Curiosidade de São Paulo: ônibus leva a bairro formado em cratera de meteoro

Vargem Grande

Visão aérea do bairro Vargem Grande, no Extremo Sul da Capital Paulista. Bairro considerado patrimônio geológico foi formado em cratera aberta por meteoro há milhões de anos. Foto: Amazônia Paulistana

Linha de ônibus leva a bairro formado dentro de cratera de meteoro
Vargem Grande tem 3,5 quilômetros diâmetro e fica no extremo Sul de São Paulo
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo é rica de histórias e curiosidades. Muitas bem conhecidas, como na região central da cidade e Ipiranga, onde há retratos de diversas épocas, como da escravidão, da monarquia, da Independência do Brasil, da época dos padres jesuítas, dos tropeiros, dos imigrantes, do crescimento industrial.
Mas há tantos outros fatos da cidade que os moradores não sabem e podem conferir suas marcas, muitas vezes físicas, em passeios de ônibus.
Um exemplo é a região de Vargem Grande. O bairro, no extremo sul de São Paulo, foi formado na cratera de 3,5 quilômetros de diâmetro e até 400 metros de profundidade aberta há milhões de anos por um meteoro que caiu na Terra.
No local, moram aproximadamente 30 mil pessoas.
O bairro é atendido por uma linha de cooperativa de transportes, a 6093/10 Vargem Grande – Terminal Grajaú.
Em nota, o presidente FECOOTRANSP – Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de São Paulo, Paulo Siqueira, explica que a linha opera 24 horas por dia.
“A linha Vargem Grande – Terminal Grajaú opera 24 horas para atender os 16 mil passageiros transportados por dia na região, são moradores e pessoas que trabalham no bairro e que percebem no nosso trabalho a dedicação e qualidade essenciais para o sistema de transporte público”.
O bairro é situado na chamada Cratera de Colônia e tem as ruas com nomes de flores, árvores e aves, como a Rua Bálsamo, Rua Coruja, Rua Flor de Maracujá;
“O próprio ponto final da linha de ônibus tem essa peculiaridade. O ônibus sai do Terminal Grajaú e o ponto final fica na Rua dos Coqueiros”, comenta Siqueira na nota.
A população é de baixa renda e o bairro, apesar de ter se desenvolvido, é ainda carente de diversos serviços, inclusive nas áreas de segurança pública, saúde e educação.
“O bairro, patrimônio histórico e geológico da cidade, apresenta ainda uma fauna e flora típicas da Mata Atlântica e campos de várzea. Além do curso de água Ribeirão Vermelho que deságua na Represa Billings.” – complementa a nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Curiosidade de São Paulo: ônibus leva a bairro formado em cratera de meteoro

  1. Caramba, não sabia que la havia sido formado por uma cratera. Quem diria! Adamo, além da 6093, tem também a linha 6091 Vargem Grande – Term. Santo Amaro.

    Abs

  2. Amigos, bom dia.

    Sensacional esta materia, alias uma aula, eu nem imaginana que havia em Sampa uma cratera aberta pela queda de um meteoro.

    E se fala tanto do buzao 24 horas e Vargem Grande ja possue esse servico.

    E como eu digo; no buzao a vida acontece.

    Valeu Adamo.

    Att,

    Paulo Gil

  3. hahahaha eu moro em Parelheiros logo vargem grande fica a um tapa daqui! e são duas linhas: 6091/10 e 6093/10

  4. Adamo fiquei curioso e fui pesquisar e achei esse otimo video sobre a regiaão da cratera, confira !! https://www.youtube.com/watch?v=WX1IFGRa2Ls
    abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: