São Caetano do Sul terá aplicativo de celular para deficientes visuais nos ônibus

ônibus

Ônibus em São Caetano do Sul. Depois de aplicativo que informa a previsão de passagem de ônibus pelo ponto em tempo real, cidade terá aplicativo de celulares com mensagem de voz que trazem informações também on line sobre os serviços de transportes operados pela empresa Vipe – Viação Padre Eustáquio. Foto: Adamo Bazani.

São Caetano do Sul terá aplicativo para ajudar deficientes visuais no uso de ônibus
Pelo celular ou tablet, sistema informa chegada dos coletivos e dados das linhas e horários por mensagem de voz
ADAMO BAZANI – CBN
Depois da implantação de um aplicativo para celulares que informa em tempo real a previsão para os ônibus chegarem aos pontos, São Caetano do Sul terá mais um serviço que liga transporte público e tecnologia móvel, desta vez com objetivo de promover a acessibilidade.
Nesta quarta-feira, dia 16 de julho de 2014, a empresa Cittati e a prefeitura de São Caetano apresentam um aplicativo destinado para cegos ou pessoas com limitações visuais.
A ferramenta pode ser usada em celulares smartphones e tablets com plataformas Android e IOS.
Por mensagem de voz, o aplicativo informa para os passageiros dados como a localização dos pontos de ônibus, linhas, horários e a previsão exata de quando o veículo deve passar na parada.
O serviço será chamado CittaBus Acessibilidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.
A empresa de tecnologia Cittati desde junho deste ano, em conjunto com a prefeitura, oferece o sistema CittaBus.
Chamado pela prefeitura de “Ônibus em Ponto”, o serviço está disponível para Android (a partir do 2.3), e iOS (iPhone e iPad), no caso de aparelhos móveis.
Mas os dados também podem ser consultados pelo uso de computadores, como é o caso do Mapa de Previsão, e ser exibidos em painéis.
De acordo com a empresa, a vantagem do sistema, presente em 100 por cento da frota da Vipe – Viação Padre Eustáquio, única operadora dos serviços de transportes da cidade, é que pelo sistema de GPS nos veículos não é dada uma estimativa de passagem do ônibus pelas tabelas de horários e sim a informação exata de onde o veículo está e, portanto, do tempo que o passageiro vai esperar no ponto.
A Cittati também oferece serviços semelhantes em Rio Branco (Acre), Colatina (Espírito Santo), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Santa Rita (Paraíba) e Recife (Pernambuco).
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em São Caetano do Sul terá aplicativo de celular para deficientes visuais nos ônibus

  1. Joseval Silveira // 16 de julho de 2014 às 09:20 // Responder

    Parabéns à Vipe, a esta empresa Citta que fiquei conhecendo pelo Blog e à prefeitura de São Caetano. É dessas iniciativas que precisamos.

  2. Bom dia a todos!

    Parabéns à VIPE, pela iniciativa!

    Ádamo, você esqueceu de mencionar, que em Diadema, as empresas Benfica e Mobibrasil também utilizam o sistema de monitoramento pela Cittati e, assim como São Caetano do Sul, o usuário pode acompanhar as previsões de chegadas dos veículos nos pontos, através do mesmo aplicativo.

    Porém, em Diadema, quem realmente opera o sistema de forma eficaz, é a Benfica.

    Infelizmente, a Mobibrasil deixa muito a desejar na atualização dos dados, colocando pontos no mapa, onde não passam suas linhas e não controlando a tabela horária.

    Um exemplo que visualizei ontem, foi na linha 26DP da Mobibrasil, onde indicava que um veículo passaria no ponto às 20:44, o próximo às 20:48 e o seguinte às 21:29… Que diferença, não acham? E mais, depois das 21:29, o próximo passaria às 21:38 e depois às 22:20!

    Já no caso da Benfica, visualizei a linha 32D e pude perceber que há um controle melhor quanto aos intervalos, tendo um veículo às 20:46, outro às 21:00, o próximo às 21:13 e assim por diante.

    Sobre as diferenças de intervalo, compreendo que fatores adversos como trânsito, quebras, enchentes, podem influenciar, e que em certos períodos o tempo de espera pode aumentar de acordo com a demanda, horários diferenciados no entrepico, mas este descontrole da Mobibrasil é constante, inclusive no rush.

    Peço perdão se estendi demais o assunto, mas quis levantar as diferenças da operação do Gerenciamento do Cittabus, por parte das empresas de Diadema, primeiro município a implantar o sistema no ABC, até mesmo para que os profissionais das áreas que acompanham este canal do Especialista Ádamo, tenham ciência do que está ocorrendo.

    Obrigado!

    Gerson Carvalho
    Administrador de Empresas e Bancário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: