Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto

ônibus

A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro, não será mais possível pagar as tarifas de ônibus em Ribeirão Preto com dinheiro.

Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto
Medida vale a partir desta quarta-feira. Filas para passageiros adquirirem cartão-transporte geraram espera de quase duas horas
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2014, não será mais possível pagar as passagens de ônibus municipais com dinheiro em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo.
O passageiro deve obrigatoriamente ter um cartão eletrônico.
Os cartões são destinados a diversos públicos:
– Cartão Empresarial, para pessoas que fazem deslocamentos a serviço para empresas e estabelecimentos comerciais.
– Cartão Especial: para pessoas com algum tipo de deficiência e que contam com gratuidade
– Cartão Especial com Acompanhante: para pessoas com algum tipo de deficiência que possuam acompanhantes fixos nos deslocamentos
– Cartão Estudante: que dá desconto de 50% na passagem de ônibus para estudantes do ensino regular ou de cursos reconhecidos pelo MEC.
– Cartão Estudante Gratuito: que, dependendo da renda da família do estudante, dá isenção total na tarifa
– Cartão Senior: para idosos com direito a gratuidade.
– Cartão Vale-Transporte: cujas passagens são pagas pelas empresas empregadoras, com participação do trabalhador de acordo com a lei federal.
– Cartão Cidadão: para os moradores de Ribeirão Preto e região que não se enquadram nas outras categorias.
– Cartão Expresso: feito para ser carregado com poucas viagens e que pode ser adquirido nos 20 terminais de autoatendimento de Ribeirão Preto. O bilhete é destinado para passageiros eventuais, que não usam constantemente o transporte coletivo.
As filas nos postos volantes para a confecção dos cartões geraram uma espera de quase duas horas.
O passageiro, para evitar este transtorno, pode fazer a solicitação dos cartões pela internet.
São dois endereços: www.portalcidadao.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br
Após o cadastro, o cartão vai ser enviado à casa do passageiro pela Empresa de Correios e Telégrafos em três dias úteis. Junto virá um folheto com explicações de como o passageiro pode desbloquear o cartão.
O total de postos de recarga foi ampliado de 250 para cerca de 400. Os endereços podem também ser conferidos no site: o site www.ritmoribeirao.com.br pelo ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.
O Consórcio Pró-Urbano e a Transerp, que é a autarquia que gerencia os transportes em Ribeirão Preto, também criaram uma promoção: “Recarregou, Ganhou”. A cada dez viagens compradas, o passageiro ganha uma viagem gratuita que pode ser usada aos domingos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

7 comentários em Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto

  1. PRORROGADO PARA 11/10 pois boa parte da população deixou para última hora, filas imensas e muitas horas de espera essa semana nos terminais para adquirir o cartão: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j362exibeNoticia2.htm?id=29608

  2. Amigos, bom dia.

    Pode-se concluir que os cobradores nao estarao mais presentes no buzao ?

    Att,

    Paulo Gil

  3. Achei muito radical, tem que ter cartão para vender em bares, e padarias, papelarias e afins, senão e desumano.

  4. Alexandre de Souza - Guarulhos/SP // 30 de setembro de 2014 às 11:26 // Responder

    Ótima iniciativa de Ribeirão Preto, com isso irá diminuir a possibilidade de assaltos aos coletivos e passageiros…mais e os cobradores, como ficam?

    s/SP

  5. Então seguindo essa lógica incoerente se um cartão substitui o dinheiro então eu posso comprar minha passagem com chiclete!!!

  6. Os cobradores em Ribeirão já haviam sido retirados bem antes até esta decisão de retirar o dinheiro dos ônibus os motoristas que faziam as cobranças

  7. Eu sou de Bragança Paulista SP mas tenho parentes ae em Ribeirao Preto e sempre que vou visita los eu uso o transporte público desta cidade …portanto não sei como irei me deslocar da rodoviária quando eu chegar de viagem em Ribeirao pois não tenho cartão de nada do transporte coletivo desta cidade. ..somente tenho dinheiro. …Estou vendo que vou ter que me deslocar de táxi pela cidade pois o meu dinheiro não mais irá servir no ônibus da cidade. ..

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: