EM PRIMEIRA MÃO: Mil ônibus queimados no Brasil em 10 anos

ônibus queimados

Ônibus queimados. De acordo com a NTU, mais de mil veículos foram destruídos no Brasil nos últimos dez anos. Deste total, 470 somente até a primeira quinzena de agosto. São Paulo é a cidade com maior número de casos, mas foi no Rio onde houve mais vítimas. Foto:Nivaldo Lima/SP AGORA – http://spagora.com.br/)

Em 10 anos, mais de mil ônibus foram queimados em todo o País
Quase metade deste total foi até agosto deste ano, com 470 veículos destruídos. São Paulo é a cidade com o maior número de casos, mas foi no Rio onde houve mais vítimas
ADAMO BAZANI – CBN
Levantamento realizado pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, obtido pelo Blog Ponto de Ônibus, com base em boletins de ocorrência, dados da imprensa e das companhias de transporte, revela que em menos de dez anos, de janeiro de 2004 até a primeira quinzena de agosto deste ano, 1.008 ônibus foram destruídos em incêndios causados por ataques no País.
Quase metade deste total corresponde ao ano de 2014, com 470 veículos incendiados. Isso significa prejuízos de R$ 500 milhões somente entre janeiro e agosto deste ano, incluindo troca de ônibus e outros gastos, como reparos, guinchamento, descarte regular de peças, por exemplo.
Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, dia 21 de agosto de 2014 e divulgados à reportagem do Blog Ponto de Ônibus.
No acumulado dos dez anos incompletos, a cidade que mais registrou ataques a ônibus foi São Paulo. Segundo o levantamento da entidade, foram 289 veículos, sendo 118 somente até a primeira quinzena de agosto.
No entanto, de acordo com os dados da NTU, foi no Rio de Janeiro a maior quantidade de vítimas. Entre 2004 e até a metade de agosto, foram destruídos 239 ônibus. Houve 26 vítimas, das quais nove morreram.
Os dados da NTU levam em consideração as ocorrências registradas em 67 cidades de diferentes regiões do País.
Os motivos para os ataques são os mais variados, mas em grande parte dos casos de acordo com investigações policiais e de ministérios públicos, há a ordem do crime organizado em determinados estados como demonstração de força contra o estado ou de criminosos locais que se rebelam contra ações policiais.
Neste link abaixo você confere a planilha cedida pela NTU a pedido da reportagem:

Onibus-Queimados-NTU-Adamo_Bazani

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

10 comentários em EM PRIMEIRA MÃO: Mil ônibus queimados no Brasil em 10 anos

  1. Impressionates estes dados. Parabéns Adamo pela matéria.
    Tudo isso se chama impunidade. Enquanto tratarem esses caras que colocam fogo em ônibus como vítimas da sociedade, isso vai continuar.
    São bandidos e bandidos tem que sererm presos

  2. Adolfo Serimionne // 21 de agosto de 2014 às 21:22 // Responder

    Eu estava procurando dados assim hojhe, não sabia que era tanto assim.
    Vivemos insegurança total. E quem depois vai repor tosos este ônibus.
    Nós que pagamos.
    Triste

  3. Moro na zona sul de São Paulo isso aconteçe aqui direto
    volto de noite do serviso e tenho medo

  4. Amigos, boa noite.

    Agora falta fazer uma materia com os responsaveis pela seguranca, para listarmos quais as providencias que NAO foram tomads.

    Afinal se atingimos essa marca e porque nada foi feito.

    Que falta que faz a FAZEDORIA.

    Att,

    Paulo Gil

    • Concordo Paulo. Com a palavra as autoridades de segurança.
      Queimar ônibus nunca foi e nunca será problema social. Não é pobreza que queima ônibus, não é exclusão social que queima ônibus, não é falta de saúde que queima ônibus e nem falta de educação que queima ônibus. É bandido mesmo.Se quem queimou seguiu uma ordem do bandido para continuar na comunidade, também cometeu um crime e a questão é de segurança.
      Tambem reforço os parabéns ao Adamo e ao Blog por sair na frente com essa.
      Amanhã ou depois talvez veremos nos jornais

  5. Gracimar, se fosse o pobre trabalhador que queimasse ônibus já estariam todos presos, mas a policia sabe que quem queima ônibus e bandido ou o crime organizado ai eles pegam leve porque eles tem medoooooooooooooo, eu tenho uma opinião que esta queima total e resposta do crime organizado aos nosso governantes, a nossa policia não e novidade e preguiçosa e desorganizada, ou e a policia mais incompetente do mundo. mais de 1000 ônibus e ninguem paga por isso, entao e o que?

  6. Revoltante. No Rio teve mortes. Os DIREITOS HUMANOS deram ajuda a estes passageiros, motoristas e cobradores?

  7. numero revoltante brasil o palhaço aqui é vc
    enquanto isso dilma haddad e alckmin não estão nem aí
    só estão atrás dos votos dos trouxas
    e os direitos humanos de merd4 só protege bandido

  8. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) // 22 de agosto de 2014 às 18:32 // Responder

    Por isso que; eu concordo com o Ex-Governador do Estado de São Paulo Luiz Fleury Fllho;
    #bandidobomebandidomorto agora que começou a ladainha do horário politico até agora, nenhum dos Nossos Candidatos a Previdencia não falou nada a respeito disso.

    Como foi mencionado antes tem botar a Rota aqui em São Paulo, Inclusive capacitar os policiais pra que eles não saiam atirando em gente inocente; incluindo essa palhaçada de Direito dos MANOS

    • Ewerton, boa noite.

      Com certeza foi uma falha de digitação, mas no final deu certíssimo.

      No seu comentário você disse

      “Nossos Candidatos a Previdencia” (sic)

      Realmente só temos candidatos à Previdência e além de tudo ESPECIAL; o dia que tivermos de fato um candidato à Presidência, ai sim o Brasil seguirá pra frente.

      Como eu assisti num filme uma vez:

      “SE ESTIVER NO COMANDO; COMANDE”

      Att,

      Paulo Gil

1 Trackback / Pingback

  1. Les embarras de São Paulo | Braises

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: