BYD apresenta primeiro ônibus elétrico articulado da marca nos EUA

BYD

Ônibus articulado elétrico da BYD é o primeiro modelo para 120 passageiros fabricado pela chinesa nos Estados Unidos. Empresa também vai fabricar ônibus elétricos no Brasil, mas inicialmente, serão veículos do tamanho convencional.

BYD apresenta primeiro modelo de ônibus articulado na marca nos EUA
The Lancaster E-Bus tem autonomia de circular por 270 quilômetros com apenas uma carga nas baterias
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa chinesa BYD, que também está se instalando no Brasil, apresentou nos Estados Unidos o primeiro modelo norte-americano da marca de ônibus articulado elétrico que depende apenas de bateria para se movimentar.
O The Lancaster E-Bus, como é chamado pela companhia, tem comprimento de 18,9 metros e capacidade para 120 pessoas. Com apenas um carregamento das baterias, o ônibus pode ter uma autonomia de 270 quilômetros, segundo a fabricante.
O vice-presidente de vendas da BYD, Brendan Riley, disse na cerimônia de apresentação que uma das vantagens do ônibus elétrico com bateria é que durante o dia o veículo presta serviços e a recarga das baterias é feita na noite/madrugada, quando apenas 40% da capacidade de geração de sistemas de elétricos de médias e grandes cidades são utilizados. Com isso, seguindo ele, uma grande frota de ônibus deste tipo não obrigaria a ampliação das redes públicas de fornecimento já instaladas em municípios destes portes.
O tempo para desenvolvimento do veículo foi de dois anos e a apresentação ocorreu na EXPO American Public Transportation Association (APTA) 2014, em Houston.
O nome do ônibus faz alusão à cidade onde a BYD tem uma planta nos Estados Unidos. Foi nesta unidade que o veículo foi projetado e fabricado.
A BYD deve começar a fazer ônibus no Brasil, na planta de Campinas, interior de São Paulo, em 2015.
A empresa não informou se está nos planos em curto prazo a fabricação de ônibus articulados elétricos com baterias.
A companhia brasileira Eletra, em parceria com a japonesa Mitsubishi, testa desde março deste ano um ônibus elétrico movido por baterias articulado. O E-Bus é operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra, no trecho do Corredor Metropolitano ABD, entre a cidade de Diadema, no ABC Paulista, e a estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona Sul de São Paulo.
No stand da BYD na feira norte-americana, a chinesa também apresentou um ônibus de 12 metros movido bateria elétrica da Antelope Valley Transit Authority (AVTA).
A AVTA testou em agosto, período mais quente do verão Lancaster, o veículo de 12 metros com funcionamento total do ar-condicionado e sacos de areia totalizando 2 mil 382 quilos para simular a lotação completa de passageiros.
O ônibus saiu de Lancaster para o local da feira rodando em estradas de diferentes características.
Segundo a BYD, a economia na operação do modelo de 12 metros chamou a atenção. Para percorrer 2 mil 400 quilômetros, o gasto com energia elétrica foi de US$ 200.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em BYD apresenta primeiro ônibus elétrico articulado da marca nos EUA

  1. Muito interessante, mas o simples fato dessa ser tecnologia ser cara (principalmente no Brasil) tira qualquer chance de vermos um desse operarem por aqui pelo menos daqui a alguns anos. A Mobibrasil testou um carro da BYD, disse que traria mais deles, mas até agora nada. Imagina um articulado! è de fato uma tecnologia mais limpa, mas quem vai investir em um carro assim planejando ter um lucro que compense? No maximo a Metra poderia testar e quem sabe adquirir. Fora ela….

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: