Curitiba vai testar primeiro ônibus articulado híbrido

articulado híbrido

Ônibus elétrico-híbrido da Volvo na Suécia. Fabricante vai desenvolver modelo para o Brasil. Cidade Sorriso, de Curitiba, será a primeira a empresa a operar. Foto: Volvo Buses / Matéria: Adamo Bazani.

Curitiba terá o primeiro ônibus articulado híbrido
Projeto é mundial e veículo será desenvolvido pela Volvo. Veículo será testado pela Viação Cidade Sorriso
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Curitiba vai assinar nesta terça-feira, dia 28 de outubro de 2014, acordo com a fabricante de ônibus Volvo para o desenvolvimento de um ônibus articulado elétrico híbrido.
O veículo será testado pela Viação Cidade Sorriso.
A exemplo dos ônibus híbridos de tamanho convencional que já circulam pela capital paranaense, cada veículo terá dois motores: um elétrico e outro a combustão.
A tecnologia adotada deve ser a “híbrido- paralela” pela qual o motor a diesel também é usado para movimentar o ônibus.
A Volvo começou a fabricar ônibus elétricos híbridos no Brasil em 2012.
A primeira empresa a produzir este tipo de ônibus no País, em 1999, foi a Eletra, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Atualmente, a Eletra usa a tecnologia híbrida em série, pela qual o motor a combustão é usado apenas para gerar energia para o motor elétrico, este sim responsável por cem por cento da tração do ônibus.
Em 1999, a Eletra colocava no Corredor Metropolitano ABD, entre a cidade de São Paulo e municípios do ABC Paulista, um modelo também articulado.
Um veículo elétrico híbrido de transporte coletivo, independentemente da tecnologia empregada, pode reduzir a emissão de poluentes entre 35% e 95% dependendo do material lançado na atmosfera em comparação com os ônibus a diesel que já seguem a atual normal de motorização, também menos poluente.
Após o desenvolvimento do ônibus pela Volvo, Curitiba será a cidade que vai ter prioridade nos testes do veículo. Posteriormente, ele deve circular em outras cidades também a título de testes.
O projeto é mundial e tem a participação das cidades de Estolcomo (Suécia); Londres (Inglaterra); Edimburgo (Escócia); Luxemburgo (Bélgica); Hamburgo (Alemanha); Montreal (Canadá); Bogotá (Colômbia); Santiago (Chile); Xangai (China); Bagalore (Índia); Iskandar (Malásia).
Nesta terça-feira, será assinado um memorando de entendimento entre o prefeito de Curitiba, Gustavo, Freut, e o presidente da Volvo Bus America Latina, Luís Carlos Pimenta.
Também assinam o documento: o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, e representantes da Copel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a empresa de transporte coletivo Cidade Sorriso e do Sindicato das Empresas de ônibus do Transporte Coletivo (Setransp).
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Curitiba vai testar primeiro ônibus articulado híbrido

  1. Tomara que venha fazer testes em São Paulo também!

  2. Ônibus híbrido?kkkkkkkkk,devia testar o E-Bus da Eletra-Mitsubishi aí,ônibus híbrido em SP não deu certo,ônibus híbrido não tem torque,basta ver o Viale da Metra subindo a Pdte Kennedy em Diadema,até um of1417 sobe aquela ladeira melhor que ele,agora o 8160 sobe de boa a Pdte Kennedy com uma força de um K310.

  3. Amigos, bom dia.

    Alguem sabe qual carroceria sera utilizada ?

    Att,

    Paulo Gil

  4. Primeiro ônibus articulado híbrido? E o Marcopolo Viale da Metra?
    http://onibusbrasil.com/emsa/metra-sistema-metropolitano-de-transporte/4008/

  5. Carro bonito,quem dera em SP.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: