Vagão Rosa é vetado pelo Governo do Estado de São Paulo

vagão rosa

Após diversos protestos de movimentos feministas e em redes sociais, Alckmin veta criação do vagão rosa, exclusivo para mulheres na CPTM e no Metrô. Foto: Alice Vergueiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Vagão Rosa é vetado pelo Governo de São Paulo
Ativistas feministas fizeram protesto e alegavam que medida não seria solução para coibir o assédio sexual no transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou nesta terça-feira, dia 12 de agosto de 2014, a criação do chamado “vagão rosa”.
O projeto do deputado estadual Jorge Caruso tinha sido aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em julho e consistia na separação de um carro das composições da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô de São Paulo exclusivo para mulheres nos horários de pico. Adolescentes e crianças independentemente do sexo, desde que na companhia de mulheres, poderiam usar os espaços.
O ato do governador se deu depois de manifestações de movimentos feministas e grupos sociais que alegavam que a segregação não coibiria os casos de assédio e abuso sexual no transporte metroferroviário.
Estes grupos defendem outras medidas, como campanhas de conscientização entre os passageiros e intensificação da segurança.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

12 comentários em Vagão Rosa é vetado pelo Governo do Estado de São Paulo

  1. PARDAL REVOLTADO E SILVA // 12 de agosto de 2014 às 21:24 // Responder

    Ainda bem que houve bom senso dos técnicos do Metrô, aliás excelentes fotos caro Adamo Bazani, abraços.

  2. Amigos, boa noite.

    Essa historia e mais velha do que andar pra frente, uma falecida tia minha (que Deus a te ha), e tantas outras senhouras e mocoilas ja viviam esse problema quando do uso da saudosa e primorosa Estrada de Ferro Sorocabana – EFS.

    Porem, so com uma diferenca.

    As mulheres da epoca ja tinham uma solucao tecnologica para isso, e bem simples.

    Elas andava munidas de uma simples agulha.

    Pronto, problema resolvido.

    Sem nenhuma gota de tinta rosa.

    Att

    Paulo Gil

  3. Se tal projeto fosse aprovado certamente abriria uma JANELA enorme para outras leis mais bizarras aindas e outras típicas de PT como vagões e ônibus exclusivos para índios, negros, idosos, isso e aquilo! Um absurdo, o nome diz tudo TRANSPORTE PÚBLICO ! Já basta essas cotas nas universidades! Melhorar o ensino não querem para garantir acesso à todos! A palavra Omnibus no latim significa Para Todos e SE o partido da estrela se inspirasse nessa palavra e tivesse como meta governar para todos, hoje após 12 anos, o Brasil seria uma das cinco potências mundiais!

  4. Marcos Nascimento, bom dia.

    Parabens, sabias palavras.

    O que eu mais gosto do buzao e justamente o significado dapalavra PARA TODOS; e como eu sempre digo no buzao a vida acontece.

    Mas tem uma lei que deve ser criada e que nao e bizarra.

    Todo aviao que decola de Brasilia lotado de politicos, tem obrigatoriamente de ser pilotados por KAMIKAZES.

    BANZAI !

    Att,

    Paulo Gil

  5. Sergio Santo André // 13 de agosto de 2014 às 12:55 // Responder

    O amigo Paulo e seus comentários são uma festa !!!! Agora com relação ao problema, preciso discordar dos colegas, em partes…Tudo bem que talvez essa não seja a solução, mas prá agora, não vejo outra alternativa. Campanhas ???? Se resolvessem, já estaríamos livres dessa “praga”. Agulhadas, como disse o amigo Paulo, só na época da Sorocabana mesmo. Esse ato pode acabar descambando para mais violência ainda. Infelizmente o pensamento machista ainda persiste e forte com relação ao assédio. Mais segurança, mas prá colocar aonde ??? Os vagões já não cabem nem mesmo uma mosca a mais !!!! As “moçoilas” da foto talvez nem mesmo saibam qual seria a solução. Sim, concordo que o transporte deva melhorar, como por exemplo, o aumento de carros nas composições da linha 10 turquesa, a qual uso diariamente, e não sei porque que cargas d’água, além de não receber composições novas como todas as outra linhas recebem, tem apenas seis carros !?!?!?!?!?!? Por esse ponto de vista não consigo ver outra alternativa se não concordar com o projeto apresentado, mas….Estamos em uma democracia não é ????? Estamos mesmo ????? Abraços a todos.

    • Sergio Santo André, boa noite.

      Obrigado pelo elogio, a vida é muito boa e devemos fazer dela uma festa mesmo, incluindo os meus comentário, pois fazem cada “atrapalhada” que não tem como fazer um comentário menos festivo.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Olha, quando o meu tio trabalhava na Sorocabana/Fepasa, disseram que não dava para colocar 10 carros franceses nem fazer os horários dos 10 carros franceses, na linha Itapevi – Julio Prestes (Diamante), mas apesar de não ser engenheiro ele com sua sabedoria nata, fez que fez até colocar os 10 carros franceses rodando numa boa.

      E não é que deu mesmo.

      Talvez seja o mesmo problema, pena que meu tio já está num plano mais elevado, senão com certeza ele te dava uma força.

      E continua rolando a Festa, como já dizia o nosso querido Tim Maia.

      Abçs,

      Paulo Gil

  6. Amigos
    Não sei se tem fundamento, porém, dizem que nas linhas da CPTM estão distribuindo apitos para as mulheres, que ao serem molestadas fazem barulho chamando a atenção geral e principalmente da segurança. Talvez seja uma solução.
    abrs

    • Jair, boa noite.

      Isso dá samba…

      Com a criatividade do brasileiro, já pensou se cada passageiro levar o seu apito e todo mundo resolver fazer uma apitaço ?

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      A Julio Prestes será a maior delegacia do planeta.

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Att,

      Paulo Gil

      • Paulo Gil
        Tens razão. Não pensei na criatividade irresponsavel dos nossos irmãos quando soube do apito, porém, achei que seria uma forma pacifica de resolver a falta de educação de alguns. Doce ilusão a minha.
        abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: