São Paulo com túnel exclusivo para ônibus e Corredor Berrini atrasado

ônibus São Paulo

Ônibus em São Paulo. Corredor da Berrini deve ser entregue atrasado e corredor da Radial terá túnel exclusivo para ônibus. Foto: Adamo Bazani

Corredor da Berrini será entregue com atraso e São Paulo terá túnel exclusivo para ônibus
O prefeito Fernando Haddad e a ministra do planejamento Miriam Belchior estiveram em canteiros de obras com recursos o PAC
ADAMO BAZANI – CBN
O corredor de ônibus da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona Sul de São Paulo, deve ter no mínimo um atraso de dois meses para ser entregue.
Segundo técnicos da prefeitura de São Paulo, as obras apresentam dificuldades porque o traçado do corredor passa em uma região com muitos dutos Está sendo necessário readequar estas ligações e fazer um reforço na base que receberá o pavimento.
Por causa do peso dos ônibus, a prefeitura planeja para o corredor um piso rígido.
O primeiro trecho do corredor, que deveria ser entregue em maio de 2015, mas só deve ficar pronto depois de julho, terá custo de R$ 45 milhões. O financiamento é do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
Esta primeira etapa deve ligar a extensão do Corredor Metropolitano ABD, entre Diadema e Brooklin, com a região da Faria Lima. Serão 3 quilômetros e 300 metros de extensão.
Por este trecho devem ser transportados 130 mil passageiros por dia.
Numa segunda fase, pelo prolongamento do trajeto através da Avenida Dr. Chucri Zaidan, este corredor deve ser interligado ao Terminal Santo Amaro e à Avenida João Dias.
Atualmente a Avenida Dr. Chucri Zaidan termina na região do Shopping Morumbi. Ela deve ser prolongada até a Avenida João Dias. Interligada com a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, a Chucri Zaidan será um corredor paralelo à Marginal do Rio Pinheiros, tanto para ônibus como para carros e motos.
Nesta sexta-feira, dia 17 de outubro de 2014, o prefeito Fernando Haddad percorreu algumas obras de mobilidade que contam com recursos do PAC com a Ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior. Foram liberados R$ 4,3 bilhões pelo PAC apenas para a mobilidade urbana
TÚNEL EXCLUSIVO PARA ÔNIBUS:
Outra obra que Haddad destacou é o corredor de ônibus Radial Leste 1.
Ele será o primeiro BRT – Bus Rapid Transit (corredor de trânsito rápido para ônibus) de São Paulo que terá um túnel.
A passagem subterrânea terá 700 metros de extensão ligando viaduto Antonio Nakashima, na região da avenida do Estado, à avenida Alcântara Machado.
Segundo Haddad, o túnel vai permitir com que os ônibus tenham acesso mais rápido ao Terminal Parque Dom Pedro II, reduzindo em mais 15 minutos a viagem.
O Radial Leste 1 terá características de BRT, com pavimento rígido, pontos de ultrapassagem para os ônibus e estações em vez de paradas, com embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, pagamento de tarifa antes da chegada do coletivo, totens e painéis eletrônicos com previsão de chegada dos veículos e melhor iluminação.
O trecho vai atender 220 mil passageiros por dia e vai ser interligado à segunda fase do corredor Radial, com 5 quilômetros de extensão, e o Perimetral Leste, com 14 quilômetros, o que vai permitir uma ligação direta por ônibus de maior capacidade entre o Terminal Itaquera e a Região Central.
Hoje a linha de ônibus 4310/10 – Itaquera / Parque Dom Pedro II, que trafega por faixas exclusivas, já conseguiu atrair 10% da demanda do metrô, de acordo com a SPTrans, ajudando a desafogar a linha 3 Vermelha do Metrô.
O tempo de trajeto da linha pela faixa é cinco minutos maior que o do metrô entre estes dois pontos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em São Paulo com túnel exclusivo para ônibus e Corredor Berrini atrasado

  1. Amigos, boa noite.

    Kit tunel, mas uma ideia Paulo Gik.

    Agora sim.

    Mas falta intalar os kit tuneis nos cruzamentos.

    Att,

    Paulo Gil

  2. O túnel vai aproveitar o espaço que seria destinado a linha Sudeste-Sudoeste na estação Dom Pedro II do Metrô… Mas nos ocorreu uma coisa… Certamente esse túnel vai ter que passar por baixo do Rio Tamaduateí… Não vai ficar um tanto quanto caro demais???… O próprio Metrô evitou isso para reduzir custos nas linhas 1 e 3…

    • Julio, bom dia.

      Tava indo tao bem.

      Embaixo do rio ?

      Concordo vai fica muito caro e olha la os efeitos que opesado buzao vai provocar

      Abcs,

      Paulo Gil

    • Hipotese número 1 -Parece-me que o trajeto terá ida e volta pela mesma margem do rio, aproveitando por completo aquela parada do metro como terminal, sendo o único tunel previsto a passagem no trecho entre a Radial, por baixo dos viadutos, até a margem do Rio.(vice-versa)
      Hipotese número 2 -Caso haja outra parada além da estação Metro, o provavel acesso ao D.Pedro seria através dos viadutos existentes, que não apresentam grande volume de transito.
      Hipotese número 3 – Passarela de Pedestre sobre o rio.
      Hipotese número 4 – Vou pensar, já que o divulgado até agora não dá para saber.
      abraços

  3. Bom saber da notícia do túnel pro corredor BRT,uma pena só é demora pra conclusão das obras que dão 36 meses bem demorada,mais melhor investir que remediar,como sou da região isso ajudara muito no transporte,só espero que seja proibido táxis na via já que sera BRT e não corredor comum.

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