Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos

ônibus biarticulado

Marcopolo Viale BRT biarticulado. Encarroçadora comemora participação em alguns dos principais sistemas de ônibus urbanos do País. Foto: Marina Peluso Bueno da Silva

Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos
Modelos da marca tiveram vendas expressivas em sistemas como do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Em São Paulo, Caio predomina com a participação do Grupo Ruas na maior parte das linhas
ADAMO BAZANI– CBN
A encarroçadora de ônibus Marcopolo divulgou nesta segunda-feira, dia 06 de outubro de 2014, comunicado no qual considera positiva a participação da empresa em sistemas de transportes de grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.
O diretor de operações da Marcopolo, Paulo Corso, disse em nota que a encarroçadora hoje fornece ônibus para os principais corredores para trânsito rápido de ônibus (BRT).
“Nossos modelos estão operando em diversas cidades, como no Transcarioca e no TransOeste, do Rio de Janeiro; no Move, em Belo Horizonte, e no Via Livre, em Recife, entre outros. Seria muito bom se todas as médias e grandes cidades brasileiras adotassem o sistema e vissem os importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana” – explica na nota
A fabricante, no entanto, possui pouca participação no sistema de ônibus da Capital Paulista, onde o prefeito Fernando Haddad prometeu a construção de aproximadamente 150 quilômetros de corredores de ônibus até o final da gestão, em 2016.
Quase 60% das linhas das concessionárias (empresas de ônibus – não contando as permissionárias, que são as cooperativas) têm participação do grupo do empresário José Ruas Vaz, proprietário da Caio Induscar, concorrente da Marcopolo.
Entre os modelos urbanos que a Marcopolo destaque estão Viale BRS, o Viale BRT (que pode ter versões de ônibus articulados, superarticulados e biarticulados) e o Torino, para chassis com motor dianteiro.
Na nota, a Marcopolo diz que o Viale é “o primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático das luzes de posição durante o dia”. Segundo a fabricante, o modelo conta “com maior altura interna, o que permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.” O ônibus pode ser também “equipado com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e de GPS e gravações sonoras para informar as paradas aos usuários.”
Já o Marcopolo Torino, segundo a encarroçadora, pode ter capacidade para 47 passageiros sentados, além do motorista e cobrador, dependendo da configuração interna. A carroceria pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.
O modelo Torino está há mais de 30 anos no mercado. A nova versão foi lançada no ano passado com alguns diferenciais em relação à geração anterior, além das mudanças estéticas:
“novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna e, pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional… Internamente, o Torino oferece melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada. Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos.” – diz a Marcopolo na nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos

  1. Infelizmente aqui em SP ela não tem a minima chance,só da Caio,e Sr Ruas,triste a realidade.

    • Rodrigo, boa noite.

      A pintura do buzao de Sampa tirara a beleza e o charme dos Marcopolos.

      Quem sabe quando a pintura se modernizar…

      Att,

      Paulo Gil

      • Você sabe se os encostos de cabeça dos ônibus da marcopolo são confortáveis? Pois nos novos modelos da caio estão péssimos!

  2. O problema em SP, e que a dona da CAIO e a dona da maior empresa de transporte de SP, se faço o que preciso porque vou comprar, a falta de concorrência desestimula a qualidade.

  3. Só em SP que não tem Marcopolo,pelo menos na Capital infelizmente,sem concorrência sem qualidade.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos - Sem Categoria - Campione Veículos
  2. Marcopolo comemora participação em grandes centros urbanos | Campione

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: