Ônibus gratuito nas eleições vai custar R$ 3,6 milhões em Manaus
Publicado em: 28 de setembro de 2014

Ônibus em Manaus serão gratuitos nos dias de eleições. Apesar de legal, a prática pode induzir indiretamente o eleitor? Independentemente das questões éticas, benefício vai custar aos cofres públicos R$ 3,6 milhões.
Ônibus gratuito nas eleições vai custar R$ 3,6 milhões em Manaus
Ao todo serão disponibilizados 1 mil 407 coletivos. A prática é legal, mas pode induzir o eleitor?
ADAMO BAZANI – CBN
Informações Jornal A Crítica
No próximo domingo, dia 05 de outubro, quando haverá as eleições para os cargos de deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República, quem mora em Manaus vai poder contar com ônibus gratuito.
O transporte de eleitores é proibido se for pago por candidatos, partidos políticos ou entidades ligadas aos postulantes e líderes partidários, como institutos e fundações.
No caso de Manaus, os ônibus gratuitos são do sistema urbano e o transporte faz parte de um acordo entre a prefeitura e o TRE – AM – Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas.
A prática é legal, mas se discute se o transporte gratuito pode indiretamente induzir o eleitorado que pode pensar “nossa, como este prefeito é bom, acho que vou votar nos candidatos que ele apoia”.
Independentemente desta discussão no campo da ética, em relação aos recursos públicos, o transporte gratuito dos eleitores vai ter um custo significativo.
De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, a prefeitura vai desembolsar para as empresas de ônibus R$ 3,6 milhões no primeiro turno. Se houver segundo turno, serão mais R$ 3,6 milhões.
Segundo a SMTU, toda a frota de escala da semana, 1 mil 407 veículos, estará nas ruas neste domingo. Havendo o segundo turno, seja para o governo do estado, presidência da República ou os dois, no dia 26 de outubro, a frota será a mesma.
A gratuidade não vale para os serviços de micro-ônibus e vans.
Segundo a prefeitura, o objetivo de ceder os ônibus gratuitamente durante todo o dia, não só no horário da votação, é evitar evasão de eleitores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


Quem paga ???
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro
Amigos, boa noite.
Ledo engano.
Quem vai desembolsar 3,6 ou 7,2 milhoes de Reais, serao os contribuintes de Manaus e nao a Prefeitura de Manaus.
Pode ser legal, mais de graca NUNCA.
Como e facil fazer cortesia com o chapeu alheio.
Att,
Paulo Gil