Donisete Braga faz vistoria em catracas de integração e “promove” Suzantur em redes sociais

Publicado em: 11 de setembro de 2014

Mauá

Donisete Braga, prefeito de Mauá, vistoriou catracas que vão permitir integração entre ônibus e CPTM. No seu perfil pessoal em redes sociais postou foto ao lado de funcionários e ônibus da Suzantur. Ele também andou em ônibus novo da empresa. Imagem divulgada pelo prefeito causou polêmica nas redes sociais e internautas dizem que postagem sugere mostra falta de isenção de um gestor público ao exaltar empresa privada. – Foto publicada no Blog: Divulgação Prefeitura

Donisete Braga Suzantur

Prefeito Donisete Braga em ônibus da Suzantur. De acordo com passageiros no terminal, foi escolhido veículo novo da empresa contratada. Foto: Internet

Donisete Braga vistoria catracas de integração e divulga Suzantur em redes sociais
Promessa é de integração entre os trens da CPTM e os ônibus municipais a partir do dia 20 de setembro. Imagem no perfil do Facebook causou polêmica
ADAMO BAZANI – CBN
Uma sessão de fotos ao lado de ônibus e funcionários da Suzantur, empresa contratada para operar na cidade de Mauá, marcou as atividades do prefeito Donisete Braga nesta quarta-feira dia 10 de setembro, quando “vistoriou” os validadores das catracas que vão permitir integração e desconto de 50 centavos por sentido de viagem entre os ônibus municipais e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
De acordo com nota da prefeitura de Mauá, esse desconto começa a ser aplicado no próximo dia 20 de setembro. A promessa era para dezembro do ano passado, depois março deste ano, em seguida abril, mas agora o paço garante que a partir do dia 20 quem anda de ônibus e depois com o trem passará a gastar 50 centavos a menos por transferência. Na volta também será possível o desconto, mas de uma forma mais difícil. O passageiro terá de comprar nas estações da CPTM somente bilhetes de papel por R$ 3,00, depositar estes bilhetes na catraca da estação de trem de Mauá, encostar o Cartão SIM para registrar a compra. O desconto de 50 centavos só será aplicado dentro do ônibus municipal na volta.
A compra deste bilhete não será possível nas estações do Metrô. Assim, por exemplo, quem trabalha na região da Avenida Paulista pode ter o desconto de 50 centavos na ida porque o primeiro modal ferroviário é operado pela CPTM, mas depois o passageiro segue viagem na linha 2 Verde do Metrô.
Na volta, o primeiro meio de transporte é o metrô, onde não haverá os passes para Mauá. Assim, na prática, não haverá desconto.
Segundo a prefeitura, nos próximos dias serão realizados ajustes técnicos para o funcionamento do sistema.
Na oportunidade, o prefeito aproveitou para posar ao lado de ônibus e de funcionários da empresa contratada emergencialmente em outubro do ano passado e agora considerada vencedora da licitação, Suzantur. Ele também andou de ônibus da empresa.
Uma imagem se tornou pública pelo prefeito que a divulgou em seu perfil pessoal na rede social Facebook.
Na legenda, o prefeito diz que os transportes na cidade passam por reestruturação:
“Hoje estive no Terminal Central e conheci a Rosalina Saderi, a primeira mulher contratada como motorista na Suzantur em Mauá. Ela está trabalhando na linha Cerqueira Leite, e me disse que está muito feliz com toda a reestruturação pela qual está passando o transporte público em nossa cidade.”
O Blog Ponto de Ônibus procurou a assessoria de imprensa da prefeitura a respeito da opinião de internautas que na mesma rede social entenderam que a foto representa falta de isenção de um gestor público em relação a um prestador de serviços privados contratado pela administração municipal.
A resposta foi que “Adamo, para a sua informação, o perfil citado é do Donisete Braga”. – Reprodução na íntegra.
A reportagem tentou contato com o prefeito por telefone, mas dois números estavam indisponíveis de acordo com as operadoras de telefonia.
A Suzantur foi contratada pela prefeitura de Mauá após polêmico processo de descredenciamento das operadoras Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, e Leblon Transporte de Passageiros, da família Isaak.
Donisete Braga e o ex secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, hoje candidato, alegaram que as duas empresas “fraudaram” o sistema de bilhetagem eletrônica ao consultarem dados sem autorização.
A sindicância que levou a esta conclusão não foi unânime nem na prefeitura de Mauá e a procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, em parecer de 27 de junho de 2013, recomendou um novo processo de apuração.
A recomendação não foi acatada por Donisete e Paulo Eugênio.
Apesar de as duas empresas terem sido descredenciadas pelos mesmos motivos, só a Leblon foi retirada da noite para o dia. A Viação Cidade de Mauá deixa aos poucos o sistema, num procedimento que dura mais de nove meses. A prefeitura alega que o descompasso se deu porque uma liminar da Justiça de Manaus impedia a retirada da Viação Cidade de Mauá.
A Suzantur aluga uma garagem que pertence a Baltazar José de Sousa no Jardim Zaíra e opera com ônibus usados pela Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar e que tentava também tirar a Leblon dos serviços.
Claudinei Brogliato, sócio majoritário da Suzantur, disse que não tem relações empresariais com Baltazar.
A empresa deve trazer 40 novos ônibus até outubro.
Donisete afirmou em entrevistas anteriores do Blog Ponto de Ônibus que não perseguiu empresas de ônibus e que quer renovar os transportes da cidade, aumentando a frota de 210 para 248 ônibus e instalando 300 novos abrigos nos pontos.
O departamento jurídico da Leblon na ocasião considerou arbitrário o descredenciamento, sem ter “direitos plenos de defesa à empresa na esfera administrativa”. O caso ainda é discutido na Justiça.
A família Isaak, dona da Leblon, não fazia parte dos grupos de empresários que atuam no ABC Paulista há cerca de 30 anos. Segundo a companhia, pesquisa da Tectrans, empresa especializada em levantamentos sobre sistemas de transportes, mostrou que a Leblon chegou a ter 94% de aprovação dos passageiros entre respostas “ótimo”, “bom “ ou” regular”.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. marcelo disse:

    Capaz de reelegerem este traste petista aí… falo mais nada. O povo gosta de pastar nas mãos do PT. Se ilude com propaganda.

    1. sem duvida nenhuma voce esta certissimo.

  2. Francisco disse:

    Com está matéria,ficou mais que evidente o que todos já sabemos, existiu sim um movimento contra Leblon culminando nos desserviço a comunidade.

  3. Marques Augusto Cezar disse:

    A verdade e que são urnas fraudadas, essa é a verdade, os comerciais do TSE sobre a segurança das urnas eletronicas chegam a ser ridiculos! fora que quem falar demais e perseguido…
    Maua inteira fala que odeia o PT mas se o Paulo Eugenio for eleito agora, das Duas uma, ou o povo e burro demais ou as urnas tão “bichadas”.
    Mas na boa, votar em branco ou anular não ajuda…#ficaadica

    1. eu vou votar em qualquer um mas nao voto nesse safado do paulo eugenilo

  4. Olavo Cardolla disse:

    Gente. Está mais que na cara que esse prefeito do PT, Donisete Braga, e esse candidato Paulo Eugenio são vendidos ao poder do Baltazar, Ronan, Caruana e companhia.
    E isso não é opnião, mas é constatação de quem esteve muito tempo em Mauá.
    A Leblon precisava melhorar, mas era boa e trazia qualidade à população.
    Mas isso não é preocupação desse prefeito que consegue ser pior que o Leonel Damo.
    ônibus novo que a Suzantur vai trazer não muda sistema de transportes.
    Ônibus novos mal operados, vocês virão o que vai acontecer.
    Lamento por Mauá e por existirem administradores iguais esse prefeito.

  5. agora votem no donizete praga de novo nao adianta reclamar foi voces que escolheram, esse cara de bunda

  6. marcos disse:

    Voltou tudo como era antes , talvez um pouco pior…..

  7. CRISTINA disse:

    quero saber se nós usuários do transporte de Maua vamos continuar ficando mais de 50 minutos esperando a lixotur para chegar nos bairros. afff que ódio

  8. anthony disse:

    Safados tomara que um dia a leblon ganhe na jusyica ai esses f tao f de tanto eu falar verdade na pagina do face da suzzantur acabei sendo bloqueado lixo de mafia

  9. Cristiano disse:

    Anda no Sampaio Vidal linha 143,para ver o lixo que e o onibus ,uma grande falta de respeito Com nois moradores de Maua,o povo e tao cego que e capaz de eleger este lixo do donizete Praga.

  10. Cristiano disse:

    E tem mais a.integracao vai custar 5,50 .grande desconto .Mafia do inferno.

  11. esse prefeito safado vagabundo donizete junto com os 22 safados vereadores sao todos vendidos pro baltazar e o banco caruama e ronan os mafioso dos transporte do a b c ver o que acomteceu com o prefeito celso daniel nao deu em nada esse a vanesa damo ou o mateus prado vai voltar a leblon que o donizete nunca mais ganha eleiçao nen pra chefe de favela em maua so se tiver gente burra mesmo em maua pra votar no p t partido dos ladrao corrupito ninguem se sALVA

  12. marcelo disse:

    E a Suzantur pelo menos não teve a cara de pau de prefixar toda a frota começando com numero 13, como ocorre em Cubatão… usam a carroceria dos busões pra fazer propaganda politica

    1. so cei que 4 quatro anos passa logo e nas proximas eleiçao o mauaense que ama de verdade maua nunca mais votarar no pt falta pouco ele vai sair e esses lixos de onibus van sair junto com esse ladrao judas drogado p t nunca mais pelo o amor de deus

  13. JUBILEU disse:

    esse LIXO que chamamos de prefeito ta achando que o povo ta gostando dessa merda de suzantur kkkkkkk manda ele passar de manha na avenida itapark pra ver como fica os pontos e o povo ficando pra traz

Deixe uma resposta