Suzantur fará entrega de 42 ônibus novos em Mauá

Banner divulgado pela Suzantur que vai apresentar novos ônibus no domingo, dia 28.

Banner divulgado pela Suzantur que vai apresentar novos ônibus no domingo, dia 28.

Suzantur fará a entrega de 42 ônibus neste domingo em Mauá
Contrato assinado com a prefeitura prevê a colocação de 248 veículos até dezembro
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa Suzantur anunciou nesta quinta-feira que fará no domingo, dia 28 de setembro de 2014, a apresentação de 42 veículos zero quilômetro para o sistema de transportes de Mauá, na Grande São Paulo.
A companhia de ônibus foi considerada vencedora pela prefeitura de Mauá após um polêmico processo licitatório. A Suzantur vai operar sozinha todas as 49 linhas de ônibus municipais de Mauá.
Antes de descredenciar as duas operadoras de ônibus anteriores, Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros, o prefeito Donisete Braga e o ex-secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio, prometeram à população que o monopólio dos transportes não voltaria no município. Até 2010, os serviços eram prestados exclusivamente por Baltazar José de Sousa com as empresas Viação Barão de Mauá e Viação Januária.
A partir desta data, entrou na cidade a Leblon Transporte de Passageiros com 88 ônibus zero quilômetro, já com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Após ser palco de disputas judiciais entre a Leblon e Baltazar com empresários ligados a ele, os transportes de Mauá registraram mais uma polêmica.
Donisete Braga e Paulo Eugênio acusaram a Leblon e a Viação Cidade de Mauá de supostas consultadas não autorizadas ao sistema de bilhetagem eletrônica.
A acusação não foi consenso nem na própria prefeitura. Em 27 de junho de 2013, a procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, recomendou uma nova sindicância e acatou os argumentos da Leblon de que as consultas não só foram autorizadas pela prefeitura, como as empresas receberam treinamento por parte de funcionários do poder público.
A recomendação não foi seguida por Paulo Eugênio e Donisete Braga.
O caso ainda é discutido judicialmente.
CARACTERÍSTICAS DOS ÔNIBUS:
De acordo com o contrato de licitação, a Suzantur tem de apresentar até dezembro 248 ônibus zero quilômetro.
Até o final de outubro, devem estar em circulação 57 veículos novos.
Além destes ônibus, a empresa já havia adquirido 13 ônibus zero quilômetro.
A frota da Suzantur é ainda uma das maiores reclamações da população de Mauá.
Antes mesmo da licitação, a empresa começou a operar por um contrato emergencial.
A companhia colocou nas ruas ônibus usados que eram de empresas como Oak Tree (que faliu na cidade de São Paulo), Viação Estrela de Mauá (de Baltazar José de Souza e, posteriormente, David Barioni Neto – que tentou tirar a Leblon de circulação), Viação Guaianazes (de Ronan Maria Pinto), Viação Piracicabana (de Constantino de Oliveira), Mobibrasil (de Niege Chaves) e companhias do Rio de Janeiro.
Todos os ônibus que serão apresentados à população são de motorização Euro V, que seguem os atuais padrões internacionais de restrição de emissão de poluentes, e possuem itens de acessibilidade, como elevadores para cadeira de rodas e bancos especiais que obedecem os padrões em vigor para obesos, portadores de deficiência física, gestantes e pessoas que se recuperam de procedimentos cirúrgico.
Do total de 57 ônibus novos, os modelos possuem as seguintes características:
15 convencionais de motor dianteiro
02 de 15 metros de comprimento e três eixos, de motor dianteiro
10 micro-ônibus
30 midis (micrões).
Não serão apresentados ônibus articulados.
Hoje a frota de Mauá conta com 210 ônibus. Alguns ainda são da Viação Cidade de Mauá, que ainda opera, apesar do descredenciamento. A prefeitura optou por retirar a Leblon de uma só vez e a empresa de Baltazar de maneira gradativa, alegando questões jurídicas.
Até o final do ano, a frota deve aumentar para 248 veículos.
A empresa também terá de instalar 300 novos abrigos nos pontos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

9 comentários em Suzantur fará entrega de 42 ônibus novos em Mauá

  1. Antonio cezio de paula // 26 de setembro de 2014 às 01:51 // Responder

    so deus agora pra abemçoar o povo de maua e mudar a cabeça deste prefeito eu ainda voltar tenho esperança que a leblon um dia vai voltar em maua

  2. Adamo vc vai publicar os midis da Express transportes urbanos no blog se for vc pode faze uma pergunta pra eles se vai compra articulados e se tem outra compra no final do ano

  3. Será que mesmo depois dessa perseguição feroz em que a Leblon foi vítima e tendo que vender toda a sua frota de Mauá, ela ainda quer voltar a operar lá?

  4. Rodrigo Aparecido Reis // 27 de setembro de 2014 às 03:07 // Responder

    Mais um bom motivo para eu odiar esse prefeito salafrário, desgraçado! É o fato dessa porcaria de empresa não contar com ônibus articulados!!!! Não estou nem um pouco contente com isso! Não merece nem nota zero!

  5. Viúvas da Leblon, esqueçam esse assunto da empresa voltar. Teremos que engolir a Sucatur. O jeito é cobrar transporte de qualidade deles. Se não melhorar o transporte, respondemos eles nas urnas.

  6. Adamo, como anda a LICITAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP?? o q essa competente empresa q o Haddad contratou a “peso de ouro”, já apurou?? e essas linhas q hj em dia ainda são operadas por cooperativas, mas q vão a região central da Cidade? o q será do sofrido povo q depende da SPTrans? e essa Area 4 tão polemica? Misericórdia! abraço!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: