Pesquisa da CET comprova mais uma vez: o transporte individual é o senhor das ruas

onibus

Frota de carros em São Paulo só sobe e, de acordo com a própria CET, o transporte individual ainda é o grande senhor das ruas. Estadão

Número de carros chega a 80% da frota da cidade de São Paulo
Ônibus urbanos somam apenas 3% da frota , mas respondem por 30% das viagens
ADAMO BAZANI – CBN
Mais um dado oficial mostra que chega a ser ilógica a continuação de políticas que incentivam mais o transporte individual que o transporte público.
De acordo com a Pesquisa de Monitoração da Fluidez, da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, os carros particulares na cidade de São Paulo representaram 80% de toda a frota de mais de sete milhões de veículos em 2013. No anterior, este número foi de 78%.
Isto é, mesmo que em pequenas proporções, os carros particulares continuam aumentando na cidade.
Já a frota de motocicletas passou de 16% para 15% entre 2012 e 2013.
Os ônibus urbanos permaneceram apenas em 3% da frota. Apesar disso, os ônibus respondem por mais de 30% dos deslocamentos na cidade. Ou seja, uma pequena parcela de veículos atende uma grande parte das pessoas. Apesar disso, ainda são tímidas as ações em prol do transporte coletivo.
Os ônibus fretados, que também ajudam na mobilidade urbana, representam apenas 1% da frota.
Os caminhões, que já foram apontados como vilões nos congestionamentos, só respondem por 2% dos veículos em São Paulo.
A pesquisa analisou 220 quilômetros de vias na Capital Paulista.
Se forem levados em consideração apenas os horários de pico, a diferença entre a ocupação das vias proporcionada pelos carros particulares e pelo transporte público é gritante: 95% da frota circulante entre automóveis e motos na parte da manhã. Na parte da tarde, este número sobe para 96% de veículos de transporte individual.
Ainda de acordo com a pesquisa, as faixas exclusivas para ônibus trouxeram em 2013 ganhos de velocidade de até 45% para quem usa o transporte público.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Pesquisa da CET comprova mais uma vez: o transporte individual é o senhor das ruas

  1. Amigos, boa noitd.

    De novo essa pesquisa, isso e PREVISIVELLLLLL.

    Alem do buzao ser um produto ultrapassado, apertado e sujo, quem vai trocar, sendo que nao proporcionam tal condicao.

    Outro dia, fui usar um servico de van que ela para distante 5 quartriroes do terminal jabaquara porque, segundo informacoes, a CET nao deixar as vans irem ate o terminal jabaquara.

    Tentei dar minha contribuicao, mas a propria CET e a fiscalizadora nao contribuem para isso.

    Conclusao, no segundo dia vamos de carro, porque o transpote publico nao deixa quem presta umbom servico, operar, haja visto os lindos fretadoes.

    Ta estressado vai de fretado.

    Att,

    Paulo Gil

    • Sergio Santo André // 3 de setembro de 2014 às 20:34 // Responder

      Pois é Paulão, como vc diz, é PREVISIIIIIIIIVEEEEELLLLLLL !!!!! Ônibus lotados, sem conforto, motoristas estressados e sem paciência, não cumprem horário, tarifa cara, não existe fiscalização, a SP trans e outras fiscalizadoras não cumprem seu papel, vc reclama e não muda nada, baldeações sem fim que não ajudam em nada, o que se ganha nos corredores se perde nas transferências, então os maravilhosos empresários e políticos fazem aquela campanha, “vamos usar o transporte coletivo !!!!” Ah é ???? Na situação atual ???? Vai esperando….A frota de carros e motos tende só a aumentar !!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: