Marcopolo lança Torino Articulado

marcopolotorinoarticulado_2

Inicialmente, Torino articulado vai operar no Rio de Janeiro

Inicialmente, Torino articulado vai operar no Rio de Janeiro

MARCOPOLO RIO PRODUZ NOVO ÔNIBUS TORINO ARTICULADO

Veículo será utilizado no Sistema BRT do Rio de Janeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA – MARCOPOLO

Caxias do Sul(RS) – 13 de outubro de 2014 – A Marcopolo Rio, unidade da Marcopolo S.A. especializada na produção de ônibus urbanos, iniciou a fabricação do Novo Torino Articulado. O veículo tem capacidade para transportar mais de 130 passageiros e será fornecido inicialmente para os SistemasTransoeste e Transcarioca, da capital fluminense.

Segundo Alberto Calcagnotto, diretor da Marcopolo Rio, este é o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca. “Demos um grande passo com a fabricação deste modelo. O Rio de Janeiro é o centro de excelência da Marcopolo em ônibus urbanos, porém os veículos articulados e biarticulados eram feitos na unidade Ana Rech, de Caxias do Sul. Investimos mais de R$ 40 milhões na Marcopolo Rio nos últimos anos, para atualizar e modificar a fábrica. Agora, estamos prontos para atender a demanda dos sistemas BRT das cidades de diversos estados”, explica o executivo.

Com chassis Volvo B340 MA e comprimento total de 20,39 metros, o Novo Torino Articulado foi desenvolvido para atender o padrão definido para o município do Rio de Janeiro. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

O Novo Torino Articulado foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Para os passageiros, o conforto e a segurança foram ampliados, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City são ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, além de nova decoração. O veículo também dispõe de opção de poltronas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais e elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.

O Novo Torino Articulado oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão com mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

12 comentários em Marcopolo lança Torino Articulado

  1. Acho que o chassis volvo é o melhor do momento, e quando se coloca carroceria, o bus fica bonito,assim como a scania.A mercedes tem manutenção barata,porem não gosto dos paineis e da alavanca do cambio e o bus por fora fica com configuração estranha,mais gosto é gosto….Mais dizem que a mercedes vai melhorar mesmo tendo caído as vendas,mais ainda domina o mercado.E que pena que a marcopolo não entra no municipio de são paulo pelo monopolio existente.

  2. O Torino não é a única novidade entre os articulados, a Scania está lançando seu biarticulado de motor dianteiro:

    http://cokiemoster3.blogspot.com.br/2014/06/neobus-scania-biarticulado.html

    http://cokiemoster3.blogspot.com.br/2014/10/notas-rapidas_12.html

  3. Ricardo Farias Rossaka // 14 de outubro de 2014 às 02:22 // Responder

    Eu também gostaria de entender porque a Marcopolo não entra em São Paulo, pois a Santa Brígida, Sambaíba, Express, Mobibrasil, Tupi, Gatusa, Transpass e Gato Preto não são do Ruas.

  4. julio cesar correa // 14 de outubro de 2014 às 12:19 // Responder

    Ola, amigos !!! aproveitando a oportunidade desta materia vou esclarecer uma duvida do amigo RICARDO FARIAS ROSSAKA , vamos la :
    Viação santa brigida – por estar no consorcio bandeirante e tambem por operar em uma parte da z.n de sp. fica restrita as imposições da responsavel da area q é a sambaiba.
    Sambaiba transportes urbanos – representante ha varios anos da MERCEDES e tambem c/ uma parceria absurdamente vantajosa c/ a CAIO, por isso nestas empresas segue o padrão mercedes/caio.
    Viação gato preto – idem a santa brigida.
    Transpass – sem força no mercado e possivelmente não fica na nova licitação, costuma comprar o mais barato leia-se ( neo-bus,comil e etc… )
    Mobi brasil e tupi – mesmo grupo da unisul , idem á transpass ( diferença q ainda estão investindo tardiamente para não ficarem fora desta nova licitação ).
    Express – LEIA-SE P.C.C
    Gatusa – infelizmente esta pressionada ha muitos pelo GRUPO RUAS para repassar suas ações p/ o mesmo, boicotes ate na compra de peças e motores por ………. ? a resposta vc. acha lá em cima em outro grupo, alias é o 2° maior grupo q opera na cidade de sp. !!!

    Espero q tenha ajudado de alguma forma, ate mais !!!!

  5. Será que o Viale convencional ainda continuará sendo produzido? E a versão BRT? Visto que esse Torino articulado ficou idêntico a ele

1 Trackback / Pingback

  1. Marcopolo lança Torino Articulado - Novidades - Campione Veículos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: