Cartão BOM Sênior para pessoas entre 60 e 64 anos só em 2015

ônibus

Ônibus intermunicipal. Cartão BOM Sênior só deve ser emitido em 2015 para passageiros com idades entre 60 e 64 anos. Até lá, empresas de ônibus e funcionários de terminais devem garantir o transporte gratuito mediante a apresentação de documentos oficiais com foto, como RG e Carteira Nacional de Habilitação. Foto: Adamo Bazani.

Cartão BOM Sênior só em 2015 para quem tem entre 60 e 64 anos
No entanto, passageiros nesta faixa etária podem usar os ônibus intermunicipais e os serviços do Corredor Metropolitano ABD com a apresentação do RG ou da CNH
ADAMO BAZANI – CBN
O Cartão BOM Sênior para passageiros com idade entre 60 e 64 anos só deve começar a ser emitido a partir de 2015.
Mesmo assim, de acordo com lei regulamentada pelo Governo do Estado de São Paulo em 02 de julho, o passageiro que está nesta faixa de idade, independentemente de ser homem ou mulher, deve ser transportado de graça nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e nos ônibus e trólebus do Corredor Metropolitano ABD, gerenciados pela EMTU, e operados pela Metra.
A informação é do próprio secretário de estado dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A gratuidade para passageiros idosos nos ônibus metropolitanos tem provocado confusão entre os usuários e os funcionários das empresas de transportes a começar pelas diferentes versões que o próprio governo do estado anuncia e depois muda.
Em 02 de julho, quando o governador Alckmin regulamentou a lei aprovada no ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que a Promobom Autopass S.A., empresa responsável pela emissão e administração do BOM, começaria a receber os cadastramentos dos passageiros no dia 07 de julho.
Até hoje isso não ocorreu. A alegação inicial da Promobom, que pertence a empresários de ônibus, e do Governo do Estado, era de que problemas técnicos impedia a emissão dos cartões para quem tem entre 60 e 64 anos. Os cartões para passageiros com 65 anos ou mais continuam sendo feitos normalmente. A previsão era de que neste ano, estes problemas técnicos seriam resolvidos.
Mas agora a versão é outra. Segundo o secretário Jurandir Fernandes, a emissão não ocorre por causa das eleições. Ele alega que houve um “descompasso” na promulgação da lei da gratuidade e que a lei eleitoral não permite que benefícios deste tipo sejam colocados no sistema de transportes em ano de eleição.
Especialistas em direito eleitoral dizem que a informação de Jurandir Fernandes é contraditória e que a emissão dos cartões atende a uma lei aprovada antes do período das eleições.
MESMO SEM CARTÃO BOM, PASSAGEIRO DEVE SER TRANSPORTADO GRATUITAMENTE:
Devido à confusão e aos supostos problemas técnicos, entre 07 de julho e agora, as empresas de ônibus, em sua maioria, continuavam cobrando passagens de quem por lei não teria mais obrigação de pagar.
Agora, a orientação é para que os motoristas, cobradores e agentes dos terminais que ficam nas catracas permitam o acesso gratuito ao transporte apenas com a apresentação de um documento original e oficial com foto e data de nascimento, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
Jurandir Fernandes diz que as empresas que não aceitarem devem ser denunciadas e vão ser multadas.
O passageiro deve denunciar a companhia de ônibus.
O telefone da EMTU é: 0800 724 05 55. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 7 horas às 19 horas.
O passageiro deve informar os seguintes dados:
– Número do ônibus ou local da catraca do terminal que foi negado o embarque.
– Nome da empresa de ônibus.
– Linha Utilizada
– Sentido da Viagem
– Horário da negativa do transporte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

22 comentários em Cartão BOM Sênior para pessoas entre 60 e 64 anos só em 2015

  1. jose nascimento filho // 24 de agosto de 2014 às 21:44 // Responder

    Aduas semanas tive que comprar passagem do terminal Diadema para Santo André por que a senhora que fica na catraca não autorizou o meu Embarque no terminal nem mostrando a RG.

    • José, se caso isso ocorrer novamente, faça os procedimentos descritos no texto e registre queixa. Não sabemos se realmente vai haver punição como a EMTU prometeu, mas é importante registrar a reclamação com os dados dispostos na matéria.

    • José Nascimento Filho, boa noite.

      Com certeza, não foi a “senhora” que não autorizou o seu embarque, foi a empresa para a qual essa “senhora” trabalha que deu a ordem para ela, de como proceder nos casos de embarque como o seu.

      E o pior de tudo, é que a “gestora” nada faz, para coibir tais abusos.

      Att,

      Paulo Gil

  2. Amigos, boa noite

    Segundo o IBGE, a população brasileira de idosos será crescente daqui pra frente.

    Portanto isso é o início da tarifa zero.

    Considerando-se que no momento não precisa apresentar o cartão porque não conseguem emiti-lo e com o início da tarifa zero, podem esquecer esses cartões pois além de desnecessários já fazem parte do passado.

    Mais uma PREVISÍVELLLLLLLLLLLLLLL.

    Será que nunca vão fazer nada em cima do lance, só depois ?????

    Depois, já era…

    Att,

    Paulo Gil

  3. Helio Jacinto Pereira // 24 de agosto de 2014 às 22:33 // Responder

    Uma Lei aprovada em Outubro de 2013 e que só passara a valer de fato em 2015. Lamentavel e inaceitavel as explicações deste inutil Secretário de transportes do gov Alckmin. Ora se é possivel fornecer este Cartão pra pessoas com mais de 65 anos,o que impede que seja fornecido para pessoas com mais de 60 anos ? Acho que é por esta e outras que o Gov Alckmin sentiu uma “forte dor de Barriga” e foi se internar no INCOR,com isto fugindo do Debate na Televisão.

  4. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) // 25 de agosto de 2014 às 10:51 // Responder

    Internautas, Bom dia!

    Deixar isso de lado para que venha entrar em vigor oficialmente só mais tarde, pra mim isso é só apelo voto aos idosos induzindo a isso, para não ser humilhado pelos pessimos profissinais. Se a lei já esta em vigor há anos. Enquanto isso a alienação por parte de alguns continua.

    Porquê Alegar que os Empresários de Empresas de Ônibus, sendo que TRANSPORTE É UM DIREITO DOS CIDADÃOS, E DEVER DO ESTADO?!?!? Eu não acredito nessa alegação deste Fanfarrão do Jurandir, ele e o Governador teriam que rever o repasse a cada uma das Empresas ou Consórcios que operam na RMSP entre outras Regiões

  5. A EMTU, deveria avisar as empresas para repassarem a seus funcionários, sobre o cartão BOM para 60 a 64 anos, que só sairá em 2015 e que aceitassem o documento de identidade, colocar a matéria no Jornal do Ônibus.

  6. Elenilza Feitosa Alves // 8 de novembro de 2014 às 13:11 // Responder

    Eu tenho quase 62 anos. Apanhei um ônibus intermunicipal (BOM) em Guarulhos-SP e sentei-me na frente. Quando apresentei o RG o motorista me disse que essa lei não estava vigorando pois ele não tinha sido avisado pela empresa. Portanto da próxima vez eu pagaria passagem. Fiquei super envergonhada diante dos demais passageiros. Eu me senti como se eu estivesse migalhando um grande favor. O que é isso? Trabalhei por 34 anos e ainda tenho que passar vexames? Publicam algo e na hora de assumirem o que publicam somos expostos ao ridículo.

  7. isso é uma vergonha aqui em são caetano os motoristas não aceitam , tem que pagar passagem eles alegam que tem que ter 65 anos e aí governador o que o sr diz sobre isso?

  8. Escreva o seu comentário aqui…

  9. A Adm. do Cartão Bom, só é “bom” para encher minha cx. de email com propaganda do tal BOM+ (cartão de débito) mas para informar quando estará disponivel o Cartão Senior sequer mandam uma linha. Está assim: cobram a passagem de um, não cobram de outro e assim vão adiando a implantação e enchendo o bolso. Mas para esse tal de Bom+ foi rapidinho e largamente informado.

  10. Eu quero saber quando está lei fajuta vai funcionar Sr governador? Maria da Conceição dos Santos,só tenho 75 anos e quero meu Cartão Bom Senior.

    • A lei já está em vigor. As empresas têm de aceitar a apresentação do RG para fazer o embarque gratuito. A empresa que se negar deve ser denunciada a EMTU. A Promobom Autopass não deu previsão para a emissão do BOM Senior

  11. Desde ontem, 19/01/2015, já é possível fazer o cadastramento para o cartão BOM Sênior 60 a 64 anos. Informações: https://www.cartaobom.net/avisos.aspx?pag=&aviso=1341

  12. Mirian Floriano Ferreira // 24 de Janeiro de 2015 às 16:37 // Responder

    Hoje, 24 de janeiro de 2015, fiz sinal com a CNH original em mão para o ônibus São Caetano Matarazzo, entrei pela porta do meio que o motorista abriu para uma passageira descer, o cobrador pediu o documento e disse que não era válido, o motorista perguntou minha idade, eu respondi 64 e daí fui muito humilhada durante muito tempo, tomei o ônibus no centro de Santo André e até quase meu destino, Santa Terezinha ele não parou de dizer coisas desagradáveis em altos brados para que todos ouvissem. Eu não paguei mas taria sido melhor pagar a ser tão humilhada.
    Cada vez mais eu tenho vergonha de viver neste país onde a falta de respeito pelo ser humano HONESTO, é uma constante.
    E se alguém me perguntar porque não vou para outro país já que tenho vergonha deste já vou responder, porque não condições financeiras para isso e noutros países o respeito é pelas pessoas que nascem lá, enquanto que no Brasil se respeita quem vem de outros países e principalmente bandido para os quais foi feita a lei dos direitos humanos.

  13. onde solicitar o cartáo de idoso em santo andre?

    • NA AESA, que fica ao lado do Shopping, na Avenida Industrial. – isso para o sistema municipal. O BOM, que é intermunicipal, tem de ser na loja da Rua Jurubatuba, 1.134, Centro

      São Bernardo do Campo – SP.
      Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 9h às 16h30.
      Aos sábados das 9h às 12h.

  14. Miriam Marcelino Nepomuceno // 16 de Fevereiro de 2016 às 20:29 // Responder

    Tenho o cartão ,em são Paulo,moro da divisa de osasco!com que idade se tira o bom ,para os ônibus da Urubupungá? Intermunicipal!

  15. Moro em Embu das Artes.Tenho 64 anos. Com qual idade e onde posso tirar o cartão bom metropolitano sênior?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: