Sem grandes novidades, Teresina anuncia vencedoras de licitação

ônibus

Prefeitura anuncia as 13 empresas vencedoras da licitação de Teresina. Não houve mudanças significativas em relação às operadoras.

Prefeitura de Teresina anuncia vencedoras da licitação dos transportes coletivos
Empresas já atuam no sistema. Poder público diz que mesmo assim vai exigir mudanças na prestação de serviços
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Teresina, no Piauí, anunciou nesta segunda-feira, dia 04 de agosto de 2014, o resultado da licitação dos transportes públicos.
Em relação às operadoras que já atuavam no sistema não houve grandes novidades.
Mesmo assim, o poder público promete que vai haver alterações nos serviços prestados.
A cidade vai ter oito terminais de integração e a prefeitura vai exigir renovação da frota, inclusive com a colocação de veículos maiores.
Ainda será elaborado o contrato de operação com as 13 empresas vencedoras, mas entre as exigências estará a colocação de 10% da frota com ar condicionado logo no início das operações.
O sistema será dividido em quatro lotes:
Lote 1: Zona Norte
Consórcio Poty: Viação Piauense, Envipi, Teresinense

Lote 2: Zona Leste
Consórcio Urbanos: Cidade Verde, Asa Branca, Santana e São Cristóvão

Lote 3: Zona Sudeste
Consórcio Teresina : Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz e Transportes Teresina
Lote 4: Zona Sul
Transcol Transportes Coletivos
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Sem grandes novidades, Teresina anuncia vencedoras de licitação

  1. Alguém sabe dizer se a ZONA SUL é a menor em população e em área da cidade de Teresina? A empresa TRANSCOL de prefixo 09.000 e que ilustra essa reportagem ganhou sozinha e sem participar desses malditos consórcios.
    Alguém sabe dizer porquê esses malditos consórcios também foram implantados nas outras 3 zonas ?
    NÃO FAZ SENTIDO numa cidade do porte de TERESINA aliás, NÃO FAZ sentido em cidade alguma do Brasil.
    O MELHOR MODELO é o contrato EMPRESA POR EMPRESA e não CONSÓRCIO POR CONSÓRCIO e quem inventou isso no Brasil prá quem não sabe foi o PT no ano de 1998 na cidade de Porto Alegre. Depois, o ninho tucano COPIOU isso e implantou essa porcaria no sistema METROPOLITANO (ônibus azulões) das 5 regiões metropolitanas de SP em 2006 ou seja no Estado inteiro onde existam ônibus do tipo METROPOLITANO ! É um modelo perverso que tira a autonomia das empresas que respondem à uma empresa LÍDER de cada consórcio. Como exemplo cito o consórcio Trans Carioca no RIO na qual a empresa LÍDER chama-se AUTO VIAÇÃO REDENTOR.
    ABSURDO dos absurdos é o modelo de consórcio adotado no Brasil em 1998 só em Porto Alegre e depois em outros governos do PT aplicados a partir de 2003.
    O ninho tucano só adotou o consórcio em 2006 copiando do de SÃO PAULO que implantou essa vergonha em janeiro de 2003 na qual a ex prefeita perua Martaxa tirou as empresas do grupo Constantino, Baltazar e Ronan (cerca de 3.000 ônibus) para colocar no lugar quase 6.000 peruas (vans e microônibus) de cooperativas (hoje 4 ou 5 delas envolvidas com o crime segundo o MP) No início (e lembro bem disso, o INTERLIGADO sistema local tinha em sua maioria vans e micros que ao longo dos anos foram substituidos por micros & micrões e alguns ônibus.) E agora ? Que prefeito de saco roxo vai ter CORAGEM de tirar as COOPERATIVAS da cidade de São Paulo ???

  2. O Ministério Público Federal deveria investigar grande parte dessas licitações de Transporte Urbano do país. O favorecimento das atuais operadoras é gritante na maioria delas.

  3. Marcos a Zona Sul é a maior de Teresina. E a Transcol só ganhou porque é a maior empresa da capital, no edital de licitação a frota exigida para essa zona é 129 ônibus sendo que a Transcol tem na faixa de 140 ônibus mais muitos velhos, mas ela já tá comprando novos ônibus e renovando a frota. Ela é a única capaz de suportar uma zona inteira já outras não têm condições só se unindo em consórcio pra conseguir o que é exigido.

  4. Na prática, a zona sul ficou totalmente prejudicada. Os ônibus da Transcol são velhos,não cumprem os horários, interligaram vários bairros para a mesma linha e não colocaram onibus suficientes para a demanda de passageiros, os ônibus só andam lotados e os bairros que não tem linha própria, nos horários de pico, ficam sem condições de pegar a condução por conta da lotação. Isso sem falar no total despreparo dos motoristas e cobradores, mal educados, tratam os usuários com muita ignorância e colocam o som do veículo na maior altura e sem sintonia. Um total desrespeito pela população que paga caro pelo serviço.

  5. se voce quer saber os motoristas trabalham mais 7 diretas sem intervalo ,sao obrigados a cumprir horarios nao da pra ficar de papo com passageiros que deveriam aprender os destinos dos seus onibus

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