Passageiros de Santo André vão poder acompanhar ônibus pelo celular

ônibus Santo André

Ônibus em Santo André. Passageiros poderão acompanhar a previsão de chegada dos ônibus aos pontos pelo celular. Foto: Adamo Bazani

Passageiros de Santo André vão poder acompanhar ônibus pelo celular
Aplicativo possibilita previsão de chegada ao ponto, mostra a localização dos ônibus e o trajeto das linhas
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros de ônibus de Santo André, no ABC Paulista, vão poder ter na palma da mão, pelo celular ou tablet, informações em tempo real sobre os serviços municipais.
Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro de 2014, a prefeitura apresenta um aplicativo pelo qual quem usa o transporte coletivo pode ter a previsão de quando o ônibus vai passar nos pontos, saber onde estão os veículos de cada linha e ter informações detalhadas sobre as ruas e avenidas atendidas pelos coletivos da cidade. É possível saber inclusive os prefixos dos ônibus de cada linha.
Trata-se do aplicativo CittaMobi, da empresa Cittati Tecnologia. Além de acesso a estas informações pelos dispositivos móveis, o passageiro também pode fazer as consultas pela internet por computadores de mesa ou notebooks.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e as informações também são de graça.

ônibus

Demonstrativo da linha B 63 – Jardim Alvorada – Vila Palmares. É possível aproximar o mapa para enfocar cada ponto. Reprodução

Os dados são enviados à central pelos aparelhos de GPS dos ônibus. Todas as empresas da cidade contam com o dispositivo. Os transportes são operados pelo Expresso Guarará, que serve o sistema de Vila Luzita, e pelo Consórcio União Santo André, formado pelas empresas Viação Guaianazes, Viação Curuçá, Viação Vaz, Transportes Coletivos Parque das Nações – TCMP, ETURSA – Empresa de Transporte Rodoviário de Santo André e Empresa Urbana Santo André.
No ABC Paulista, o CittaMobi está presente já nos sistemas municipais de ônibus de São Caetano do Sul e de Diadema.
O site da Cittati Tecnologia é:
http://www.cittamobi.com.br/mapa?2&agency=304
Basta selecionar no campo indicado a cidade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Passageiros de Santo André vão poder acompanhar ônibus pelo celular

  1. Seria tão bom, que a empresa SBC trans. também fizesse isso, além das empresas da área 5 da EMTU.
    E que num futuro haja um aplicativo que faça a união dos sistemas de todas as cidades que tem GPS nos seus ônibus e empresas da região metropolitana de SP!

  2. Tenho impressão de que hoje, no fim da manhã, o serviço sofreu alguns últimos ajustes. Inicialmente, os pontos não apareceriam ou não carregavam as linhas correspondentes.

    A partir do final da tarde, testei no smartphone (com o pré-pago da TIM) e no PC. O serviço é excelente. Mesmo do 3G, a velocidade é suficiente pra ter os intervalos das linhas e até pra mostrar o trajeto com os ônibus.

    Eventualmente, alguns ônibus congelam por alguns instantes. Acho que é questão de otimização. Vai ser muito útil principalmente em períodos de baixa frequência, como no fim da noite e aos finais de semana.

    Parabenizo os envolvidos. Admito que estava pagando pra ver se iria sair do papel ou ficar como promessa para as próximas eleições.

    • Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 5 de novembro de 2014 às 21:01 // Responder

      Eu tenho um aplicativo da EMTU no smartphone, facilitou um pouco mas o aplicativo ja integrado ao GPS Ddoa veículos que está operando no dia. O problema é a cobertura de telefonia móvel fica oscilando.

1 Trackback / Pingback

  1. Santo André ganha aplicativo para acompanhar movimentação de ônibus | Via Trolebus

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: