Táxis e ônibus recebem faixa na região da Água Rasa, em São Paulo

táxis

Táxis em São Paulo e também os ônibus ganham mais um trecho de faixas para tráfego

Táxis e ônibus ganham faixas na região da Água Rasa
Espaços somam um quilômetro e cem metros em duas vias
ADAMO BAZANI – CBN
Os táxis e também os ônibus passam a contar com mais um quilômetro e cem metros de faixas para tráfego a partir desta segunda-feira, dia 29 de setembro de 2014.
Os espaços compartilhados à direita das vias são na região da Água Rasa e funcionam da seguinte maneira:
– De segunda-feira a sexta-feira, das 6 horas da manhã às 9 horas da manhã, no sentido cento da Avenida Regente Feijó, entre a Avenida Vereador Abel Ferreira e a Avenida Água Rasa.
– Já na parte da tarde, recebe faixa deste tipo a Rua Marechal Barbacena, entre a Avenida Álvaro Ramos e a Rua Guapeva. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das cinco horas da tarde às oito horas da noite, no sentido bairro.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, passam pelo trecho de faixa na Avenida Regente Feijó, 67 mil passageiros por dia. Já pela Rua Marechal Barbacena, os ônibus transportam 61 mil passageiros por dia.
A CET não soube informar quantas pessoas são transportadas pelos táxis nestes espaços.
Desde o dia 13 de setembro, por decisão da prefeitura de São Paulo, táxis com passageiros podem trafegar, embarcar e desembarcar nas faixas de ônibus.
Contrariando três estudos sobre corredores que ficam à esquerda, onde os táxis não podiam fazer paradas,e que constataram que a presença destes veículos reduz em média 25% a velocidade dos ônibus, a prefeitura disse que nas faixas á direita a circulação dos táxis não interfere no tempo de viagem de quem usa transporte coletivo.
O Ministério Público de São Paulo não viu lógica na constatação da prefeitura e pediu que os estudos sobre os táxis nas faixas à direita fossem entregues ao órgão.
A administração tem até o dia 15 de outubro para mostrar os dados ao Ministério Público que, dependendo da análise do material, pode entrar na Justiça contra a prefeitura de São Paulo para que a permissão aos taxistas seja revertida.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Táxis e ônibus recebem faixa na região da Água Rasa, em São Paulo

  1. Eu só acho que as faixas deveriam ser exclusivas para os ônibus, pois desde que os táxis retornaram a utilizar as faixas de ônibus, eu senti que o tempo de viajem ficou maior.

  2. Rafael Dan de Souza // 30 de setembro de 2014 às 10:57 // Responder

    Olà Adamo tudo bem Hoje eu estava na linha 574J/10 metrô Conceição terminal carrao e o cobrador estava comentando que a linha que pertence a via sul irá passar a ser de cooperativa só que infelizmente eu não sei o dia que vai ocorrer se realmente for. Eu gostaria se possível saber se realmente isso irá acontecer e se for eu acho que a linha vai ser totalmente alterada de percurso pois essa cooperativa e de microônibus e não iria agüentar a demanda daqui até o metrô Conceição eu já procurei no site da sptrans e não achei nenhuma resposta e também pela proprio google e também não consegui. Um abraço Rafael Dan

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: