Grupo mostra força das redes sociais para um transporte limpo e de qualidade

Defesa do Trólebus

Grupo “Defesa do Trólebus” reunido na garagem da Metra, em São Bernardo do Campo, comemorando os nove anos de existência. Entusiastas, técnicos e estudiosos da área de transportes mostram a importância e a força das redes sociais no setor, que não se limitaram apenas a discussões pela internet, mas resultaram em reuniões com representações políticas e autoridades de transportes. Imagem na área de manutenção da empresa Metra – ao fundo, trólebus suspenso passando por reparos Foto: Adamo Bazani

Grupo mostra a força das redes sociais para um transporte limpo e de qualidade
“Defesa do Trólebus” nasceu de uma insatisfação quanto à possibilidade de sistema de ônibus elétrico ter acabado em São Paulo no início dos anos 2000. Para comemorar nove anos, técnicos e entusiastas realizaram encontro em garagem de empresa que opera trólebus no ABC
ADAMO BAZANI – CBN
A insatisfação sobre o risco real que São Paulo correu em 2004 de ver o seu sistema de trólebus acabar, o gosto pelos transportes e ideais em prol de um meio ambiente melhor, com menos poluição, foram os elementos que uniram neste ano um grupo de técnicos, estudiosos e entusiastas.
O meio para que todas as pessoas com interesse em comum pudessem ampliar seu círculo de conhecimento, amizades e discussão foi a internet.
O Grupo Defesa do Trólebus surgiu oficialmente nas redes sociais em 19 de setembro de 2005, ainda na época que o Orkut era um dos principais sites de relacionamento.
Para comemorar os nove anos de existência, entusiastas, técnicos formados na área de transportes e estudiosos do setor que formam o grupo, realizaram neste sábado, dia 20 de setembro de 2014, um encontro na garagem da Metra – Sistema Metropolitano de Transportes Ltda., empresa que opera ônibus, trólebus, ônibus elétrico com baterias e ônibus elétricos híbridos no Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao bairro do Jabaquara, na zona Sul, pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista, além da extensão entre a cidade de Diadema e a Estação Berrini, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na zona Sul de São Paulo.
Muitos grupos de redes sociais surgem com uma determinada moda ou movimento, mas logo depois acabam ou caem no esquecimento.
O segredo para que o “Defesa do Trólebus” conseguisse chegar a nove anos, mesmo com a mudança das plataformas nas
redes sociais, é que os integrantes não se limitaram às discussões confortáveis dentro de casa pela web, mas foram à luta, inclusive com reuniões na Câmara Municipal de São Paulo e na Secretaria Municipal de Transportes para que o sistema de ônibus limpos na cidade, que chegou a estar entre os maiores do mundo, não desaparecesse, como explica o presidente do Defesa do Trólebus, Marcos Galesi.
“O Grupo Respira São Paulo, que sempre defendeu um transporte que ofereça qualidade e ao mesmo tempo respeite o meio ambiente, é formado por estudiosos e pessoas engajadas nesta causa. Em 2004, seus membros, entre eles eu, se indignou com o desmantelamento do sistema de ônibus não poluentes na cidade de São Paulo. Nesta época, várias linhas tinham sido desativadas. São Paulo chegou a ter mais de 500 quilômetros de rede de para os veículos elétricos e 555 trólebus. Tudo isso estava acabando e resolvemos reagir” – relembra Marcos Galesi.
Na época, a rede social em evidência era o Orkut. Galesi disse que não teve dúvidas em criar um perfil.
Como esta é uma das características da internet, atrair pessoas com idéias e objetivos comuns, mesmo que fisicamente distantes, logo o Grupo Defesa do Trólebus passou a despertar a atenção de pessoas que também não concordavam com a redução da rede de ônibus não poluentes na cidade de São Paulo.
Foi o caso de Jahir Zanetti Júnior, membro atuante do grupo.
“Comecei a ver notícias a respeito das desativações das linhas de trólebus. Sempre admirei este sistema por saber que ele tem um custo viável de operação, oferece conforto aos passageiros e não emite poluentes em sua operação. Pesquisando na internet encontrei o Defesa do Trólebus e não tive dúvidas em participar” – conta Zanetti.

Defesa do Trólebus

Visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores da empresa que opera ônibus convencionais e elétricos, entre eles, o CCO – Centro de Controle Operacional, de onde os profissionais acompanham por GPS nos ônibus e por telões, em tempo real, a prestação de serviços. Foto: Adamo Bazani

Assim, as discussões pela internet se converteram em audiências com vereadores e autoridades na área de transportes, como explica outro membro do Defesa do Trólebus, Ricardo Salzano Milani.
“Mostramos o quanto a população estava insatisfeita com o risco do fim dos trólebus em São Paulo e a força desta população unida. Foram várias reuniões. Iam acabar com a garagem do Tatuapé (de trólebus, na zona Leste de São Paulo) e fizemos barulho, mas tudo no campo do debate, da reivindicação e com argumentos técnicos em defesa do trólebus” – relembra Milani.
Marcos Galesi relembrou que em 2006, após reivindicações, reuniões e apresentação de estudos, uma das conquistas de quem defende a mobilidade limpa foi inclusão em editais públicos da obrigatoriedade da compra de 140 trólebus novos para a cidade de São Paulo.
A conclusão desta meta demorou, mas o número foi até mesmo superado.
Hoje a cidade de São Paulo não tem mais os 555 ônibus elétricos, são 201. Antes de todo o trabalho em prol da manutenção da rede que restou e da renovação dos veículos, eram 192 trólebus.
Além do “Respira São Paulo” e do “Defesa do Trólebus”, a causa em prol da mobilidade limpa começou naquela época a contar com um blog informativo que hoje é um portal referência de notícias na área o Via Trólebus, de Renato Lobo , que além de ser entusiasta é técnico na área de transportes: http://viatrolebus.com.br/
Atualmente, o “Defesa do Trólebus” está no Facebook.
EMPRESAS ASSIMILAM A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS:

Trólebus Cobrasma

Além de ter acesso a áreas da empresa como o CCO, manutenção, funilaria, o grupo formado por admiradores de ônibus também teve a oportunidade de fotografar e conhecer melhor os veículos, tanto os modernos, como os mais antigos, que despertam saudades em muitos entusiastas, e que hoje fazem parte do acervo de memória da empresa e são usados para treinamento dos profissionais. Foto: Adamo Bazani.

Em qualquer ramo de negócios, é necessário estar atento aos movimentos, tendências e anseios do público.
Isso ocorre desde os primeiros empreendimentos, principalmente no período pós Revolução Industrial, que teve início no século 18, na Inglaterra.
Como o mercado ganhava mais força em relação aos poderes políticos e eclesiásticos da época, mesmo que num processo lento e gradativo, cada vez mais o conceito de “cliente” dominava a visão dos negócios.
Para crescer, total ou parcialmente, o cliente deveria ser atendido, mas, para isso, antes era preciso ouvi-lo de alguma maneira.
Hoje, as redes sociais ganharam destaque em expressar, mesmo que de forma ainda não completa e fiel, as necessidades do cliente e da população.
Atualmente, as empresas que não se atentam a estas redes, mesmo nos ramos mais conservadores como os transportes, podem estar perdendo oportunidades e terreno.
É equivocado dizer que a população e as empresas prestadoras de transportes possuem interesses distintos. É claro que pode haver em alguns momentos objetivos ou prioridades diferentes, mas transporte de qualidade, que não seja alvo de reclamações constantes que possam denegrir a imagem do operador e do gestor público, é um alvo em comum entre a população, técnicos, mundo acadêmico e bons administradores governamentais e bons empresários de ônibus.
Assim, a empresa de transportes que se preocupa em ouvir o cliente, que é o passageiro, e não só ouvi-lo, mas se comunicar com ele, acaba colhendo benefícios para seu próprio negócio e operação.
O coordenador da área de comunicação da Metra, empresa visitada pelo grupo Defesa do Trólebus, Thiago Terci, explica que a colaboração dos passageiros e de grupos em redes sociais é essencial para a marca da empresa e para a prestação de serviços.
“Movimentos como o Defesa do Trólebus, busólogos (pessoas que admiram ônibus) e entusiastas pelas redes sociais ajudam a divulgar o trabalho que a empresa faz, principalmente dentro da garagem e que não é conhecido pelos passageiros para que os serviços venham ser prestados com qualidade. Além disso, este público é diferenciado porque tem a visão do passageiro e também de quem gosta e entende do assunto. Assim, as reclamações e sugestões que recebemos são bem embasadas e contribuem muito para a melhoria dos serviços” – conta Terci.
A Metra não se limita, no entanto, a receber as opiniões nas redes sociais. A empresa decidiu investir em comunicação.
Além de assessoria de imprensa e setor de marketing, a Metra conta com perfil oficial no Facebook, Twitter e um canal no Youtube.
O “Metra TV” coloca no ar todas as sextas-feiras reportagens sobre transportes, meio ambiente e o trabalho específico da companhia de ônibus e trólebus. Os vídeos podem ser conferidos no site da empresa, que também passou recentemente por processo de modernização: http://www.metra.com.br/
“Encontros como este são vistos pela Metra como importantíssimos para aproximar a empresa do público. Incentivamos a participação da população e mostramos para os passageiros o que fazemos em prol da melhoria dos transportes, sempre dispostos a ouvir novas opiniões. Neste encontro contamos com pessoas que, claro, adoram ônibus, mas há também aqueles que se identificam também com as ações ambientais e sociais da empresa” – disse Thiago Terci.
A visita possibilitou que os entusiastas tivessem acesso a áreas da empresa como o CCO – Centro de Controle Operacional, onde pelo GPS dos ônibus e por telões, profissionais acompanham em tempo real a prestação de serviços, manutenção, funilaria, e obviamente, aos veículos, tanto os modernos como os históricos que a empresa mantém no acervo e utiliza para o treinamento de funcionários.
E como rede social e comunicação são os assuntos, o encontro também teve a participação de estudantes de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo que se impressionaram com o engajamento do Grupo Defesa do Trólebus e o trabalho interno que é realizado por uma empresa de ônibus, inclusive na área de marketing.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

22 comentários em Grupo mostra força das redes sociais para um transporte limpo e de qualidade

  1. Sinceramente é emocionante ler este tipo de reportagem caro Adamo Bazani, digo isso porque desde 2005 foram feitos vários trabalhos para o resgate, e o prestigio e da importância do Sistema Trolebus de São Paulo onde obtivemos vitórias, o inicio dos eventos com os 56 anos do sistema Trolebus promovido pelo Via Trolebus no dia 21 de Abril na qual tivemos como parceiros os amigos do bem que levou os alimentos doados para instituição, tivemos passeios, tivemos eventos que nos apoiaram como a VVR com nosso amigo Kaio Lafontaine, eventos como a BBF com Douglas de Cézare, Juverci, entre outros, tivemos o apoio do pessoal do Railbuss e tivemos o evento na qual até hoje é comemorado e está no calendário da cidade de São Paulo enfim, foram ações para mostrarmos para a população a importância do Sistema Trolebus na cidade de São Paulo e tudo isso não podemos esquecer que tivemos uma empresa com grande visão de futuro que nos apoiou em todos nossos eventos a METRA e é por isso que escolhemos comemorar com nossa maior parceira e também é uma forma de comemorarmos nossa parceria. Sinceramente, repito simplesmente EMOCIONANTE por isso eu escolhi ser Técnico em Transportes e com orgulho do tamanho do universo me formado pela ETESP BOM RETIRO na qual tive ótimos professores na qual destaco o Angelo Fêde SPTrans, Marcelo, Claudirene,Miguel CET, Débora,Dirce Bertran, e sem contar que tive como grandes inspirações para me dedicar à área de Transportes como Ayrton Camargo e Silva, Adriano Branco, Gabriel Branco, professor Paulo Saldiva. e os amigos da Eletra como José Antônio e a Ieda Maria e também o empreendedorismo, coragem e dedicação de Dna Beatriz Setti Braga que sempre apoiou as nossas iniciativas.
    Aproveito e dou meus parabéns a todos que participaram de nosso evento e obrigado pela cobertura jornalistica e as jornalistas da Metodista que também participaram e repito o que te disse quero futuramente uma boa parceria com os estudantes de Jornalismo Aliás todas as parcerias são muito bem vindas.

  2. Parabens a todos os envolvidos. Guerreiros.,.

  3. É bastante gratificante ler essa matéria e com certeza nos enche de orgulho. A divulgação pelas redes sociais é importante e consegue alcançar milhares de pessoas.

  4. Amigos, boa noite.

    Agorz os troleibus, nao precisam mais de redes e alavancas, portanto todo centro urbano tem de rodar com os buzoes movidos a bateria, sem mais delongas.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Amigo Paulo Gil tudo bem??

    A tecnologia por baterias ainda é um produto caro, e ainda há países no mundo que ainda estão escolhendo trolebus porque já é uma tecnologia consolidada, mas o Defesa do Trolebus é aberto a novas inovações não poluentes, e a luta do Defesa é além do transporte limpo defendendo também a Sustentabilidade, a Mobilidade e a Acessibilidade estes são os nossos ideais.
    Agora, o mais difícil de tudo é convencer Poder Público, e empresários em prol desta luta.
    Se você gostaria de nos ajudar na defesa de um transporte limpo, da mobilidade e da sustentabilidade, faça parte do nosso Defesa do Trolebus.

  6. Olá Galesi,

    Não fosse a luta travada pelo grupo, nem saberíamos o que é trolebus. Valeu a pena.
    Fico feliz de ter participado ativamente.
    Abraços a todos!

  7. Parabéns pelo belo e importante trabalho!
    Tão importante quanto os trólebus é o destaque permanente que o grupo dá ao transporte sustentável, não poluente e não degradante da cidade.

    • Muito obrigado amigo Luiz Vilela
      Tudo em pról do transporte limpo, agora também estaremos atuando na Mobilidade, Sustentabilidade e também na Acessibilidade. Abraços

  8. Boa tarde pessoal!

    Lutamos por um transporte sustentável, e sempre!

    Um trabalho importante que conta a história do trólebus, um modal para o transporte urbano que poupa o diesel, uma tecnologia que está sempre a serviço da sustentabilidade e tornou-se símbolo da capital e Grande SP!

    E fico feliz por ter participado deste grande evento, e que venham mais para que eu continue participando sempre!!!

    Abraços a todos!

  9. agradeço a visita técnica da metra foi muito produtiva e tive a sensação de sonho realizado

  10. Uma ótima reportagem do Adamo. Agradecer ao Galesi e ao Felipe Alves pela oportunidade. Já estive no Dia de Fazer a Diferença na Metra mas com um grupo em visita organizada não (espero que um dia a APBus, da qual eu participo, possa um dia fazer uma visita na Metra). Fomos bem recebidos desde a portaria e durante toda a visita na Metra pelo Tiago e pelo Dantas. Sou a favor dos trólebus. Gosto desse tipo de transporte que é LIMPO E NÃO POLUI. Isso vem desde os famosos Villarinhos da CMTC (depois Transbraçal) que nunca tive a oportunidade de andar, passando pelos Amazonas, San Remo (CMTC) e depois Torinos GV da Eletrobus até os dias hoje com os modernos BRT da Ambiental aqui em São Paulo. Espero que o trólebus evolua cada dia mais. Abraço.

  11. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 23 de setembro de 2014 às 11:49 // Responder

    Bom dia Internautas,

    Olha minha opinião como usuário, o que tenho a dizer é: Se não tivesem colocado a Martaxa na PSP jamais veriamos aqueles Marfeza e os Mega parados no Patio da Guido Calo, entre outros que estão espalhados na Capital Paulista.

    Como estes veiculos tem a vida util maior do que os veiculos à diesel, com certeza o dinheiro que foi gasto poderia ser revetido nos corredores, na modernização destes trolebus parados; quanto a acessibilidade aos Portadores de Necessidades Especiais.

    Adamo no seu acervo você tem as fotos daqueles Monika que operava na TB, eles operavam nos Corredores Norte / Sul??

  12. Sergio Santo André // 23 de setembro de 2014 às 19:07 // Responder

    Certa vez, em um comentário que fiz em uma foto do site onibusbrasil, o qual gosto muito e que vc Adamo também faz parte, comentei sobre a pintura dos ônibus de um grupo o qual não vou citar o nome, e um colega disse: “os empresários estão se lixando prá opinião dos busólogos”. Depois de ver essa matéria sobre os trólebus, começo a discordar da opinião do colega de site. Sim, os empresários devem com certeza prestar mais atenção no que nós comentamos, pois além de entusiastas como eu, somos também usuários e formamos opinião prá muita gente !!!!!

  13. Sergio Santo André // 23 de setembro de 2014 às 19:14 // Responder

    Fico ainda mais feliz em saber da “rapaziada” que está por trás de tanta mobilização, apesar de não conhecer de perto mas seus nomes a tempos rodeiam os sites de transporte. Nomes como Douglas de Cézare, Luiz Vilela, o pessoal do saudoso Railbuss, que era sensacioanal, e tantos outros que vejo com frequencia e que com certeza são fortes formadores de opinião. Parabéns a Metra por sempre estar dando suporte a essa galera e a vc Adamo por mais essa “maravilha” de reportagem, entre tantas outras já publicadas !!!

  14. Gostaria de agradecer ao Adamo Bazani pela matéria e reportagem que fala sobre o transporte limpo e ecológicamente correto.Abraços.

  15. Parabéns a todos do defesa do trolebus pela visita técnica na metra e tb para própria metra pela ótima recepção a turma do defesa em suas instalações. ..e vamos a luta mostrando as empresas e aos políticos em dados técnicos como é bom investir em trolebus e onibus menos poluentes na nossa região. ..Parabéns tb ao Adamo Bazani pelo espaço….Galera do Defesa Parabéns. …como próprio Galesi diz a luta continua. Bora para próxima

  16. O nível cultural de um povo também é medido pela sua participação como indivíduo nas questões importantes da sociedade. Embora seja uma empresa privada a METRA TRANSPORTES atende à população de forma brilhante,ouvindo-a e buscando incessantemente melhorias. Cumprimentamos o amigo Marcos Galesi e toda sua equipe e à diretoria da empresa através de seu assessor de imprensa Thiago Terci e colaboradores, que, dentro dessa filosofia de integração com seu público, abre suas portas de forma tão simpática a todos nós. Kaio Castro – Presidente Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro.

  17. E muito satisfatorio fazer parte desse grupo, desta familia, fico orgulhoso em saber que nossa familia DTO esta alcançando niveis superiores, obtendo reconhecimento, mostrando com exito nossa força.
    Quero deixar meus agradecimentos a metra pela otima recepçao e principalmente por ter aberto suas portas humildemente ao DTO
    Parabens a todos do DTO e a metra. E ao amigo Adamo pela matéria divulgando ainda mais nossa luta por um transporte limpo e sustentavel….
    Familia DTO todos unidos com um unico proposito uma qualidade de vida melhor com um ar mais limpo, com um transporte sustentavel de qualidade…

    Parabens a todos

  18. Parabéns ao Defesa do Trólebus que promoveu essa visita e olha que foi excelente, tudo correu super bem, foi tudo bem tranquilo.. Podia ter mais rsrsrs… Que continuemos assim e que as portas se abram!!

  19. Ahh e complementando Adamo e Galesi, foi uma visita de alto nível com pessoas que realmente prezam o hobby,sem ter bozós chatos e mal educados!

  20. Que pena que a Metra não tem no RJ tbm. Parabéns a essa empresa, muito boa por sinal.

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