Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto

ônibus

A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro, não será mais possível pagar as tarifas de ônibus em Ribeirão Preto com dinheiro.

Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto
Medida vale a partir desta quarta-feira. Filas para passageiros adquirirem cartão-transporte geraram espera de quase duas horas
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2014, não será mais possível pagar as passagens de ônibus municipais com dinheiro em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo.
O passageiro deve obrigatoriamente ter um cartão eletrônico.
Os cartões são destinados a diversos públicos:
– Cartão Empresarial, para pessoas que fazem deslocamentos a serviço para empresas e estabelecimentos comerciais.
– Cartão Especial: para pessoas com algum tipo de deficiência e que contam com gratuidade
– Cartão Especial com Acompanhante: para pessoas com algum tipo de deficiência que possuam acompanhantes fixos nos deslocamentos
– Cartão Estudante: que dá desconto de 50% na passagem de ônibus para estudantes do ensino regular ou de cursos reconhecidos pelo MEC.
– Cartão Estudante Gratuito: que, dependendo da renda da família do estudante, dá isenção total na tarifa
– Cartão Senior: para idosos com direito a gratuidade.
– Cartão Vale-Transporte: cujas passagens são pagas pelas empresas empregadoras, com participação do trabalhador de acordo com a lei federal.
– Cartão Cidadão: para os moradores de Ribeirão Preto e região que não se enquadram nas outras categorias.
– Cartão Expresso: feito para ser carregado com poucas viagens e que pode ser adquirido nos 20 terminais de autoatendimento de Ribeirão Preto. O bilhete é destinado para passageiros eventuais, que não usam constantemente o transporte coletivo.
As filas nos postos volantes para a confecção dos cartões geraram uma espera de quase duas horas.
O passageiro, para evitar este transtorno, pode fazer a solicitação dos cartões pela internet.
São dois endereços: www.portalcidadao.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br
Após o cadastro, o cartão vai ser enviado à casa do passageiro pela Empresa de Correios e Telégrafos em três dias úteis. Junto virá um folheto com explicações de como o passageiro pode desbloquear o cartão.
O total de postos de recarga foi ampliado de 250 para cerca de 400. Os endereços podem também ser conferidos no site: o site www.ritmoribeirao.com.br pelo ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.
O Consórcio Pró-Urbano e a Transerp, que é a autarquia que gerencia os transportes em Ribeirão Preto, também criaram uma promoção: “Recarregou, Ganhou”. A cada dez viagens compradas, o passageiro ganha uma viagem gratuita que pode ser usada aos domingos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto

  1. PRORROGADO PARA 11/10 pois boa parte da população deixou para última hora, filas imensas e muitas horas de espera essa semana nos terminais para adquirir o cartão: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j362exibeNoticia2.htm?id=29608

  2. Amigos, bom dia.

    Pode-se concluir que os cobradores nao estarao mais presentes no buzao ?

    Att,

    Paulo Gil

  3. Achei muito radical, tem que ter cartão para vender em bares, e padarias, papelarias e afins, senão e desumano.

  4. Alexandre de Souza - Guarulhos/SP // 30 de setembro de 2014 às 11:26 // Responder

    Ótima iniciativa de Ribeirão Preto, com isso irá diminuir a possibilidade de assaltos aos coletivos e passageiros…mais e os cobradores, como ficam?

    s/SP

  5. Então seguindo essa lógica incoerente se um cartão substitui o dinheiro então eu posso comprar minha passagem com chiclete!!!

  6. Os cobradores em Ribeirão já haviam sido retirados bem antes até esta decisão de retirar o dinheiro dos ônibus os motoristas que faziam as cobranças

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: