

VW 15.190 OD chega à frente com chassi para “micrão”

Primeiro ônibus de 15 toneladas do mercado com entre-eixo de 4.300 mm e opção para transmissão automatizada V-Tronic, o Volksbus 15.190 OD já sai da linha de montagem da MAN Latin America com as dimensões ideais para aplicação “micrão” — pronto para receber carroceria de até 9,6 metros. A configuração evita, assim, a necessidade de modificações no chassi, o que preserva as características originais de fábrica e assegura a qualidade já conhecida dos produtos Volkswagen.

É ideal para atender ao transporte nas grandes cidades, que necessita de veículos adaptados às condições severas das aplicações. Entre suas características principais, estão a robustez e a agilidade, que proporcionam ainda maior durabilidade e redução no custo operacional.

O modelo tem motor MAN D08 de quatro cilindros com dois estágios de sobrealimentação, sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, sem a utilização de Arla 32. Conta ainda com o exclusivo sistema de freio motor Exhaust Valve Brake (EVB), que aumenta a eficiência na frenagem e reduz os custos de manutenção.

Também apresenta funcionalidades eletrônicas, que asseguram maior proteção ao veículo, segurança ao passageiro e facilitam a vida do motorista. Entre elas estão o bloqueio de saída em marchas diferentes de primeira e ré, o travamento de movimento do veículo com as portas abertas e o auxílio de partida em rampa para a opção automatizada, que auxilia o condutor no arranque em aclives, evitando, assim, que o veículo desça.

Motorização traseira de quatro cilindros marca novo Volksbus 15.230 OT

O Volksbus 15.230 OT alia conforto do motorista e menor consumo de combustível na operação. Ideal para aplicação fretamento de curtas e médias distâncias, atende também às especificações de veículos do tipo “padron” para linhas distribuidoras e alimentadoras. O veículo está equipado com motor MAN D08, com sistema EGR e transmissão mecânica ZF 6S 1010BO.

Com entre-eixo de 3.000 mm, o modelo se destaca por permitir carrocerias de 10,5 a 11,5 metros, sendo uma opção atraente para o cliente adequar a sua necessidade. Leve e econômico, o modelo atende às exigentes operações de fretamento, com todo o conforto proporcionado pela motorização traseira e suspensão pneumática.

Volksbus 17.230 OD equipado com suspensão pneumática integral

O novo Volksbus 17.230 OD, com suspensão pneumática integral, alia maior conforto com a economia e o desempenho de um veículo já consagrado no mercado. O modelo está equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros e é o único em sua categoria que não necessita de Arla 32. Apresenta novo tanque de combustível, com bocal reposicionado para facilitar o acesso ao abastecimento e posição para construção da carroceria.

Está dotado de novos conjuntos de freios de 410 mm, que proporcionam ao veículo atributos como maior durabilidade das lonas destes componentes, acarretando menor número de paradas para manutenção. A transmissão é combinada ao Smart Ratio, solução exclusiva da MAN Latin America para controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade, que se adapta à aplicação, influenciando diretamente no consumo do veículo.

Volksbus 18.280 OT Low Entry tem nova opção de transmissão

O Volksbus 18.280 Low Entry é apresentado na FetransRio 2014 com transmissão automática Voith Diwa 5, que atende às demandas de um mercado cada vez mais exigente por opções tecnológicas avançadas. Com balanço dianteiro adaptável e oferecido com entre-eixo de 3.000 mm, o veículo permite diferentes alternativas de carrocerias, que se adequam à melhor necessidade da operação. Ainda possibilita ter portas em ambos os lados.

O chassi é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cv. Agora o cliente pode optar entre a transmissão automática ZF Ecolife ou a Voith Diwa 5. Vem ainda com suspensão pneumática. Concebido em sinergia com um projeto europeu da MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.

Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução na duração do percurso. Conta ainda com novas funcionalidades eletrônicas, como o sistema de “ajoelhamento”, que facilita o acesso dos passageiros.

Liderança no Caminho da Escola

A MAN Latin America é a montadora com o maior número de ônibus entregues ao programa Caminho da Escola, do governo federal. São mais de 13 mil Volksbus, que transportam crianças e adolescentes pelos lugares mais remotos do interior do país, dando a eles o direito de estudar e construir um futuro melhor.

A partir de sua configuração sob medida, o Volksbus 15.190 ODR (que atende aos requisitos do ORE2, sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) não encontra dificuldades em superar condições severas de piso e relevo para garantir o transporte adequado a esses alunos, evitando a evasão escolar.

De olho na segurança e comodidade dos discentes, o Volksbus vem com equipamentos de acessibilidade, porta larga, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa, lixeiras, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. O motorista se beneficia com um cockpit mais ergonômico, com balanços reduzidos, melhorando a dirigibilidade e ângulos de entrada.

O eixo traseiro com bloqueio do diferencial facilita a transposição de atoleiros e de trajetos de difícil acesso. Já a suspensão jungle bus proporciona uma altura mais elevada ao veículo, tornando-o ideal para operações fora de estrada.

Capacitação técnica para concessionárias de ônibus

No último mês, a MAN Latin America capacitou, em sua fábrica, cerca de 80 monitores de pós-vendas de ônibus de todas as concessionárias da marca no Brasil. Ao longo de quatro dias de imersão, esses profissionais se atualizaram e aprofundaram seus conhecimentos técnicos e administrativos com foco no atendimento em produtos e serviços.

A iniciativa se configura como a maior ação em termos de conteúdo já realizada pela montadora com esses monitores, que são fundamentais para a satisfação do cliente. Linha de frente no relacionamento com o mercado, sua capacitação faz a diferença no resultado do negócio e, por isso, a empresa investe continuamente em seu aprimoramento.

Realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America (Acav), o evento também estreitou ainda mais o vínculo entre consultores de pós-vendas da fábrica e monitores da rede. O encontro reforçou a importância do foco do cliente quanto à disponibilidade e a custo operacional do produto.

Conheça os demais integrantes da família Volksbus

VW 5.150 OD

Com um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32, é utilizado como shuttle de empresas de turismo e também como veículo para formação de condutores em autoescola. O modelo é ideal para o transporte escolar, em aplicações urbanas e rurais, esta última utilizando a versão com bloqueio de diferencial.

Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por vans, porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto, segurança e durabilidade.

VW 8.160 OD

Extremamente competitivo no segmento de micro-ônibus, o Volksbus 8.160 OD utiliza motor Cummins ISF com tecnologia SCR e caixa de transmissão ZF, consagrados por sua robustez.

Com entre-eixo de 3.900 mm e PBT de 8.150 kg, o Volksbus 8.160 OD é recomendado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo ônibus escolares, transporte de aeroportos e linhas urbanas de pequeno e médio volume.

VW 9.160 OD Plus

O modelo leva motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32. Aliada à caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, essa configuração garante ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. Seu sistema de troca de marchas por cabos proporciona ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço e, consequentemente, condições mais ergonômicas e confortáveis ao motorista.

O painel de instrumentos assegura maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que auxiliam o motorista durante a operação. O modelo 9.160 OD Plus conta com entre-eixo de 4.300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.

VW 15.190 OD

Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD conta com um conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional. Também disponível na opção automatizada, com caixa de transmissão ZF 6AS 1010 V-Tronic, oferece o mesmo desempenho da versão manual, com redução considerável do custo de operação.

Seu motor MAN D08 de quatro cilindros é equipado com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR. O modelo ainda incorpora embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servoassistência e transmissão por cabos.

VW 15.230 OT Low Entry

É o veículo acessível de porte médio que privilegia tanto agilidade quanto desempenho para as aplicações urbanas distribuidoras e alimentadoras. Busca atender às principais exigências de mobilidade e acessibilidade nas grandes cidades. Está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, com tecnologia EGR, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic, proporcionando conforto ao condutor e passageiros, com ótimo custo operacional.

VW 17.230 OD

Desenvolvido para as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, alia a tecnologia de um motor MAN D08 EGR, aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, à robustez e confiabilidade já reconhecidos do modelo.

O modelo ainda incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servoassistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão automatizada V-Tronic.

Através da ferramenta de diagnóstico VCO e parametrização via MCO é possível configurar algumas funções do motor, o que assegura a otimização da operação para cada tipo de aplicação.

VW 17.260 OD

O modelo tem motor MAN D08 EGR de seis cilindros com 260 cv e torque de 900 Nm com faixa plana a partir de 1.100 rpm. Conta ainda com o exclusivo sistema de freio motor Exhaust Valve Brake (EVB), que aumenta a segurança e reduz os custos de manutenção. Disponível também na versão V-Tronic, a transmissão automatizada permite ao motorista dirigir com segurança, sem tirar as mãos do volante.

Para essa aplicação específica, potência maior é sempre bem-vinda, pois grande parte dos ônibus é equipada com ar-condicionado e outros recursos que consomem potência do motor. Além disso, o veículo pode ser muito bem utilizado em operações urbanas com grande volume de passageiros, más condições das vias e topografia acidentada, o que exige mais potência e torque elevado.

VW 17.280 OT

Desenvolvido para aplicações de fretamento e transporte rodoviário de curta distância, atende também operações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry). O modelo oferece tanto a caixa de transmissão automática ZF 6HP 504C quanto a versão V-Tronic automatizada ZF 6AS 1010.

Ideal para carrocerias de até 13,2 m, o modelo está disponível com entre-eixo de 6.000 mm na versão urbana ou de 3.000 mm para fretamento. Neste último, permite a instalação de bagageiro passante.

18.280 OT Low Entry

O veículo é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cv, transmissão automática ZF Ecolife e suspensão pneumática integral. Concebido em sinergia com um projeto europeu da MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução da duração do percurso.

VW 18.330 OT

A opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cv de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza Arla 32. Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servoassistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista. O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opcional, assegurando durabilidade superior ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência.

O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servoassistida para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.

VW 26.330 OTA

Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada, preparado para carrocerias de até 18,6 m de comprimento, o produto é uma solução com relação custo-benefício diferenciada e de acentuada produtividade, graças ao motor Cummins ISL de 8,9 litros, 330cv e torque de 1.450Nm. A transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.

Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.

História de sucesso

A MAN Latin America entrou no mercado de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no segmento de ônibus e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista. Logo em seguida, a marca ingressou no mercado de micro-ônibus, com o modelo VW 8.140 CO.

Entre os sucessos de vendas ao longo da trajetória da empresa no mercado de ônibus, destaca-se o veículo desenvolvido pela engenharia de Resende especialmente para o programa Caminho da Escola, que busca garantir maior qualidade no transporte escolar na zona rural brasileira, onde as estradas, geralmente de terra, apresentam condições severas de piso e relevo. Desde 2007, quando o Governo Federal deu início ao programa, foram vendidas mais de 8.500 unidades do modelo, que conta com suspensão reforçada e uma série de outros diferenciais.

Os ônibus da marca são ainda presença constante no futebol brasileiro. Graças ao Projeto Seleção Volksbus, hoje 19 clubes transportam suas comissões técnicas e jogadores a bordo de ônibus Volkswagen: Portuguesa, Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport e Náutico, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

5 comentários em MAN vai apresentar na FetransRio micro-ônibus com piso baixo

  1. Cooperativas comprando dele em 3, 2, 1…

  2. A não dúvido muito a Express transportes urbanos trazê micros de piso baixo pra São Paulo ja que ela ñ tem dinheiro pra compra 0-500U

  3. Amigos, boa noite.

    Ha tempos ja postei aqui no blog que os carros acesdiveis trm de ser os micros, pela sua rodagem mais baixa.

    Agora com piso baixo deve ficar bom, vamos testar o funvional, para melhor avaliar.

    Esse chassi de micro tem ou tera uma versao com motor traseiro.

    Se nao estou engado no exterior tem micros com motor traseiro, esse seria idesl para o micro de piso bsixo.

    Pena que no momento o mercado nao oferece nenhuma carroceria de micro bonita, a exemplo do charmoso CAROLINA II OU III, da legitima Caio.

    Otima idea da MAN, parabens!

    Caso nao haja, pensrm numa versao de micro com motor traseiro.

    Att,

    Paulo Gil

  4. A mb que nao abra o olho. Man ta vendendo muito otimas inovacoes

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