Zona Sul de São Paulo recebe mais 600 metros de faixas para ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Zona Sul recebe mais 600 metros de faixas exclusivas para ônibus em trecho da Avenida Washington Luís por onde passam 344 mil passageiros por dia útil. Foto: Adamo Bazani.

Zona Sul de São Paulo recebe 600 metros de faixas para ônibus
Pelo trecho da Avenida Washington Luís que vai receber o espaço para transportes coletivos passam por dia 344 mil passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
A avenida Washington Luís, na zona Sul de São Paulo, recebe nesta segunda-feira, dia 1º de setembro 600 metros de faixas exclusivas para ônibus no trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Sabará e Avenida Vitor Manzini.
O espaço exclusivo para o transporte coletivo funciona à direita da avenida nos dois sentidos, de segunda à sexta-feira das seis horas da manhã às nove horas e das cinco horas da tarde às oito horas da noite.
Segundo a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego passam pelo trecho que recebe esta nova faixa para ônibus, 344 mil passageiros por dia útil, sendo 286 mil no sentido centro atendidos por 29 linhas e 58 mil no sentido bairro em quatro linhas de ônibus.
Com este novo trecho, a cidade passa a contar com 356 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus implantados desde janeiro de 2013. Antes, a cidade tinha 105 quilômetros, totalizando agora 461 quilômetros de faixas que privilegiam o transporte público.
Já em relação aos corredores, a cidade não avançou praticamente nada, tendo 123 quilômetros deste espaço que é considerado mais adequado para o transporte coletivo.
Os corredores permitem real separação dos ônibus em relação aos demais veículos, com menos interferências, o que possibilita mais velocidade ao transporte público e a colocação de ônibus com maior capacidade como modelos articulados e biarticulados. Os pontos e estações também podem ser acessíveis, mais espaçosos e protegerem melhor da chuva e sol.
Vale ressaltar que, com exceção do Expresso Tiradentes, que liga a Vila Prudente e Sacomã ao Terminal Mercado, na região central de São Paulo, uma pequena parte dos 123 quilômetros de corredores de ônibus são de fato BRT – Bus Rapid Transit ou ao menos corredores expressos. Uma boa parte se limita a ser faixas pintadas do lado esquerdo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em Zona Sul de São Paulo recebe mais 600 metros de faixas para ônibus

  1. alguem sabe a previsão de contratação dos concursados na SPTRANS em 2012?

  2. Olá!queria saber se não

    Date: Mon, 1 Sep 2014 08:25:59 +0000 To: gabrielenovais10@hotmail.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: